Você sabe o que faz um cientista de dados? A nova geração de pesquisadores trata dados de diferentes formatos, como tabelas, textos ou gráficos, extraindo informações preciosas e úteis para as empresas.

Para exercer sua função, o profissional dessa área precisa ter um amplo conhecimento que envolve estatística, ciência da computação, matemática, linguagens de programação e técnicas avançadas de análise de dados.

O cientista de dados é cada vez mais requisitado no mercado de trabalho, se você quer entender mais sobre essa profissão e o porquê em pouco tempo ela pode se tornar indispensável em todo tipo de negócio, acompanhe o post de hoje!

O que faz um cientista de dados?

Conhecido também por data scientist, o cientista de dados é um profissional analítico. A sua principal função é extrair informações valiosas de dados armazenados de uma empresa que serão importantes para avaliar a situação atual e traçar estratégias mais assertivas para o futuro.

Essa é uma profissão que deve ser cada vez mais necessária no mercado de trabalho. Com o uso crescente da tecnologia, tudo que fazemos durante o dia na nossa vida pessoal ou profissional pode se transformar em dados.

Um feedback do cliente, o trajeto que você percorre até o trabalho, o tempo que as pessoas ficam conectadas na internet parecem apenas informações sem importância. Mas um cientista de dados consegue transformar tudo isso em números que podem ser importantes para diversos segmentos.

O que é preciso para ser um cientista de dados?

O cientista de dados é um profissional multidisciplinar: ele precisa estar preparado para resolver problemas, conseguir se comunicar bem e ter curiosidade em entender como as coisas funcionam. Além disso, essa profissão também exige conhecimento em:

 

  • Estatística e machine learning;
  • Bancos de dados como MySQL e Postgres;
  • Linguagens de programação, como Python;
  • Tecnologias de visualização de dados e criação de relatórios.

Leia também: Entenda como funciona a transição de carreira e quando fazer.

Quem pode fazer ciência de dados?

Qualquer pessoa que tenha interesse na área pode fazer ciência de dados. O conjunto de habilidades necessário para exercer a profissão pode ser desenvolvido por cursos de graduação como matemática, física, engenharia, ciência da computação, estatística, economia e administração.

O conhecimento computacional e de linguagens de programação pode ser adquirido em cursos de pós-graduação ou cursos livres em ciência de dados.

Qual é o salário de um cientista de dados?

Com grandes oportunidades no mercado de trabalho, os profissionais da área de ciência de dados possuem um bom salário.

No Brasil, o ganho médio para início de carreira é de R$ 4.455,00 ao mês e pode chegar até R$8.300,00 dependendo da região de atuação e do crescimento na carreira.

Funções do cientista de dados em uma empresa

As responsabilidades de um cientista de dados em uma empresa incluem diversas funções como:

  • Coletar dados não estruturados de fontes primárias ou secundárias (como áudios, fotos, vídeos, emojis, textos, dentre outros);
  • Transformar os dados coletados em um formato útil;
  • Interpretar dados, analisar resultados e utilizar técnicas estatísticas;
  • Desenvolver e implementar análises de dados, sistemas de coleta de dados e outras estratégias que otimizem a eficiência e a qualidade estatística;
  • Resolver problemas de negócios usando técnicas orientadas pelos dados coletados;
  • Trabalhar em conjunto com as áreas de TI e gerência;
  • Se manter atualizado sobre técnicas analíticas, como análise de texto, machine learning e deep learning;
  • Dominar uma variedade de linguagens de programação;

Procurar organizar e padronizar os dados, além de identificar tendências que podem ajudar no resultado financeiro e na tomada de decisões de uma empresa.

Veja também: O que faz um analista de sistemas?

Quais ferramentas o cientista de dados usa?

O cientista de dados precisa ter conhecimentos em várias ferramentas que envolvam sua rotina de trabalho, tais como visualização de dados, reconhecimento de padrões, análise de texto, de dados e de código. Veja algumas das mais utilizadas:

 

  • Sistema Operacional Linux: esse sistema ajuda os cientistas de dados a trabalhar com mais rapidez e eficiência;
  • SAS e R:plataformas de análise estatística;
  • Python, Tableau, Matlab, Google Analytics: ferramentas para análise de dados;
  • Orange: software de exploração de dados;
  • Microsoft Excel: software para limpar, manipular dados e informações pré-processadas;
  • entre outras.

O que a profissão trouxe de benéfico para as companhias e colaboradores?

Os cientistas de dados ajudam as empresas e os responsáveis a extrair informações do grande volume de dados coletados diariamente em seus sistemas. Essas informações são valiosas para os gestores analisarem a situação atual do negócio e prever tendências.

Sem essa análise profissional, os dados são apenas dados, e a empresa pode perder insights importantes como formas de melhorar a qualidade de um produto, de satisfazer o cliente, dentre outras decisões importantes para o futuro de um negócio.

Veja também: Série Profissões: o que faz um analista contábil?

Os cientistas de dados estão entre as profissões do futuro! Se você quer ficar informado sobre as tendências do mercado de trabalho, continue acompanhando o blog da Serasa Experian!