Você sabe o que é PcD no currículo? A sigla é a abreviação de "Pessoa com Deficiência". O termo é utilizado para se referir às pessoas com deficiência mental, física, sensorial ou intelectual, seja ela de nascença ou adquirida após uma doença ou acidente.

Apesar de ser garantido por lei, a inclusão de homens e mulheres com essa condição no mercado de trabalho ainda é um desafio. Uma pessoa com deficiência auditiva, por exemplo, não está apta para um trabalho de telemarketing, mas pode atuar em funções manuais.

Por isso, é muito importante descrever quais são suas necessidades de acessibilidade no currículo para conscientizar a empresa contratante da estrutura que ela precisa oferecer. Mas como incluir o termo PcD no currículo? Essa é uma dúvida muito comum, por isso preparamos um post completo sobre os assuntos, confira!

O que é uma pessoa com PcD?

Como já introduzimos, PCD significa pessoa com deficiência. A deficiência é uma limitação que pode ser intelectual, física, auditiva ou visual podendo ser uma barreira para o indivíduo realizar determinadas atividades no mercado de trabalho quando comparada com pessoas que não tem essa condição.

Segundo a Leiº 13.146, art. 2º, a pessoa com deficiência é definida como:

"aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas."

O PCD é utilizado tanto para pessoas que nasceram com alguma deficiência quanto para aquelas que a adquiriram ao longo da vida, devida a algum acidente ou sequelas de doenças.

Como descrever PcD no currículo?

A primeira informação que um PCD deve ter ao decidir ir em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho é que é necessário ter um laudo que comprove a sua deficiência. Ele deve ser emitido por um profissional de saúde habilitado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O termo PcD deve aparecer em um tópico logo abaixo da descrição dos dados pessoais. Nesse campo, deve constar o tipo de deficiência e necessidades, como o auxilio de um cão guia ou um equipamento adaptado para digitação.

O candidato também deve informar o Código Internacional de Doenças (CID), uma numeração fornecida pelo médico especialista da sua área usada para classificar uma condição de saúde.

Por fim, deve ser anexado o laudo médico. Se for um currículo on-line, geralmente tem um campo específico para adicionar um PDF ou uma imagem do documento.

Confira também: Tudo o que você precisa saber para fazer um currículo.

Exemplos prontos de currículo PcD

Sugestão: colocar imagens de currículos ou link de modelos prontos para baixar

Link de inspiração: https://zety.com/br/blog/curriculo-pcd

O que significa PcD em vagas de emprego?

As vagas de emprego PcD são destinadas a pessoas com deficiência. Segundo a Lei de Cotas (art. 93 da Lei nº 8.213/91), as empresas devem incentivar a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho, reservando parte de suas vagas a esse público.

A proporção segue a Lei 13.146/2015, que estabelece:

Art. 93. A empresa com 100 (cem) ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, habilitadas, na seguinte proporção:

I - até 200 empregados.................2%;

II - de 201 a 500.............................3%;

III - de 501 a 1.000.........................4%;

IV - de 1.001 em diante. ...............5%.

Uma pessoa não PcD pode se candidatar para vaga PcD?

Não! Um dos pré-requisitos para ocupar uma vaga PcD é ter um laudo médico que comprove a deficiência. Aqueles que não têm deficiência e que tentar falsificar este documento estão infringindo a lei e podem sofrer punição por esta atitude.

Veja abaixo a classificação de algumas deficiências:

  • Deficiência física:quando há alteração parcial ou completa de um ou mais partes do corpo que comprometa a mobilidade, a coordenação geral e a fala. Ex: paraplegia, ausência de um membro, nanismo, entre outros.
  • Deficiência auditiva: quando há perda parcial ou total da audição;
  • Deficiência intelectual/mental: quando há padrões intelectuais inferiores à média ou limitações em duas ou mais habilidades adaptativas.
  • Deficiência visual: quando há a capacidade visual dificultada em ambos os olhos, que seja incapaz de melhorar ou corrigir por tratamento, uso de lentes ou cirurgia.
  • Deficiência múltipla: quando uma pessoa apresenta dois ou mais tipos de deficiência.

As vagas PcD são um direito adquirido para as pessoas que têm deficiência e querem entrar no mercado de trabalho. Apesar de ser importante colocar o termo no currículo, ele não é obrigatório, mas saiba que sempre será melhor o contratante estar ciente das suas limitações para poder adaptá-las na sua empresa.

Leita tamém: Curso de capacitação gratuito em TI e dados para PcD

Se você está em busca do primeiro emprego, confira Como fazer um currículo para primeiro emprego? Veja o modelo! e continue acompanhando o blog da Serasa Experian para mais conteúdos como este! Até a próxima!