Todo mundo já viu algum artigo dando dicas de como aumentar o Score Serasa Experian. Em geral, é um conteúdo voltado para pessoas físicas, mas você sabia que as empresas também devem ficar atentas a sua classificação quando o assunto é score?

Pois é, da mesma maneira que pessoas físicas precisam que ele seja alto para garantir acesso a crédito e ter uma boa reputação financeira, as jurídicas também necessitam tomar cuidado com a sua pontuação. Além de influenciar a maneira como o mercado vai enxergá-la, também pode afetar a visão de clientes e fornecedores.

Se você quer saber para que serve o Serasa Experian Score e como é possível aumentá-lo, então, continue lendo!

O que é score empresarial?

De maneira geral, o Score é uma pontuação baseada em critérios financeiros com o objetivo de determinar o nível de confiança de uma empresa ou consumidor. É uma pontuação utilizada em diferentes partes do mundo. No Brasil, o responsável por calculá-la é a Serasa Experian.

Entre os critérios utilizados para avaliação, estão dados cadastrais, dívidas e débitos em aberto, a relação com o mercado e o poder de compra.

Como funciona?

A pontuação do Score para CNPJ vai de 0 a 1.000, em que quanto maior o valor, mais confiança a empresa apresenta. A divisão é feita dessa maneira:

  • 0 a 100 score: são empresas que estão em uma situação financeira bastante complicada, com dívidas constantes e que representam um alto grau de inadimplência;
  • 101 a 250: essa é uma pontuação mais moderada, isso quer dizer que o risco de inadimplência é menor, mas ainda é possível. Geralmente, o acesso a crédito é menos restrito do que o anterior;
  • 251 e 550: essa é uma posição média, a empresa tem ainda alguns problemas financeiros, mas consegue se manter e até tem condições futuras de limpar o seu nome. Nesse sentido, tem ofertas de créditos melhores.
  • 551 e 1000: a partir daqui, são as empresas com uma boa reputação no mercado, que conseguem manter suas contas no azul. O risco de inadimplência é bem baixo.

Qual é a importância do score para as empresas?

Por mais lucro que uma empresa possa gerar, durante seus anos de estabilização, até para ser um nome relevante no mercado, ela ainda precisará de investimento. Boa parte desse dinheiro terá que vir de outros lugares, porém, como chamar a atenção do mercado, ou melhor, como atrair os investidores?

A importância do Serasa Experian Score é, justamente, por mostrar de uma maneira comprovada que a empresa tem responsabilidade financeira. Então, quanto mais alto uma empresa mantiver o seu Score, melhor será a sua reputação no mercado. Afinal, se ela é uma boa pagadora, com as contas em dia e evitando dívidas, para futuros investidores e fornecedores, significa que é uma ótima escolha.

Como aumentar o score das empresas?

Já deu para perceber que o Score é uma pontuação fundamental para qualquer empresa, mas, especialmente, para as pequenas e médias, ele é um auxílio para chamar a atenção do mercado de maneira positiva. Porém, é preciso mantê-lo alto. Como fazer isso? A seguir, vamos mostrar algumas dicas. Continue!

Mantenha as contas em dia

Não tem jeito, para ter um bom Score, a maneira como a empresa lida com os seus débitos é muito importante. Nesse contexto, é preciso fazer o possível para que as contas estejam sempre em dia, e isso quer dizer que não deve haver atrasos.

Claro que nem sempre essa postura é possível, há gastos que podem extrapolar as condições da empresa no momento. Porém, é preciso que a área financeira do negócio esteja bastante atenta à gestão dos custos, até porque, mesmo que se atrase em um dia, isso pode afetar o Score.

Procure consultar o Score CNPJ do negócio para ver se não há nenhuma dívida atrasada, pois débitos antigos podem passar despercebidos.

Negocie as dívidas

Assim que verificar o seu CNPJ, ou mesmo, se estiver com alguma dívida em aberto, a melhor atitude é negociar os débitos. É muito importante que a sua empresa não esteja vinculada a nenhuma despesa. Do contrário, mesmo que tenha uma boa reputação no mercado, será difícil conseguir aumentar o Score.

Um bom incentivo é saber que assim que a empresa negocia a sua dívida e as primeiras parcelas são pagas, o Score já começa a se regularizar e subir.

Tenha credibilidade no mercado

Além das dívidas, outra maneira de manter o Score e até aumentá-lo é tomar cuidado em como a empresa se relaciona com o mercado. Acredite: se o seu negócio está constantemente pedindo crédito, isso pode ser um péssimo sinal para investidores e fornecedores.

Mesmo que o objetivo dos empréstimos seja aperfeiçoar o empreendimento, comprando equipamentos ou contratando mais pessoas, a impressão é que a gestão não consegue gerar lucros, e que está passando por dificuldades constantes. Esse comportamento pode levar a uma boa diminuição do Score, além de reduzir significativamente a credibilidade no mercado.

Atualize os dados da empresa

Aqui, vale não apenas para as informações da empresa, mas também, as relacionadas aos sócios. A atualização é muito importante, pois é por ela que o Serasa Experian verificará tudo relacionado ao seu negócio, e é o caminho pelo qual os investidores poderão verificar o seu status.

Sendo assim, não podemos deixar de falar da importância da presença no Cadastro Positivo. É um dos principais bancos de dados para informações financeiras, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas. Portanto, é uma das ferramentas relevantes para indicar aqueles que cumprem seus compromissos financeiros, isto é, fundamental para quem quer manter e aumentar o seu Score.

De fato, saber como aumentar o seu Score Serasa Experian é uma pergunta que aflige tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Quando se trata do segundo caso, pode ser ainda mais complicado, já que informações sobre o Score empresarial são pouco divulgadas. No entanto, entender como ele funciona e, principalmente, quais são as melhores condutas para mantê-lo alto é a melhor opção para quem quer ter uma boa reputação no mercado.

Este texto foi útil? Quer verificar qual é o Score do seu negócio? Descubra agora qual é a pontuação da sua empresa!