A Web 3.0, também conhecida como a "web semântica", representa uma evolução significativa da internet como a conhecemos. A ideia é descentralizar o armazenamento de dados para promover mais liberdade digital para as pessoas.

Com o surgimento dessa evolução da web, vão surgindo inúmeras oportunidades de inovar e aproveitar as vantagens competitivas. Mas, para isso, é necessário entender do que se trata esse assunto tão falado ultimamente.

Aplicações descentralizadas (dApps), tokens não-fungíveis (NFTs) e DAOs (Organizações Autônomas Descentralizadas) são apenas alguns dos elementos que estão ganhando destaque nesse novo ecossistema.

Aqui na Serasa, nós montamos um conteúdo completo sobre o assunto para que você fique por dentro de tudo que tem a ver com a Web 3.0 e como ela vai afetar a nossa vida daqui em diante, seja no âmbito pessoal ou para vender na internet.

O que é a Web 3.0?

A Web 3.0 é a próxima fase da internet. Seu principal objetivo é criar uma estrutura descentralizada onde os usuários detêm maior controle sobre seus dados e suas interações online. Além de ser mais segura, ela promete muito mais espaço para criação e interatividade entre as pessoas em ambientes virtuais.

Ainda está em desenvolvimento e não podemos navegar por ela como fazemos hoje na Web 2.0, mas em breve esse panorama irá mudar. Por ora, apenas criptomoedas e blockchains transitam pela web semântica.

Evolução da Web

Para entender melhor todo o conceito por trás dessa jornada, vamos começar por cada fase da web. Hoje nós estamos na Web 2.0, na qual primordialmente trocamos mensagens por texto, voz e vídeo. A Web 3.0 promete muito mais.

Web 1.0

A primeira geração, chamada de Web 1.0, foi criada no final dos anos 1980 no Reino Unido por um cientista da computação chamado Tim Berners-Lee. Além de programar o primeiro navegador, ele escreveu o HTML (Hypertext Markup Language) e o HTTP (Hypertext Transfer Protocol), tão conhecidos de qualquer pessoa que utiliza a internet hoje em dia.

Demorou para a web se popularizar, mas ela acabou ganhando força quando os navegadores começaram a aparecer no início da década de 90.

Mesmo assim, ela ainda não era uma internet tão interativa. A única coisa que você podia fazer era entrar em sites e ler conteúdos, no máximo conversar com alguém dentro de um site por uma sala "bate-papo".

Web 2.0

O conceito de Web 2.0 surgiu no início dos anos 2000, em contraste com a web 1.0, que era predominantemente estática e limitada à leitura de informações. A Web 2.0 trouxe maior interatividade, colaboração e uma internet mais dinâmica e voltada para a participação ativa dos usuários.

A transição da Web 1.0 para a Web 2.0 começou no final da década de 1990 e início dos anos 2000, à medida que a internet se tornava mais acessível, principalmente através dos dispositivos móveis e à medida que as tecnologias de desenvolvimento web evoluíam. A Web 1.0, predominante até então, era composta por páginas simples, estáticas e basicamente unidimensionais, onde os usuários eram consumidores passivos de conteúdo.

Com o avanço de novas tecnologias, como o JavaScript, AJAX e CSS dinâmico, tornou-se possível criar sites mais interativos, permitindo que os usuários não apenas consumissem, mas também criassem e compartilhassem conteúdo.

Isso abriu caminho para as redes sociais e uma internet mais colaborativa, na qual a criação de conteúdo e interações em tempo real se tornaram as características predominantes.

A Web 2.0 é o que entendemos como internet na nossa realidade atual, usando basicamente smartphones e computadores para navegar pela rede. Conheça a Lei do e-commerce e fique por dentro da legislação para sua empresa funcionar na internet.

Web 3.0

Ela está sendo conhecida como a "internet do dinheiro". Estão sendo criados novos protocolos, novas formas de serviços e produtos. O próximo passo é a total descentralização da internet, onde você será proprietário único e exclusivo de todo o conteúdo que você produz.

A cada dia ela estará mais presente em nossas vidas e vai mudar completamente a maneira como enxergamos o mundo digital hoje.

Por que a Web 3.0 é importante?

A Web 3.0 é importante porque representa uma evolução significativa da internet, abordando várias limitações e desafios da Web 2.0 e oferecendo soluções que podem transformar a maneira como interagimos online.

Ela é vista como a chave para a criação de uma internet mais descentralizada, segura, transparente e personalizada, colocando os usuários no centro das decisões e do controle sobre seus dados.

Os recursos de marketing da Web 3.0 podem ajudar as empresas a atingir um melhor equilíbrio entre privacidade e personalização do que é possível com a web de hoje.

Porém, isso pode trazer uma desvantagem: como empresa, você pode encontrar alguma resistência na privacidade de dados da Web 3.0 para continuar fazendo marketing como você faz hoje, por exemplo.

