Uso de solução automatizou os processos e trouxe mais agilidade e segurança para o aumento do limite dos clientes, além de auxiliar a companhia a adequar prazos de pagamento durante a pandemia.

O desafio

A Bunzl, empresa britânica que comercializa produtos de higiene e limpeza, hospitalares e odontológicos e EPIs (equipamentos de proteção individual), é cliente da Serasa Experian desde 2012 e ampliou a parceria no ano passado. A necessidade era encontrar uma solução que acelerasse as análises de crédito, resultando em um aumento na base de clientes e na otimização de gastos com equipe, para continuar crescendo no Brasil mesmo durante a pandemia de Covid-19.

Análise de crédito e consultoria: a solução

A solução utilizada automatiza os processos de análise de crédito e foi adotada na área de higiene e limpeza, gerando um aumento de 300% na capacidade de checar as informações para oferta de recursos financeiros a compradores. A ferramenta ainda trouxe uma redução do tempo das análises, indo de um SLA de 24 horas para apenas 7 minutos no caso das aprovações automáticas de crédito, que já representam 83% do total dos cadastros de novos clientes e das revisões de limite de crédito.

 

A ferramenta da Serasa Experian nos trouxe mais segurança nas análises e mais agilidade na tomada de decisão, impactando positivamente o negócio e a relação com as outras áreas da companhia. Nossos clientes também foram beneficiados, principalmente aqueles com quem já tínhamos relacionamento e que desejavam aumentar seu limite de crédito conosco.

        Fernando DelgadoSupervisor Financeiro

A utilização da plataforma e a consultoria da Serasa Experian auxiliaram a Bunzl a continuar apoiando a sociedade nas necessidades durante a pandemia. Com o crescimento da base de clientes de 26% no período, os pedidos de crédito cresceram e houve a necessidade de adequação do tempo para pagamento, uma vez que muitos clientes enfrentaram dificuldades financeiras. Graças à precisão das informações e à agilidade na análise, foi possível expandir em cerca de 30 dias esse prazo.

 

Essa solução vem apoiando a empresa não só com relação à automação da análise de risco, mas também na efetivação de novos negócios. Atualmente o departamento comercial consegue realizar automaticamente o cadastro do cliente e obter aprovação do limite crédito em cerca de 7 minutos, o que antes era realizado manualmente, com um SLA de 24 horas; isso gerou grande aderência e confiança da nova política e da ferramenta pelo departamento comercial.

        Leonardo Vieira Head de Finanças e Operações do
segmento de higiene e limpeza

Agora, a área comercial pode checar o CNPJ e as principais informações relevantes para avaliação de crédito dos potenciais clientes antes da negociação e ter esses dados em alguns minutos, possibilitando uma oferta mais adequada ao perfil. Além disso, houve ganho operacional com o remanejamento de 70% da equipe que antes fazia a checagem das informações para um novo departamento da empresa e em novas funções.

Parceria

O Diretor de Decision Analytics da Serasa Experian, Pedro Braga, comenta que “o trabalho desenvolvido com a Bunzl no Brasil mostra a importância de utilizar soluções tecnológicas para automatizar processos, integrados com os dados e scores do bureau, e trazer mais agilidade no dia a dia. Além disso, a tomada de decisão se torna mais confiável e segura.”

Os bons resultados já fizeram com que o processo de expansão do uso da plataforma de tomada de decisão de crédito iniciasse para as demais frentes da companhia.

Por que a Bunzl escolheu a Serasa Experian?

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Plataforma 100% online e automatizada, que reduziu custos e tempo de análise.

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Apoio na tomada de decisão por meio de análises confiáveis.

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Consulta de CNPJ para fazer ofertas mais adequadas.