O Serasa Score é um mecanismo importante para aprovar vendas com mais segurança, reduzir a inadimplência e cuidar da reputação financeira da empresa. Ele consiste na definição de uma pontuação de crédito, aplicada a pessoas físicas ou jurídicas, que pode ser utilizada por negócios de variados portes e segmentos.

Porém, você sabe para que serve o Serasa Score, como ele ajuda você no processo de vendas e como ele auxilia na proteção da sua empresa? São essas e outras dúvidas que visamos desmistificar neste artigo.

Então, continue a leitura e entenda o que é o Serasa Score, como utilizá-lo e como ele beneficia o seu negócio!

O que é Serasa Score?

O Score é uma pontuação de crédito que indica o risco de um consumidor se tornar inadimplente em um período determinado. Essa nota, que varia de 0 a 1000, é formada a partir da análise de diversos dados, como relacionamento do cliente com o mercado, dados do Cadastro Positivo e informações negativas.

Cada birô de crédito tem um processo para a definição da nota. No caso do Score da Serasa, como a empresa conta com a maior base de dados da América Latina, expertise global e capacidade analítica, a pontuação é estabelecida com ainda mais precisão para indicar o risco de inadimplência em um horizonte de seis meses.

Como funciona a pontuação do Score de empresas?

A pontuação do Score depende dos hábitos financeiros dos gestores de um negócio. Ela revela a situação das finanças da empresa e será utilizada sempre que for necessário buscar algum tipo de crédito; por exemplo, empréstimos ou aumento de limite do cartão de crédito corporativo. Veja a seguir como funciona esse percentual:

  • 701 a 1000 aponta Score excelente;
  • 501 a 700 indica que o Score é bom;
  • 301 a 500 revela um Score regular;
  • 0 a 300 mostra um Score baixo.

Se o Score é baixo, fica difícil ganhar a confiança da instituição financeira. Por outro lado, se for alto, a empresa terá mais chances de obter o crédito solicitado. Sendo assim, o seu negócio precisa ter um Score acima de 500. Assim, a sua possibilidade de ter os pedidos aprovados aumenta consideravelmente.

Qual é a importância de consultar o Score?

É muito importante consultar o Score dos clientes para fazer uma análise dessas informações antes de conceder parcelamentos ou crédito. Essa é uma maneira eficiente de mensurar os riscos de vender grandes compras a determinadas pessoas que sejam desconhecidas. Observe a seguir outras razões para realizar esse tipo de consulta antes de negociar!

Serasa Score de terceiros

A pontuação de crédito é utilizada por instituições financeiras e empresas para estabelecer o risco na negociação com clientes — quanto maior for o Serasa Score, mais seguro será o acordo. Dados da Serasa indicam que 70,53 milhões de brasileiros estavam inadimplentes no país em fevereiro de 2023.

Sendo assim, independentemente do porte, segmento de atuação e perfil dos clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, é necessário tomar atitudes para avaliar os riscos do acordo e reduzir índices de inadimplência. Afinal, atrasos e falta de pagamento podem comprometer o fluxo de caixa e a saúde financeira do negócio.

Nesse sentido, realizar a consulta do Serasa Score de clientes antes de oferecer crédito ou vender a prazo se torna significativo para avaliar a capacidade de pagamento deles e realizar negociações mais seguras. O procedimento ainda é útil para analisar o perfil financeiro de fornecedores e evitar imprevistos, auxiliando na sua tomada de decisão.

Serasa Score do próprio CNPJ

Outra funcionalidade do Score é reforçar a credibilidade financeira de uma empresa perante o mercado, ou seja, verificar como está a sua pontuação. Consultar o Score do CNPJ permite avaliar a pontuação da sua empresa e adotar atitudes para melhorá-la, se for o caso.

Uma companhia que tem uma pontuação de crédito alta demonstra mais credibilidade e capacidade de pagamento. Dessa forma, pode conseguir acordos mais atrativos com fornecedores, solicitar crédito ou empréstimo com juros menores, entre outros benefícios.

Serasa Score de outras empresas

O Score também serve para analisar o CNPJ de outras empresas para saber se é viável fazer parcerias de negócios. O indicador da situação financeira das pessoas jurídicas considera o cenário econômico para revelar como são os relacionamentos financeiros dessas instituições; por exemplo, a compra de produtos para estoque, o pagamento a fornecedores, a contratação de serviços etc.

Como saber o Serasa Score da sua empresa e dos seus clientes?

A consulta ao Score do seu CNPJ e de clientes pode ser feita de forma facilitada pelo site da Serasa Experian. Veja, a seguir, os principais passos para isso!

  • autoconsulta: pode ser feita de forma gratuita. Basta acessar o site, preencher o cadastro e informar o CNPJ da sua empresa para realizar a pesquisa;
  • consulta de clientes: é possível consultar o CNPJ ou o CPF para descobrir o Serasa Score dos clientes. Nesse caso, é preciso entrar no site da Serasa Experian, escolher o pacote mais adequado às necessidades do negócio, fazer a contratação e informar o número do documento para a consulta.

