Saiba como apoiamos os cafeicultores brasileiros na negociação de contratos futuros e no acesso a crédito

A Serasa Experian e o Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé) estabeleceram parceria para desenvolver uma solução que vai facilitar o acesso a crédito e as negociações entre produtores, financiadores e compradores com transparência, menos riscos e maior previsibilidade.

A solução utiliza a expertise da Serasa Experian em ciência de dados para oferecer proteções adicionais aos contratos futuros de café. Os compradores poderão saber, por exemplo, se um produtor vendeu mais do que sua capacidade de produção ou de oferta, diminuindo assim o risco nos negócios. As informações que serão utilizadas pertencem aos associados do Cecafé, que representam 70% do mercado cafeicultor brasileiro.

Os traders precisam ter uma visibilidade melhor da reputação e dos riscos contratuais e de produção de seus fornecedores. Por isso queremos ser o principal parceiro a trazer dados para facilitar o acesso a crédito e novos negócios no mercado futuro.

Marcelo PimentaDiretor do DataLab e responsável pelas ações voltadas ao Agronegócio da Serasa Experian

Ao negociar o produto no mercado nacional ou internacional, é comum o uso de contratos futuros. São acordos de compra ou venda em que se negocia, na data presente, o valor da saca com data de vencimento futura.

Conheça alguns ingredientes do mercado de cafe:

 

0 %
É o percentual do mercado global de café pelo qual o Brasil responde.
É o percentual do mercado global de café pelo qual o Brasil responde.
0
Milhões de sacas. Foi a safra nacional do grão em 2020.

 

Funcionam assim:

  • Para garantir que a saca da próxima safra seja vendida por um determinado valor, o cafeicultor faz a compra de uma opção de venda no mercado futuro no valor estabelecido na data da operação.
  • Caso o grão desvalorize e o seu valor de mercado seja reduzido, quem produz ainda garante boa rentabilidade por conta da trava realizada no contrato futuro.
  • Há ainda as operações de barter, em que a produção pode ser trocada por insumos ou maquinários.

E para que tanto quem produz quanto quem financia ou compra a safra de café tome as melhores decisões de negócios, é preciso contar com informações e análises robustas. Com o acordo, a Serasa Experian e o Cecafé buscam reduzir a assimetria de informações e dar mais segurança na oferta e na tomada de crédito.

Mais transparência, mais acesso a crédito

Com a solução desenvolvida pela Serasa Experian, vai ser possível monitorar as entregas de café e o cumprimento das obrigações firmadas em acordos anteriores pelos produtores. A plataforma cumpre com as legislações vigentes de proteção de dados, de defesa da concorrência e de proteção ao crédito.

A iniciativa deve trazer maior equilíbrio à saúde financeira do mercado e de seus atores, da produção ao comércio. Com vendedores e compradores honrando os seus compromissos, cria-se um cenário positivo e proativo que possibilita que os produtores permaneçam realizando barter – troca de café por insumos ou maquinários – e tendo acesso aos créditos diversos, como os do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) e das demais linhas de financiamento, inclusive de forma antecipada.