Microempreendedores do mundo todo costumam buscar oferta de crédito para fazer a expansão do negócio ou para passar por algum período de recessão econômica. E sabia que agora existe a facilidade de conseguir um empréstimo online? Seja qual for a modalidade, é preciso ter cuidado.
Embora muitas empresas ofereçam o serviço de modo ético e seguro, existem outras que agem de má-fé, aplicando golpes. Para que você não seja o próximo a cair nessa cilada, confira as dicas que daremos nos próximos tópicos!
Confira se há registro no Banco Central
Antes de passar qualquer dado pessoal seu e solicitar o empréstimo, verifique se a instituição é autorizada pelo Banco Central. Isso pode ser feito por meio do site ou do telefone, no número 145. Dessa forma, você garante que a empresa é idônea, podendo solicitar o empréstimo com mais segurança.
Vale ressaltar que é preciso conferir se o nome do site é o mesmo que consta no Banco Central, ok? Isso porque alguns fraudadores usam nomes semelhantes para tentar enganar o consumidor. Então atenção máxima a esse detalhe!
Faça uma pesquisa minuciosa sobre a instituição
Pesquisar mais a fundo sobre a empresa pode livrá-lo de uma grande cilada. Existem casos de instituições que agem de má-fé, modificando o contrato depois de assinado ou alterando informações como o número de parcelas e taxas de juros, por exemplo. Cuidado nunca é demais.
Normalmente, clientes que se sentem lesados fazem reclamações nas redes sociais da própria empresa e em sites como o Reclame Aqui. Por esse motivo, faça uma busca completa pelas redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, bem como em blogs e plataformas de proteção aos direitos do consumidor antes de prosseguir com a contratação da oferta de crédito.
E atenção: mesmo quando essas informações são inexistentes, não significa que não existem reclamações. Na verdade, empresas que trabalham com empréstimos online costumam ter muitas informações no ambiente digital. A falta de dados pode significar, na realidade, que se trata de uma instituição ilegal ou fraudulenta.
Outra atitude importante antes de bater o martelo sobre a oferta de crédito é fazer uma consulta do CNPJ da empresa, que precisa ser válido e constar e no site da Receita Federal.
Verifique os dados de contato fornecidos
É fundamental checar dados simples, como endereço e telefone informados pelo site da instituição ou durante o contato com um representante. Acredite: há empresas que informam endereços inexistentes ou mesmo de residências e comércios que não estão associados aos serviços que dizem oferecer.
Quanto aos canais de atendimento, eles precisam estar em perfeito funcionamento para que, caso algo não saia como o esperado, você possa fazer uma reclamação sem piorar a dor de cabeça. Para testar o atendimento da empresa, ligue para os telefones informados e faça as perguntas que desejar. Tenha cuidado caso perceba que informações estão sendo omitidas.
Desconfie de quem oferece muitas facilidades
Se a empresa não solicita documentos, não pede muitos dados, diz que concede crédito completamente sem burocracia, empresta dinheiro mesmo para negativados e entra em contatos por canais como WhatsApp, e-mail e SMS, provavelmente é uma armadilha.
Para começar, empresas sérias tomam alguns cuidados para assegurar que o consumidor tem condições de cumprir com o acordo. Algumas de fato permitem o empréstimo para negativados, mas com condições específicas.
Além disso, por mais que as empresas estejam desenvolvendo processos mais rápidos e facilitados, a parte burocrática ainda é um meio de proporcionar segurança para ambos os lados. Por isso, é necessária.
Negue pagamento antecipado para liberação do crédito
Solicitar um valor para depósito antes de conceder o empréstimo não é uma prática realizada por empresas sólidas e com credibilidade no mercado. Por isso, não é recomendado aceitar ofertas de crédito em instituições que coloquem o pagamento adiantado como requisito. Infelizmente, são vários os casos de pessoas que acabam vítimas desse tipo de crime.
Normalmente, a empresa fraudulenta oferece valores altos, com baixas taxas e ótimas condições de pagamento. Com a desculpa de que o depósito serve para o pagamento de taxas, impostos e custos iniciais, ela solicita o depósito de um pequeno valor, normalmente em uma conta de pessoa física. Como o golpista é persuasivo, ele ilude a vítima afirmando que a proposta é real e segura.
Ao receber o dinheiro, a empresa some e a vítima não consegue mais entrar em contato. Após o golpe ser realizado, são raros os casos em que é possível conseguir o valor de volta.
Observe se o site tem certificado de segurança
Você já reparou que alguns sites têm um cadeado verde ao lado da URL na barra de endereços? Pois esse cadeado é o símbolo universal da segurança, presente ali para deixar claro que as informações inseridas na página estão seguras.
Para receber o cadeado, os sites passam por um processo completo de auditoria e certificação que tem como finalidade comprovar que são confiáveis. Por isso, se for solicitar um empréstimo online, verifique sempre se o site da instituição tem esse cadeado.
Navegue pelo site da empresa
Consulte as páginas de termos de uso, política de privacidade e quem somos. Em sites não confiáveis, elas costumam ter muitos erros de português e conter imagens de baixa qualidade. Embora não sejam todos os sites fraudulentos que tenham essas características, já que alguns investem muito para parecer com empresas idôneas, desconfie se detectá-las.
Leia o contrato atentamente
Nem todas as empresas de má-fé realizam golpes abertamente. Em alguns casos, elas realmente concedem empréstimos, mas incluindo no contrato termos que podem ser prejudiciais. Há também casos em que o empréstimo é concedido, mas com taxas de juros altíssimas. Por isso, é crucial ler o contrato com máxima atenção e calcular o Custo Efetivo Total (CET) para verificar a real possibilidade de quitar a dívida.
Se você receber algum material publicitário, como e-mail ou panfleto, guarde-os, pois eles integram o contrato. Assim, todas as informações que estiverem contidas neles precisam ser cumpridas.
Apesar de ser mais trabalhoso seguir essas dicas, elas podem impedir que tenha que lidar com prejuízos financeiros. Então nada de pular etapas! E lembre-se: busque crédito sempre em empresas confiáveis.
Se as informações deste post foram úteis para você, não deixe de assinar a nossa newsletter para ter receber diretamente na sua caixa de entrada diversas outras dicas que podem ajudá-lo a gerir e expandir seu negócio!