Como o Serasa Score pode ajudar no processo de vendas?

Uma das principais vantagens do Serasa Score é aumentar a segurança das vendas. Sendo assim, a ferramenta é útil para:

  • avaliar a capacidade de pagamento do cliente;
  • estabelecer formas de pagamento mais seguras;
  • evitar atrasos e calotes.

Ao incluir a consulta ao Serasa Score na política de crédito, a empresa consegue identificar se o cliente é um bom pagador, ou consultar dívidas anteriores. Assim, pode tomar a decisão mais acertada em relação ao acordo para reduzir risco de inadimplência e preservar a saúde financeira do negócio.

A estratégia é indicada para organizações de todos os portes, incluindo PMEs (pequenas e médias empresas) — como o processo é rápido e prático, não é necessário ter uma grande equipe para isso. Depois da consulta, a pontuação de crédito é informada em poucos instantes, ou seja, a análise de dados e a tomada de decisão podem se dar de maneira ágil.

É importante que o procedimento seja realizado antes de todo o acordo, tanto para clientes novos quanto para os frequentes. Além da consulta do documento, é possível contar com um monitoramento para carteira de clientes. Assim, a empresa recebe avisos em casos de movimentação, como uma negativação no CNPJ ou CPF dos compradores, e pode tomar decisões mais acertadas nas próximas vendas.

Quais são as vantagens de acompanhar o Serasa Score da empresa?

Como falamos, além de consultar a pontuação de crédito de clientes, é recomendado conhecer como funciona o Serasa Score de empresas. Essa nota varia conforme o comportamento financeiro da companhia, por isso, para ter uma pontuação elevada, é preciso manter os pagamentos em dia, ter os dados atualizados, entre outras medidas.

Obtenção de recursos financeiros

Uma pontuação alta é vantajosa para o negócio, pois permite obter recursos financeiros em melhores condições de pagamento, o que pode viabilizar, por exemplo, investimentos em inovação e expansão para a companhia. Contudo, a consulta deve ser feita com frequência para tomar atitudes de correção rápidas, em caso de situações que podem comprometer a pontuação.

Monitoramento do CNPJ

Uma solução para quem não consegue fazer consultas constantes é a ferramenta Saúde do seu Negócio. Dessa forma, é feito um monitoramento automático do CNPJ da empresa e do documento dos sócios (dependendo do pacote contratado), e o assinante recebe avisos, por e-mail ou SMS, em caso de alterações nos documentos.

Com esse monitoramento, a empresa pode adotar ações mais rápidas para resolver uma pré-negativação ou descobrir o uso indevido do documento corporativo por fraudes, por exemplo.

Como consultar o Serasa Score e quais os diferenciais dessa pontuação?

Com o Serasa Score, você pode utilizar um aplicativo ou o próprio site para realizar as consultas sobre o crédito dos seus clientes, parceiros e fornecedores. Basta preencher um cadastro ao realizar o seu primeiro acesso e fornecer os dados solicitados pela plataforma. Depois disso, a pontuação será revelada na tela do smartphone ou computador.

Profissionais especializados

A Serasa Experian oferece várias soluções para que as empresas tomem sempre as melhores decisões, a partir de avaliações sobre o perfil dos seus clientes. A solução tem confiabilidade no mercado, fornece análises e relatórios feitos por profissionais especializados que são referência nessa área. É possível realizar vários tipos de consulta.

Confirmação cadastral

Uma das funcionalidades da plataforma Serasa Experian é a confirmação dos dados dos cadastros dos clientes, como faturamento presumido, números de telefones, endereços e outras informações que são integradas ou reunidas de maneira fácil de usar.

Identificador de dívidas

Para que você consiga negociar com segurança, a Serasa Experian disponibiliza um identificador de dívidas, o qual mostra os débitos existentes para auxiliar na análise inicial do pedido de crédito. Tudo isso está acessível para quem pretende realizar parcelamentos com consumidores ou potenciais parceiros com os quais ainda não teve uma experiência de negócios.

Consulta intermediária ou completa

A consulta intermediária é uma opção interessante para quem negocia frequentemente com um parceiro ou está quase fechando um negócio que ofereça risco moderado. Já a consulta completa é ideal para realizar as primeiras negociações com fornecedores, parceiros, clientes ou determinados negócios que sejam de alto risco.

Enfim, este é o guia completo com tudo sobre Serasa Score! Para fazer o cadastro da sua empresa, você terá que informar o número do CNPJ, o CPF do sócio ou administrador, o nome completo, a data de nascimento, um e-mail para contato e o número do telefone celular. A Serasa Experian envia um código de validação para acesso à solução.

Gostou das dicas? Evite a inadimplência com consultas de CNPJ e CPF!