A venda consignada é um modelo de negócios capaz de beneficiar todos os envolvidos em uma transação, ou seja, quem fornece o produto, o vendedor e o cliente final. A partir dessa estratégia, é possível aumentar o faturamento, expandir a carteira de clientes e conquistar o tão almejado reconhecimento de marca.

Se você já tem uma empresa ou deseja abrir um MEI, este conteúdo é ideal para você. Nele, você entenderá o que é consignação comercial, como incluí-la no seu negócio, vantagens e desvantagens, como escolher os fornecedores certos e outros tópicos relacionados ao assunto. Continue a leitura e confira!

O que é venda consignada?

A venda consignada é um tipo de transação comercial na qual o fornecedor envia mercadorias para um varejista, mas o varejista só paga pelo que vender. Em outras palavras, com base em um contrato estimatório, o produtor oferece itens para serem expostos no negócio de outro revendedor.

Os valores para as mercadorias são acordados antes da venda, assim como a comissão que o lojista receberá após concluir as compras. Considerada democrática, essa estratégia propõe uma margem de lucro justa e permite que pequenos varejistas tenham a chance de possuir estoques maiores.

O tempo para buscar os produtos também é estipulado antecipadamente. No momento de recolher os itens, o lojista presta contas sobre tudo que foi vendido, podendo devolver o que restou ou continuar com o estoque para novas tentativas de vendas.

Por que vender consignado?

A venda consignada é ideal para integrar diferentes modelos de negócios. A partir dela, pequenas e médias empresas têm a chance de se igualarem às grandes marcas, contando com mais mercadorias para venda, tudo sem gerar novos gastos.

Além disso, a consignação comercial reduz os riscos que um vendedor tem de falir ou investir nos produtos errados. Isso ocorre porque, ao pegar os itens para venda, é possível identificar o nível de procura por determinado cosmético, alimento ou outro tipo de produto, identificando novas oportunidades de crescimento e negócio.

Para o fornecedor, esse tipo de venda também é benéfica, já que dá a ele a oportunidade de levar sua marca a mais lugares e conquistar novos espaços. Como resultado, o vendedor poderá fazer planejamentos estratégicos e compreender melhor a lei de oferta e demanda.

Quais são as vantagens da venda consignada?

Existem várias razões pelas quais tanto fornecedores quanto varejistas optam por adotar o modelo de venda consignada. Para entender se esse modelo de venda faz sentido com a sua realidade e expectativas, confira quais são esses motivos!

Melhor fluxo de caixa

O fluxo de caixa nada mais é do que a entrada e saída de dinheiro da sua empresa, sendo o objetivo principal ter uma maior entrada do que saída. A venda consignada melhora esse indicativo porque o varejista só paga pelo produto após ele ser vendido ao consumidor final.

Na prática, o dinheiro da venda entra no caixa da empresa antes que ela precise fazer o pagamento ao fornecedor. Com essa economia, o comerciante pode investir em outras estratégias e até mesmo expandir os negócios. Para manter essa saúde financeira, bastará apenas aprender a evitar a inadimplência.

Ainda temos a flexibilidade financeira, onde o varejista não precisa comprometer uma parte significativa de seu capital de giro na compra de estoque, detalhe benéfico, principalmente, para pequenas e médias empresas.

Melhor acesso dos clientes aos produtos novos

No momento em que os comerciantes não têm gastos para investir em lançamentos e novos produtos, eles podem oferecer as soluções por um preço mais justo e antecipadamente. Assim, o cliente final terá à disposição a facilidade de encontrar as mercadorias, podendo adquiri-las por um menor valor.

Quando os consumidores estão satisfeitos, as chances de uma propaganda natural acontecer aumentam e, consequentemente, o fornecedor e o vendedor ganham mais destaque na cidade, região, estado ou país. Devido a essa visibilidade, é importante priorizar somente os itens de qualidade, afinal, não queremos ter um marketing negativo.

Redução da manutenção de estoque

No modelo consignado, o varejista não precisa comprar antecipadamente os produtos que coloca à venda. Em vez disso, o fornecedor envia as mercadorias para o varejista, que as expõe e tenta vendê-las aos consumidores finais. Após o tempo acordado no início do contrato, o fornecedor disponibilizará novos produtos.

Além disso, nesse modelo de venda o varejista não tem mais a obrigação de manter grandes estoques ou criar estratégias para deixar o produto vendido mais conhecido. Aqui, também podemos ressaltar o descarte de gastos surpresas, como quando as mercadorias apresentam defeitos ou ultrapassam o prazo de validade.

Oportunidade de testar novos canais de vendas

Com o sucesso das vendas físicas e on-line, o empreendedor pode explorar novos canais de vendas e tornar sua marca visível em outros meios de comunicação. Dentre as alternativas, estão:

  • WhatsApp;
  • E-mail marketing;
  • Instagram, Facebook, TikTok e outras redes sociais;
  • Influencers;
  • Marketplace.

