Assista às entrevistas de experts do mercado ao Giro Business Agro

O uso de biocombustíveis como o etanol e o biogás de cana-de-açúcar tem sido apontado por especialistas do setor energético como uma das principais oportunidades para a produção de energia sustentável. “Buscamos aperfeiçoar a produtividade de biogás e queremos substituir o diesel em toda a nossa frota”, afirma Gustavo Segantini, Diretor Comercial do Grupo Tereos, um dos líderes na produção de açúcar e etanol no Brasil, ao programa Giro Business Agro.

De acordo com estudo do World Wildlife Fund (WWF), os biocombustíveis podem suprir 72% da demanda brasileira por energia até 2030 só com a otimização e recuperação de áreas de pastagens hoje degradadas para a produção de cana-de-açúcar. Assim, não é necessário expandir a cultura para terras utilizadas na produção de alimentos.

Descarbonização: investimentos para energia limpa

Outra iniciativa de destaque da Tereos na safra de 2022 foi a instalação da primeira planta de biogás em Olímpia (SP). A planta já gera biogás a partir da vinhaça (um composto decorrente do processo de transformação da cana em álcool) e a empresa tem investido em pesquisa e desenvolvimento para avançar no caminho da descarbonização da economia.

“Buscamos desenvolver tecnologias que gerem melhor mapeamento e maior previsibilidade climática para superar estes desafios e incrementar a produção de energia limpa e renovável”, explica Segantini. Assista à entrevista completa na galeria acima. O Giro Business Agro conta com o apoio da Serasa Experian e é exibido nos canais Agro Mais e Terra Viva.

Etanol: matriz energética sustentável

Conheça alguns dados sobre a eficiência energética e o potencial de produção sustentável do etanol de cana-de-açúcar:

  • O etanol de cana-de-açúcar reduz, em média, 89% da emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa na comparação com a gasolina
  • O Brasil é o segundo maior produtor mundial de etanol. Os Estados Unidos lideram o ranking.
  • Nos últimos 20 anos, o manejo sustentável na lavoura de cana-de-açúcar removeu 196 milhões de toneladas de C02 da atmosfera

Fontes: Embrapa, Unicamp

 

Descubra como estamos apoiando produtores e investidores do agronegócio a prever riscos, avaliar o status socioambiental de produtores e propriedades rurais, monitorar safras e fazer estudos de mercado com soluções para colher melhores resultados em toda a jornada de negócios.

Saiba mais