As experiências que vivenciamos e o nosso contexto de vida, seja a família, religião, educação, são grandes responsáveis pela forma que percebemos o mundo na infância, adolescência e vida adulta. As empresas e instituições que trabalhamos também têm uma forte influência na formação dos nossos valores e princípios.

A sociedade está em constante transformação e nos provoca a repensar a forma como percebemos a realidade e, consequentemente, os nossos comportamentos. Há uma preocupação crescente com práticas de desenvolvimento sustentável, diversidade e inclusão e isso torna-se uma pauta obrigatória nas organizações que querem inovar e aumentar sua importância na sociedade.

Pensando nisso, a Serasa Experian não poderia deixar de destacar a importância do investimento em diversidade, equidade e inclusão (DEI) nos ambientes corporativos, independentemente do porte ou do setor em questão. Afinal, uma companhia que investe nesses pilares é uma empresa preocupada com o futuro e que impulsiona a inovação.

No conteúdo de hoje, exploraremos a relevância de cultivar um ambiente de trabalho inclusivo, mostrando como cada pessoa, com suas individualidades, pode contribuir para o desenvolvimento de um espaço onde absolutamente todas as pessoas se sintam valorizadas e, principalmente, respeitadas. Quer saber mais? Continue conosco e aproveite!

O que é um ambiente inclusivo?

Para começar, é muito importante que saibamos sobre o que a inclusão trata. Promover inclusão é ter a capacidade de inserir ou acrescentar algo no interior de outra coisa.

No contexto do nosso conteúdo, trata-se de ter a capacidade de construir uma cultura organizacional em que as pessoas possam ser exatamente quem são, sem passar por constrangimentos e humilhações advindos de ideias preconcebidas, estereótipos e discriminações relacionadas a características como gênero, etnia, orientação sexual, religião, idade, habilidades físicas e/ou mentais.

O ambiente inclusivo, portanto, é aquele em que abre espaço para a pluralidade de experiências promovidas pela diversidade de perfis, vivências, pensamentos, habilidades e culturas, com suporte e apoio incondicionais para que todas as pessoas tenham igual acesso às mesmas oportunidades, expressem sua autenticidade e contribuam para um único objetivo em comum: o sucesso de todos e a expansão da empresa.

Por que devo buscar trabalhar em um ambiente inclusivo?

Apesar de parecer simples, construir um ambiente inclusivo e respeitoso é uma jornada contínua e árdua, pois todas as pessoas possuem crenças e vieses inconscientes, que muitas vezes podem afetar um determinado público, mesmo que de forma não intencional.

O ambiente inclusivo é benéfico em vários sentidos: as pessoas sentem mais segurança psicológica, maior senso de pertencimento e, consequentemente, se sentem mais livres para expressar as suas ideias e performarem em seu máximo potencial. Além disso, o ambiente inclusivo aumenta a retenção dos talentos e a colaboração entre as pessoas.

Além de ser um ponto de extrema relevância para quem quer entrar no mercado de trabalho, os ambientes inclusivos também permitem que os profissionais que já estão na área aprendam a conviver e a lidar com pessoas diferentes, reavaliando suas percepções de mundo e exercitando a empatia e o respeito às demais pessoas.

Por isso, atente-se a como esses grupos minorizados são representados em cada instituição avaliada, quais cargos eles ocupam e quais as iniciativas internas para promover um espaço cada vez mais acolhedor, justo e inclusivo.

O que forma um ambiente inclusivo?

Um ambiente de trabalho inclusivo é construído com base em valores de respeito, empatia, igualdade e justiça. Em outras palavras, significa dizer que a liderança e a cultura da organização devem estar empenhadas em promover ativamente a diversidade de pessoas, por meio de políticas e práticas que impulsionem a equidade e inclusão.