Para quem deseja dar mais destaque a empresa, investir em tráfego orgânico e pago também são excelentes possibilidades. Por exemplo, os conteúdos SEO e as campanhas no Google Ads são responsáveis por atrair novos usuários e fidelizar aqueles que já conhecem a sua marca.

Como saber se a venda consignada vale a pena para o meu negócio?

A venda consignada costuma ser vantajosa para todos os tipos de empresas, oferecendo novas chances de expansão. Mas, para garantir assertividade no negócio, o varejista precisa analisar cuidadosamente os produtos e soluções que escolhe comercializar.

Cada empresa tem um público-alvo e a persona ideal, sendo necessário considerá-los no momento de fechar o negócio. Por exemplo, se você tem uma rede de clientes jovens e com interesse nas tendências da atualidade, investir em itens focados na terceira idade não é uma boa escolha e pode ser sinônimo de prejuízo.

Esse cuidado também deve ser considerado pelo fornecedor, ou seja, ele deve procurar os comerciantes que mais se adéquam ao produto disponibilizado. Afinal, o objetivo é vender a mercadoria e aumentar os lucros.

Uma dica para os fornecedores é sempre consultar o CNPJ dos varejistas com os quais desejam fechar negócio. Caso não saiba do que se trata essa pesquisa, indicamos que faça a leitura do nosso guia completo sobre consulta CNPJ. Vale ressaltar que essa mesma consulta pode ser feita pelo comerciante antes de fechar o contrato.

Quais são os riscos e desvantagens da venda consignada?

Assim como todo modelo de negócio, a consignação comercial também possui desvantagens e elas podem atingir todos os envolvidos (fornecedor, vendedor e cliente final). No caso do fornecedor, a atenção especial deve ser dada à validade dos produtos fornecidos, já que no caso de vencimento, o prejuízo será todo dele.

Para os vendedores, o ponto negativo é depender de outra pessoa para manter a própria empresa e gerar lucros. Não à toa, é importante investir em produtos de fornecedores diferentes. Com uma cartela ampla, os riscos de ficar sem mercadorias são menores.

Os clientes podem ser negativamente atingidos quando existem poucos comerciantes vendendo o mesmo produto. Pois nesse cenário, há mais chances da mercadoria ter um aumento de valor.

Como escolher o fornecedor ideal?

Para a escolha de um bom fornecedor, é indispensável realizar uma pesquisa com pessoas que já fazem negócio com ele. Quando o contrato é fechado com um vendedor que não possui uma boa reputação, a possibilidade de enfrentar surpresas desagradáveis é maior.

Outra dica é conhecer os detalhes dos produtos selecionados por meio de feedbacks de pessoas que os compraram e informações sobre a marca. O último ponto a ser considerado é a margem de lucro nas vendas e se o valor pago é realmente justo. Se a resposta for não, você pode negociar um aumento de comissão.

Como selecionar os vendedores certos?

Os fornecedores que desejam contar com um time de comerciantes de qualidade devem separar um tempo para conhecer os estabelecimentos e as condições oferecidas aos clientes. Espaços desorganizados e com outros problemas relacionados à aparência não vão valorizar o seu produto e, consequentemente, podem não gerar lucros.

Verificar a experiência do comerciante e os métodos de vendas também é uma excelente forma, já que mostra se o varejista saberá destacar os pontos fortes das mercadorias. Por último, sugira um teste para ver como o vendedor sairá durante o período probatório.

Como fazer uma venda consignada? Confira exemplos!

O primeiro passo para fazer a consignação comercial é buscar fornecedores — siga as dicas compartilhadas sobre como escolher o fornecedor ideal. Se você ainda não tem uma loja física, uma excelente forma de começar é investir no ambiente online, seja criando um perfil comercial no Instagram ou até mesmo um pequeno e-commerce.

Para quem continua em dúvida sobre qual produto investir, listamos exemplos de vendas consignadas. Na lista de mercadorias com maior saída, estão:

  • Vestuário feminino, masculino e infantil;
  • Semijoias e bijuterias;
  • Cosméticos (maquiagens, perfumes, cremes corporais e mais);
  • Produtos para os cabelos;
  • Utensílios domésticos;
  • Calçados, principalmente para o público jovem;
  • Bolsas;
  • Peças íntimas femininas.

Durante a escolha, lembre-se de considerar qual público deseja atingir, pois somente assim será possível investir nas opções certas.

Agora que já sabe tudo sobre esse modelo de negócio e exemplos de venda consignada, temos certeza de que está no caminho certo e conquistará bons resultados em breve. Caso ainda tenha dúvidas sobre o tema ou precise de ajuda no seu negócio, basta preencher o campo localizado ao final da página que um dos nossos especialistas entrará em contato com você.

Para quem já possui uma empresa e deseja aumentar a cartela de clientes, preparamos um conteúdo completo sobre como fazer prospecção de clientes. São dicas efetivas para aprimorar seus métodos e garantir maior visibilidade ao seu projeto.

Esperamos que o conteúdo de hoje tenha sido útil. Até o próximo!