Hub de soluções para e-commerce aumentou em 30% o volume de vendas, reduziu inadimplência de 5% para 3% após susto ao atingir 70% nos primeiros meses da pandemia da Covid-19 e diminuiu tempo de análise de crédito de 24h para 5 minutos

MT Soluções: construindo conhecimento e autonomia na gestão de carteira

Mateus Toledo é um pioneiro do e-commerce. Com mais de 14 anos de experiência no setor, ao ser indicado para um prêmio do E-Commerce Brasil como melhor profissional de atendimento em 2011, colocou um objetivo em mente: possibilitar que empreendedores de pequeno e médio porte também pudessem contar com projetos de vendas em ambiente digital, algo que até então era restrito a grandes empresas por conta do alto investimento necessário. Há 10 anos ele criou a MT Soluções, que oferece soluções de ponta a ponta para e-commerce, sistemas de ERP, acesso a marketplaces, CRM, pós-vendas e Business Intelligence. Hoje conta com 28 funcionários, já atendeu cerca de 750 marcas e tem clientes ativos em 25 dos 27 estados brasileiros.

O desafio: susto com inadimplência na pandemia

Mateus Toledo, proprietário e diretor da MT Soluções, conta que, até o início de 2020, a inadimplência de sua carteira de clientes girava em torno de 5% e por isso ele não fazia qualquer espécie de monitoramento ativo de clientes e prospects. “Estávamos em uma aeronave sem plano de voo. Nossa consulta era restrita a verificar se o CNPJ estava ativo para iniciar um projeto, assumindo os riscos. Até o início da pandemia da Covid-19, nossa inadimplência girava em torno de 5%. Com o coronavírus, batemos em 70% de inadimplência logo nos primeiros meses e percebemos que precisávamos tomar uma ação.”

 
Monitore Clientes: democratização de acessos a dados

Com a contratação do Monitore Clientes, a MT Soluções dinamizou o processo de negociação customizada para cada perfil de cliente. “Passamos a ter noção de qual era o perfil de cada cliente com quem estávamos lidando. Se o cliente me diz ‘a parcela está alta’, com o monitoramento do CNPJ eu consigo direcionar o meu time comercial para entender o risco envolvido na negociação e, com base no tipo de anotação, decidir se posso aumentar o número de parcelas em boleto ou buscar outra solução, como o pagamento em cartão de crédito”, explica Mateus.

O Monitore Clientes democratiza o acesso a dados. É econômico, prático, traz informações ricas que ajudam a sua gestão no dia a dia e pode ser combinado com outros recursos para assessorar a análise de crédito

     Mateus ToledoDiretor da MT Soluções

O Monitore Clientes é uma ferramenta de gerenciamento de carteira que permite o cadastro de clientes e parceiros comerciais e envia alertas por e-mail e notificações pelo site sempre que o CNPJ e/ou CPF cadastrado apresenta uma alteração, como a inclusão de dívidas vencidas negativadas, protestos, cheques sem fundos, ações judiciais, solicitações de falência e recuperação judicial. Além disso, o dashboard da solução apresenta uma visão de risco de inadimplência global da carteira e por cliente.

Ganhos rápidos
0 %
Redução de inadimplência
Redução de inadimplência
0
minutosRedução de tempo de análise de crédito
minutosRedução de tempo de análise de crédito
0 %
Aumentono volume de vendas
Aumentono volume de vendas

 

O impacto da ferramenta teve abrangência em toda a operação da MT Soluções. Com a visão de risco, o time comercial conseguiu customizar propostas e aumentou em 30% o volume de vendas, oferecendo condições de pagamento adequadas a cada faixa de risco.

 

Baixamos de 5% para 3% a inadimplência, após o susto de atingir 70% no início de 2020. Com a contratação do Monitore, fomos controlando essa taxa ao longo do último ano. Num primeiro momento, descemos para um patamar de 30% e, no decorrer dos meses entre 2020 e 2021, alcançamos uma taxa bem mais saudável, de 3%, inferior à que tínhamos registrado antes da pandemia

        Mateus ToledoDiretor da MT Soluções

Antes de usar o Monitore Clientes, a empresa costumava recorrer a um intermediador para a consulta, e o processo era liderado só pelo departamento financeiro. Com o uso da solução da Serasa Experian, o comercial ganhou autonomia para fazer análises de risco de modo muito mais rápido e seguro. O processo, que costumava levar mais de 24 horas entre a consulta e a decisão para fechar negócios, agora dura menos que cinco minutos.

Hoje a MT Soluções fatura mais de R$ 1 milhão por ano. “Mesmo com a pandemia, crescemos 25% em faturamento em relação a 2019; e em 2021, ainda em julho, já batemos o faturamento de 2020”, completa ele.

Superando desafios da análise de créditos
Para a MT Soluções, o protesto é considerado o alerta mais importante entre as funcionalidades do Monitore Clientes, porque dá a noção de complexidade da saúde financeira do cliente. “A gestão de carteira tornou-se muito mais robusta e confiável. Com alertas em tempo quase real, pudemos lidar de forma proativa com clientes, desde oferecer melhores condições de pagamento a fazer recuperação de crédito sem negativar”, conta o executivo. Ele menciona o caso de um cliente que recebeu quatro anotações em um só dia e que tinha uma parcela relativamente alta a vencer em breve. “Entramos em contato e abordamos o cliente de forma amigável, ressaltando que o histórico de pagamento dele era bom e, por sabermos que estava atravessando uma fase difícil, estruturamos um plano de pagamentos que fosse viável para ele não ficar em atraso.” Antes disso, o financeiro agia de modo mais tradicional: atrasos superiores a 60 dias eram encaminhados para uma assessoria jurídica, o que gerava gastos maiores de dinheiro e tempo, além de gerar um impacto no relacionamento. “Com uma abordagem que não era punitiva, mas, sim, em busca de uma solução, evitamos que aquele cliente ficasse inadimplente e preservamos um relacionamento já consolidado. Com isso tivemos renovação de projetos e ganhos no relacionamento e na política de vendas”, explica Mateus.

 

Aprendizados e planos futuros 
Nossa geração aprendeu a entender a avaliação de crédito para além da percepção de que ‘não pode sujar o nome’. Se um cliente está na faixa amarela de risco, vou entender o valor, o tipo da anotação, e talvez até enriquecer a análise com outras soluções da Serasa Experian para enxergar com mais clareza o contexto daquele parceiro comercial

        Mateus ToledoDiretor da MT Soluções

Segundo ele, a implementação do Monitore Clientes foi rápida e, já no contato inicial para orientar o uso da ferramenta, o atendimento apresentou possibilidades que enriqueceram a utilização do produto. “O suporte é rápido, esclarece para a gente o que significa um determinado documento, o que são as nomenclaturas, de modo muito colaborativo”, finaliza. Contar com uma ferramenta automatizada de monitoramento impactou outras áreas e fez a empresa estruturar projetos para 2022 como a integração de sistemas que ainda não estão totalmente automatizados, como o cadastro e a geração de contrato, a emissão de boletos e o acompanhamento de cobranças utilizando novas soluções digitais.

Por que a MT Soluções escolheu a Serasa Experian?

Ícone
Confiança

Solução de gerenciamento de carteira para monitorar saúde financeira de clientes e parceiros comerciais.

Ícone
Experiência

Ferramenta com visão de risco global da carteira e específica por CNPJ e/ou CPF cadastrado para modular negociações.

Ícone
Atendimento

Plataforma 100% online e automatizada, aderente ao DNA digital da MT Soluções.