Pequenas e médias empresas podem e devem adotar algumas estratégias para evitar problemas com pagamento, como a análise do score do cliente, por exemplo. Contudo, atrasos e inadimplência são passíveis de acontecer e, nesse momento, é comum que os gestores pensem em negativação para resolver a situação.

Tal fato consiste na inclusão dos dados do devedor em um sistema de proteção ao crédito. Dessa forma, o CNPJ ou o CPF do cliente fica negativado e outras empresas podem ficar cientes disso, o que dificulta o acesso a crédito no mercado.

Sem dúvida, essa é uma das ferramentas que podem ser aplicadas para resolver a inadimplência, mas ainda há outras possibilidades. A cobrança, por exemplo, é a primeira atitude para lidar com a situação de forma mais simples, mas ela deve ser planejada com cuidado para que não comprometa o relacionamento com o cliente e torne o recebimento da dívida ainda mais difícil.

O protesto é bastante parecido com a negativação, mas, nesse caso, as informações do devedor são encaminhadas para o cartório. É necessário fazer uma formalização da dívida para que o cartório faça uma intimação ao devedor. Se o débito não for pago, o nome dele fica comprometido.

Ainda tem dúvidas sobre negativação e outras medidas para evitar prejuízos financeiros? Então, veja o infográfico e confira mais dicas sobre o assunto!

negativação

A inadimplência pode se tornar um grande problema para empresas de variados portes e segmentos, afinal, tal fato pode comprometer o fluxo de caixa do negócio e afetar a saúde financeira. Diante disso, é fundamental aplicar estratégias para resolver a situação.

A cobrança é uma das principais atitudes para receber o dinheiro de maneira mais rápida. Contudo, se isso não for suficiente, a negativação ou o protesto são opções, dependendo do valor da dívida, do objetivo da empresa e do tempo para receber os recursos.

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