Um analista contábil é o profissional responsável por classificar, acompanhar e planejar os aspectos financeiros de uma empresa. Desde a atividade de contas a pagar até a de contas a receber, o analista contábil é um dos cargos mais requisitados no mundo empresarial.

Para te ajudar a escolher e a se preparar para a vaga que mais combina com você, neste texto da Série Profissões, vamos falar tudo sobre o que é ser um analista contábil, suas habilidades essenciais e como você pode conseguir uma boa posição no ramo. Ou seja, vamos te dar um mapa completo para que você comece a desbravar esse caminho profissional.

Para saber tudo isso e um pouco mais, é só continuar a leitura!

O que faz um analista contábil?

Um analista contábil é o profissional responsável por classificar e conciliar os aspectos contábeis e financeiros de uma empresa. Essas são apenas algumas das suas funções básicas, que podem mudar dependendo da empresa.

Fica a cargo dessa pessoa conduzir toda a estrutura econômica de um negócio, verificando as suas responsabilidades financeiras e planejando a melhor forma de cumpri-las. Dentre suas principais tarefas, podemos incluir a elaboração de balanços, relatórios contábeis e análise de lançamentos de custos e operações.

Além disso, passam por esse escopo todas as transações realizadas, desde o momento da abertura do CNPJ até o encerramento de suas atividades.

Um analista contábil faz o mesmo que um auxiliar de contabilidade?

Antes de entrarmos em detalhes sobre uma nomenclatura e outra, precisamos falar sobre as diferenças conceituais. De acordo com a CBO, a Classificação Brasileira de Ocupações, existe uma diferença técnica entre analista e auxiliar.

Segundo essa norma, auxiliares são cargos de nível médio, enquanto analistas são cargos de nível superior. Na prática, podemos comparar aqui um técnico e um graduado em um mesmo assunto. As funções exercidas podem ser similares, mas existe uma diferença de responsabilidades e, consequentemente, de remuneração entre elas.

Enquanto o analista cuida de toda a parte operacional e do desenvolvimento das rotinas contábeis, o auxiliar faz o acompanhamento das operações e os registros necessários para que o analista consiga fazer a leitura da maneira correta.

Qual é a formação para atuar como analista contábil?

A formação desejada para um Analista Contábil é o curso de Ciências Contábeis. Essa é uma graduação que dura em média quatro anos e o graduando tem contato com disciplinas de administração, direito, economia, sociologia e português, por exemplo. Durante esse tempo, o estudante aprende aspectos teóricos e práticos para atuar com autonomia em empresas, organizações e até mesmo em bancos.

Ao se formarem, os profissionais de Ciências Contábeis dominam a análise de todos os fatos e ações referentes às condições econômico-financeiras de uma instituição. Ou seja: eles conseguem realizar desde a contabilidade gerencial até a avaliação, perícia e arbitragem para a solução de problemas.

A formação em Ciências Econômicas também pode ser aceita para essa função, dependendo da instituição contratante.

Como é o mercado de trabalho para analista contábil?

Segundo o Mapa de Empresas, um boletim do governo que monitora mensalmente as informações empresariais do país, existem 20,4 milhões de empresas ativas. Somente no mês de setembro de 2022, 320 mil empresas foram abertas. Considerando que o profissional de contabilidade está apto a trabalhar em qualquer uma delas, podemos considerar que há um cenário bastante favorável.

E essa é realmente a perspectiva para a profissão. De acordo com a análise desses relatórios, é possível perceber que o ramo da contabilidade está vivendo uma boa fase e a projeção futura é ainda melhor. Atualmente, a taxa de empregabilidade é de 93,8%, conforme apontam os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Isso a coloca entre as 10 graduações com melhores índices no país.

o que faz um analista contábil

Habilidades essenciais para atuar como analista contábil

Para ser um bom profissional, algumas habilidades são esperadas de quem escolhe cursar contabilidade. Dentre elas, podemos falar sobre ter interesse em fazer análises e relatórios .

Preparamos uma lista com cinco habilidades que geralmente são esperadas de contadores para você avaliar se fazem sentido ou não para você. Vamos lá?

1.    Lidar bem com números

Essa é uma graduação que mistura ciências sociais e ciências exatas. É preciso ter uma boa familiaridade com números, estatísticas, contas e gráficos. Por isso, você já pode esperar ter disciplinas como matemática, estatística, matemática financeira e cálculo.

2.    Organização

A organização é um dos pontos centrais da profissão. Afinal, diariamente são manuseados documentos e dados que podem se perder, misturar ou até se confundir, se não houver organização.

3.    Perfil Analítico

O perfil analítico é aquele que domina habilidades de gestão e também de análise; e é parte do dia a dia do profissional de contabilidade acompanhar a evolução dos números da empresa, interpretando esses dados e produzindo relatórios precisos e eficientes.

4.    Responsabilidade

Como você pode imaginar, o setor financeiro é o coração das instituições. Por isso, a sua credibilidade no mercado é muito importante. Atue com muita responsabilidade, afinal, você lidará com informações sigilosas e sensíveis.

5.    Boa comunicação

Assim como falamos antes, a contabilidade envolve ciências sociais e ciências exatas. Parte da influência das ciências sociais é o convívio com outras pessoas e até mesmo com outras empresas.

Para que a comunicação não seja prejudicada – afetando negativamente as operações internas e externas – é fundamental ter clareza e organização, principalmente na hora de passar os dados e as informações adiante.

Principais atividades e responsabilidades

Para garantir coerência máxima em todo o setor financeiro, o(a) analista contábil deve elaborar relatórios com suas análises, acompanhar o pagamento das contas a pagar e a receber, conferir e organizar documentos e atender demandas dos auditores internos e externos.

Além disso, cabe a essa pessoa cuidar dos balancetes mensais, auxiliar o desenvolvimento de projeções financeiras, acompanhar o pagamento dos tributos e traçar indicadores relevantes para a performance da empresa.

É um trabalho burocrático, porém essencial. Afinal, esses procedimentos trazem visibilidade para os números da empresa e a sua evolução.

 

Conclusão

Como você viu, o mercado de trabalho para profissionais das Ciências Contábeis permanece aquecido, com boas projeções para o futuro. Na prática, a profissão está solidamente crescendo, mantendo altas as taxas de empregabilidade.

E uma das profissões mais desejadas no ramo é a de Analista Contábil. Para ser um profissional de sucesso, é preciso ter boa organização, afinidade com números, responsabilidade, boa comunicação e, claro, um perfil analítico.

Como analista, você será responsável por acompanhar as contas a pagar e a receber, além de elaborar relatórios periódicos com os principais números da empresa.

Não importa se você é graduado em Ciências Contábeis ou em Ciências Econômicas, o mercado está mais do que preparado para acolher bons profissionais. Fique atento(a) às oportunidades e invista sempre em especializações constantes. Quanto mais você se capacita, mais o mercado precisará de você!

Gostou desse conteúdo? Lembre-se de compartilhá-lo com quem está decidindo qual profissão seguir. Para mais conteúdos como esse, é só continuar acompanhando o nosso blog. Até a próxima e boa sorte!