A cultura organizacional deve passar segurança para que as pessoas possam ser elas mesmas, sintam-se acolhidas e valorizadas sem precisar esconder suas identidades, aparências, diferenças ou deficiências. Isso é obtido, principalmente, por meio de diálogos abertos, do acolhimento da liderança e do time e do aprendizado contínuo sobre as necessidades e as experiências de cada pessoa.

A promoção de treinamentos com temas sobre diversidade, equidade e inclusão (DEI) e a criação de oportunidades equivalentes de crescimento profissional e desenvolvimento pessoal contribuem também para que esse ambiente inclusivo seja cultivado.

Como ajudar a criar um ambiente de trabalho inclusivo?

Como dissemos, cada pessoa é essencial na promoção de um ambiente de trabalho inclusivo. Portanto, é a partir da coletividade que chegaremos mais longe.

Pensando nisso, trouxemos algumas maneiras simples — mas significativas — de colaborar na empresa da qual você faz ou deseja fazer parte tenha mais um grande diferencial competitivo, promovendo a saúde mental e garantindo um espaço inclusivo para todos os colaboradores. Confira:

  1. Reconheça seus próprios vieses inconscientes e minimize-os questionando suas próprias verdades.
  2. Pratique a empatia e o respeito, trate colegas com gentileza e compaixão, independentemente de suas diferenças.
  3. Apoie ativamente as pessoas que enfrentam discriminação ou microagressões e defenda a equidade nas oportunidades para todas as pessoas.
  4. Se abra ao diálogo, dê atenção às experiências e às perspectivas das pessoas de forma aberta e empática. Tenha disponibilidade para conhecê-las além dos rótulos, mostre interesse em aprender com elas e ajudar se for preciso.
  5. Participe e contribua com programas e políticas que promovam a diversidade e a inclusão no local de trabalho.
  6. Esteja sempre em busca de aprender mais sobre questões relacionadas à diversidade, à equidade e à inclusão e compartilhe esse conhecimento com quem ache necessário.
  7. Não mostre passividade diante de uma situação de injustiça ou desrespeito. Se posicione, mesmo que não seja você a pessoa afetada diretamente. Como Djamila Ribeiro ressalta, todas as pessoas possuem lugar de fala e devem se posicionar a partir do lugar que estão.
  8. Participe dos grupos de afinidade e dos fóruns promovidos pela empresa. É uma forma de aprender com as pessoas e ainda mostrar que é uma pessoa aliada à Diversidade, Equidade e Inclusão.

As vagas da Serasa Experian estão abertas!

Na Serasa Experian, acreditamos que uma organização que investe em diversidade, equidade e inclusão é uma empresa que gera inovação. Afinal, são diferentes pensamentos, histórias de vida e recortes sociais que trazem novas perspectivas, melhoria de processos e mais.

Quando bem trabalhados, esses pilares desenvolvem também um sentimento intrínseco e seguro de pertencimento, fazendo com que cada pessoa se sinta bem-vinda e parte de um todo.

Seja em uma conversa descontraída, em uma reunião da diretoria ou em um simples café, encontramos em cada pessoa a satisfação e o orgulho em pertencer ao nosso time. Contamos com  os Grupos de Afinidades (ERGs) que são compostos e liderados por pessoas funcionárias voluntárias que dedicam parte do seu tempo para construir uma rede de trocas, de  oportunidades e acolhimento.

Se você tem o sonho de fazer parte de um ambiente corporativo e inclusivo como o nosso, temos uma boa notícia: a Serasa Experian está com vagas abertas em inúmeros setores. Não perca tempo, confira os cargos disponíveis e cadastre seu currículo em nosso banco agora mesmo.

Quem sabe essa não é a sua chance de juntar-se a nós e ter espaço para ser quem é, ao mesmo tempo em que faz a diferença em um ambiente que valoriza o talento e a diversidade de cada pessoa?

Todas as ações que realizamos globalmente ficam disponíveis no nosso relatório “O poder de ser você!”. Se tem interesse e quer saber mais sobre, acesse a edição de 2023 e confira tudo que envolve nossa cultura de integração!