Quando estamos nos planejando financeiramente ou fazendo planos para o futuro: entender sobre a nossa pretensão salarial é um processo fundamental. Assim, ao traçar metas para sua carreira e, em uma entrevista de emprego, ter ela bem definida é crucial.

Pensando nisso, a Serasa Experian separou alguns tópicos para te explicar melhor o que é a pretensão salarial, como estabelecer um valor e como colocá-lo em seu currículo. Para entender mais, continue na página e aproveite a leitura!

O que é pretensão salarial?

A pretensão salarial é o valor que o candidato desejaria receber para realizar as funções da vaga para a qual está se candidatando.

Resumidamente, é o valor que uma pessoa julga ser justo pelo seu trabalho, o tanto que acredita que sua capacidade e mão de obra qualificada valem.

Esse tema é muito recorrente em entrevistas de emprego, por isso, entender e definir a sua pretensão é um passo importante para sua vida profissional, visto que muitas empresas acabam considerando pessoas que sabem o valor do seu trabalho.

Além disso, por considerar a resposta do candidato, a empresa pode, até mesmo, fazer uma negociação de salário durante o processo seletivo, alinhando a expectativa de ambos os participantes.

Como definir a pretensão salarial?

Para a definição da pretensão salarial, você deve entender seu perfil, currículo e qual o tipo de emprego que almeja, ou seja, faça uma lista com todas suas habilidades e pondere como está seu conhecimento.

Elenque quais habilidades você pode desenvolver para poder aumentar a sua pretensão, conforme julga que pode entregar mais valor com o seu trabalho.

Assim, para a definir e avaliar seu perfil, é necessário entender também como está a média salarial para a sua área e traçar um valor alinhado com o que é proposto por outras empresas.

Caso contrário, você pode correr o risco de colocar um valor muito elevado e não ter êxito nas contratações, ou deixar a sua pretensão abaixo do nível do mercado, desmerecendo seus esforços. Então, estude mais sobre a sua profissão!

De forma geral, analise os seguintes pontos:

  • analise seu tempo de experiência;
  • saiba qual seu custo de vida;
  • defina suas prioridades de crescimento no campo profissional;
  • considere a região que trabalha.

Como colocar no currículo a pretensão salarial?

O ideal é não colocar a informação sobre pretensão salarial no currículo, uma vez que ela pode causar mais desvantagens do que vantagens, visto que pode se tornar um fator determinante para a convocação para a entrevista. Principalmente, porque as empresas recebem dezenas de currículos todos os dias e fazem a triagem e seleção rapidamente.

Entretanto, se estiver efetuando um cadastro em uma plataforma que peça a pretensão salarial, de maneira obrigatória, coloque o valor que definiu para sua carreira, afinal, eles estão requisitando um valor para que você possa se candidatar para uma vaga.

Leia mais: entenda como fazer um currículo profissional!

O que responder quando perguntam qual a pretensão salarial?

Quando perguntado sobre a sua pretensão salarial: seja direto!

Tenha firmeza e convicção do que está falando, afinal, uma postura assim transmite mais confiança e segurança para o entrevistador, entendendo que você realmente deveria receber o salário de acordo com a sua força de trabalho.

Mas nunca comece uma entrevista já perguntando sobre a remuneração da vaga, já que isso pode soar um tanto quanto indelicado, fazendo que o entrevistador pense que está ali só pelo salário e que não tem a intenção em trabalhar para a empresa, de maneira ativa e com intenção de crescer.

Outro passo, tente negociar com o entrevistador, converse e ouça o valor que a empresa está disposta a pagar, caso seja menor do que o esperado, alinhe suas expectativas.

Ademais, não vale a pena somente saber o valor para a vaga, também é fundamental saber se portar em uma seletiva de emprego, pensando nisso, separamos esse post para te ajudar nessa questão: saiba como se comportar em uma entrevista de emprego!

Para que serve essa pergunta no recrutamento?

Essa pergunta no recrutamento serve para que a empresa tenha dados mais definidos no processo, ajudando no processo de triagem dos candidatos.

Quando um candidato demonstra interesse em ganhar muito mais do que está sendo ofertado pela empresa, ele aceitar a vaga apesar de ser o valor esperado, a empresa entende que esse é um colaborador que tende a deixar o quadro quando encontrar uma oportunidade que pague mais.

Essa também é a oportunidade da empresa verificar como estão as pretensões dos candidatos para a área que está contratando!

Além disso, entender a quantia que o indivíduo deseja receber indica como está a sua autopercepção, ou seja, se está alinhada com o praticado pelo mercado, acima da média ou até mesmo um valor muito abaixo. Em outras palavras, se o aspirante a vaga está esperando receber um salário muito acima ou abaixo da média do mercado.

Confira também: como deixar o LinkedIn atrativo: confira 5 dicas.

Portanto, ter a sua pretensão salarial bem definida, além de entender seu lugar no mercado, faz com que você não fique muito tempo pensando a respeito quando essa pergunta for realizada em uma entrevista.

Dessa maneira, como dito anteriormente, é primordial que você avalie todo o seu currículo, estude como está a média praticada no seu nicho de atuação e estabeleça um valor base.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e, para entender mais sobre a parte de carreiras e currículos, — continue acompanhando o blog da Serasa Experian. Até a próxima!