Assista às entrevistas de experts do mercado ao Giro Business Agro

Quarto maior exportador de produtos agropecuários do mundo, o Brasil deve registrar um crescimento de 8% no panorama internacional do setor em 2023, de acordo com previsões do Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Ibre). Entre os destaques devem estar as iniciativas de crédito para produção sustentável alinhada a metas ESG.

“Não poderíamos deixar de ser protagonistas no cenário de ESG. Trouxemos inteligência analítica para toda a cadeia produtiva do agro, com soluções que atendem à dimensão de sustentabilidade desde a expansão de carteira, passando pela originação de crédito e indo até o monitoramento de riscos e garantias”, explica Daniela Aveiro, Diretora de Operações Agro da Serasa Experian, em entrevista ao programa Giro Business Agro sobre a atuação da empresa no segmento.

Score ESG: benefícios para toda a cadeia produtiva

No âmbito interno, as estimativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apontam que a produção agrícola brasileira deve crescer mais de 20% até 2030. “Quem adota estratégias e modelos de negócios alinhados às melhores práticas de ESG consegue se diferenciar no mercado e constrói negócios com propósito e visão de futuro”, explica Daniela.

Lançado pela Serasa Experian em 2023, o Score ESG avalia e classifica o perfil de conformidade socioambiental de produtores rurais para apoiar a tomada de decisão de concedentes de crédito. A empresa fez um amplo estudo com 5 milhões de produtores rurais que já participam do ecossistema formal de crédito agrícola. Cerca de 1% dos agricultores apresentam infrações socioambientais graves, como embargos ambientais e trabalho escravo, que poderiam somar até R$ 90 bilhões em multas, ocasionando riscos jurídicos e de reputação para os credores.

“Nosso compromisso é beneficiar todos os agentes do agronegócio, gerando mais transparência e segurança para instituições financeiras, indústria e seguradoras, e também apontando aos produtores qual é o seu score ESG para que se adequem às obrigações”, complementa Daniela.

Vantagens da conformidade socioambiental

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) desenvolveu um levantamento que aponta as maiores vantagens de adotar soluções digitais para o monitoramento constante das iniciativas ESG:

Fique por dentro de como nós estamos apoiando todos os agentes do agro a colher melhores oportunidades e resultados em toda a jornada de negócios: da análise e mitigação de riscos de crédito ao monitoramento de safras, estratégias de mercado e execução de compliance socioambiental.

 

Saiba mais!