Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Estudos e Pesquisas

5 em cada 10 PMEs sofreram com inadimplência de clientes durante a pandemia

Metade das PMEs enfrentou inadimplência na pandemia. Entenda os impactos e como se proteger.

5 em cada 10 PMEs sofreram com inadimplência de clientes durante a pandemia

Para as pequenas e médias empresas que sofrem com inadimplência de clientes, taxa foi superior a 50%. Carta e telefone são os canais de cobrança mais utilizados pelos empreendedores brasileiros na pandemia. Cinco em cada dez micro, pequenas e médias empresas brasileiras viram a inadimplência crescer entre seus clientes (consumidores e empresas) na pandemia. Os dados são de uma pesquisa especial da Serasa Experian, feita em junho de 2021, sobre as perspectivas dos empreendedores sobre a retomada econômica.

  • Para 49,4% das PMEs, a inadimplência aumentou durante a pandemia.
  • Entre os entrevistados que afirmam que a inadimplência aumentou, 45,2% dizem que o crescimento desse índice foi superior a 50%.
  • 40,5% dos entrevistados responderam que a falta de pagamento por parte dos clientes permaneceu estável.
  • 10,1% disseram que a inadimplência diminuiu.
  • Entre os segmentos que mais sofreram com a inadimplência, destaque para o comércio, que reportou aumento de 52,7%.
  • Entre as regiões, o Nordeste lidera a mudança na inadimplência com aumento de 51,8%.
  • No geral, a taxa de inadimplência das PMEs no Brasil aumentou 49,4%.
  • As próprias PMEs também tiveram dificuldades no pagamento de dívidas: 21% ficaram inadimplentes no período.

Conheça todos os detalhes sobre segmentos e regiões acessando nossa publicação “Retomada Pós-Covid-19: entenda os desafios e as oportunidades atuais para as PMEs”.

Cobrança: carta e telefone são os canais mais utilizados

O levantamento também mostrou que, antes da pandemia, 66,8% das empresas de menor porte costumavam cobrar as dívidas em aberto presencialmente. Agora, as estratégias escolhidas preferencialmente para tentar recuperar a dívida são:

  • Carta ou telefone (52,1%)
  • Plataformas digitais (13,2%)

Para nossos especialistas, é fundamental que as empresas invistam em métodos eficientes para recuperar o dinheiro e manter o fluxo de caixa equilibrado.

Sabemos que é bastante desafiador estabelecer um processo de cobrança funcional, no entanto, conhecer a carteira de clientes e o melhor canal de contato de acordo com o perfil de cada um é a forma mais adequada de começar.
Cleber GeneroVice-Presidente de Pequenas e Médias Empresas e Identidade Digital Serasa Experian

Além disso, ainda segundo o executivo, é essencial pensar no passo anterior, ou seja, ter boas estratégias no momento da concessão do crédito para identificar com mais segurança a probabilidade de pagamento de determinado cliente, evitando problemas e prejuízos financeiros aos negócios. Ferramentas disponíveis no mercado, como o Score 2.0 da Serasa Experian, ajudam a tornar a concessão de crédito mais eficiente e precisa.

21% das PMEs ficaram inadimplentes por conta da pandemia

A pesquisa também apontou que, por conta dos desafios da pandemia, a inadimplência se tornou uma realidade para 21% das micro, pequenas e médias empresas entrevistadas. O comércio lidera essa situação, veja na tabela abaixo a visão detalhada por segmentos:

Se o comércio e os serviços devem para os seus fornecedores, estes incorporam o aumento de custo em seus produtos. Os empreendedores pagam mais caro e repassam essa alta para seus clientes finais. Se os clientes se tornam inadimplentes, as PMEs priorizam pagamentos para possibilitar a continuidade de sua operação e adiam outros que julgam menos relevantes. A chance de esse processo virar uma bola de neve é alta.
Luiz RabiEconomista-Chefe Serasa Experian

De acordo com Luiz Rabi, as empresas do comércio e de serviços foram as que mais ficaram inadimplentes no período, por terem um contato mais direto com o consumidor final. As medidas de distanciamento social, bem como os lockdowns, acabaram prejudicando bem mais estes setores do que a indústria, que ainda pode contar com o mercado externo para direcionar seus produtos. Rabi reforça ainda que a inadimplência funciona como uma cadeia e que, com a ponta final, isto é, as empresas comerciais e de serviços tornando-se mais inadimplentes, todo o ecossistema pode acabar se prejudicando.

Entenda nossa metodologia

Foram entrevistados executivos de 505 micro, pequenas e médias empresas em todo o país, que atendem a consumidores, empresas ou os dois públicos. Participaram representantes dos segmentos de serviços, comércio varejista, comércio atacadista e indústria. O levantamento foi feito em junho de 2021.

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail Como se preparar para um Pitch Day do Impulsiona Startups

Como se preparar para um Pitch Day do Impulsiona Startups

Prepare-se para o Pitch Day com nosso guia prático! Dicas de apresentação e narrativa para comunicar seu impacto social e conquistar a banca de especialistas.

Thubmnail Prevenção de fraudes em vendas online: guia para o lojista iniciante

Prevenção de fraudes em vendas online: guia para o lojista iniciante

Aprenda como proteger sua loja online desde o início com estratégias antifraude eficazes e garanta vendas seguras e sustentáveis.

Thubmnail O que é TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) e como funciona?

O que é TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) e como funciona?

TEF: entenda o que é TEF, como funciona e por que ele ajuda PMEs com pagamentos rápidos e seguros, multiadquirentes, com Pix e carteiras digitais.

Thubmnail Por que a fraude digital é a maior ameaça ao caixa do e-commerce

Por que a fraude digital é a maior ameaça ao caixa do e-commerce

Fraudes digitais ameaçam o e-commerce. Saiba como proteger sua loja virtual e reduzir perdas com tecnologia antifraude da Serasa Experian.

Thubmnail Fraude no e-commerce: tipos, riscos e como atingem o seu negócio

Fraude no e-commerce: tipos, riscos e como atingem o seu negócio

Entenda os principais tipos de fraude no e-commerce, seus riscos para o negócio e como proteger sua loja virtual com soluções antifraude eficazes.

Thubmnail Golpes online: o que varejistas precisam saber para evitar prejuízos

Golpes online: o que varejistas precisam saber para evitar prejuízos

Descubra como proteger seu e-commerce contra fraudes digitais com estratégias práticas e soluções antifraude que evitam prejuízos e chargebacks.