Como funciona a Web 3.0?

Para entender como a Web 3.0 funciona, precisamos primeiro entender o que é blockchain. O blockchain é uma cadeia de blocos de informações subsequentes com capacidade de armazenamento segura. Uma vez que um bloco de informação é criado, ele é vinculado ao bloco anterior na linha do tempo.

O processo continua assim por diante. Assim, não há um sistema centralizado de controle no blockchain. Esse recurso garante a privacidade e a segurança de nossas informações.

Trazendo para uma linguagem mais próxima do empreendedorismo, podemos dizer que a Web 3.0 funciona através do blockchain como uma cadeia de valor, como uma série de etapas interligadas.

Recursos e tecnologias da Web 3.0

Confira abaixo uma lista com os principais recursos e tecnologias da Web 3.0 que você precisa conhecer. Alguns já são conhecidos do nosso vocabulário, como a Inteligência Artificial e o Metaverso.

1. Web Semântica

A Web semântica é um dos principais pilares da Web 3.0. Ela se refere à capacidade da internet de entender e processar informações de forma mais inteligente. Em vez de simplesmente exibir dados, a Web semântica organiza as informações de maneira que as máquinas possam entender o significado por trás delas, criando um ambiente mais eficiente para busca e navegação.

Para empreendedores, isso significa que seus conteúdos online serão mais facilmente encontrados e compreendidos por mecanismos de busca avançados. Isso facilita o processo de segmentação de público, melhora a personalização da experiência do usuário e pode ajudar a aumentar a visibilidade nos resultados de pesquisa.

Para você que é dono de uma pequena ou média empresa, a Web semântica pode ser uma grande aliada na otimização de seus sites e campanhas de marketing digital.

2. Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) é uma das tecnologias mais transformadoras da Web 3.0. Ela permite que máquinas aprendam com dados e tomem decisões de maneira autônoma. Com o uso de algoritmos de aprendizado de máquina e redes neurais, a IA consegue oferecer experiências personalizadas, melhorar os processos de automação e otimizar a análise de dados.

Para as pequenas e médias empresas, a IA pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar a experiência do cliente, automatizar o atendimento (como chatbots), personalizar ofertas e até mesmo prever tendências de consumo. A integração de IA em plataformas de e-commerce e sistemas de CRM pode levar suas operações a um novo nível de eficiência e competitividade.

3. Gráficos 3D

Os gráficos 3D são uma das inovações visuais que a Web 3.0 está trazendo para o mercado. Com o avanço das tecnologias de renderização gráfica e a implementação de ferramentas como WebGL, a criação de conteúdos interativos e tridimensionais tornou-se mais acessível. Isso cria novas formas de interação para os usuários e melhora a imersão na experiência digital.

Para empreendedores, o uso de gráficos 3D pode ser vantajoso na criação de sites e aplicativos mais atraentes e envolventes, especialmente em áreas como moda, arquitetura e design de produtos. A visualização tridimensional pode ajudar seus clientes a explorar seus produtos de uma forma mais realista e detalhada, elevando a percepção da sua marca e facilitando a tomada de decisão.

4. Conectividade

Com a Web 3.0, informações e conteúdo estarão mais conectados e onipresentes, acessados por vários aplicativos e com um número crescente de dispositivos cotidianos conectados à web. Um exemplo disso é a internet das coisas. Aparelhos eletrodomésticos como geladeiras, micro-ondas, cafeteiras e aspiradores de pó já podem ser conectados a uma rede Wi-Fi e trabalhar com independência por comandos remotos. Isso vai se tornar cada vez mais corriqueiro e presente no nosso dia a dia.

Aliás, sobre a conectividade, você já ouviu falar no portal de relacionamento da CEF com os empreendedores chamado Conectividade Social ICP? Se você é empreendedor e ainda não sabe sobre o assunto, leia nosso conteúdo, você com certeza precisa desse serviço.

5. Ubiquidade

A ubiquidade da Web 3.0 refere-se à ideia de que a internet estará acessível em qualquer lugar, a qualquer momento e por meio de diversos dispositivos. Isso é possível graças à evolução das redes móveis, ao 5G e à melhoria da infraestrutura global de internet.

Para os empreendedores, a ubiquidade permite que seus produtos ou serviços estejam sempre ao alcance do cliente, independentemente do dispositivo que ele esteja utilizando, seja um smartphone, tablet ou computador. Esse nível de acessibilidade pode aumentar as vendas, melhorar o engajamento do usuário e ampliar o alcance de suas estratégias de marketing, permitindo que sua empresa seja vista e acessada globalmente.

6. Blockchain

O blockchain funciona como uma proteção criptografada. Ou seja, grandes empresas e sites não terão acesso aos seus dados pessoais para ganhos próprios, porque todos os aplicativos da Web 3.0 serão executados em blockchains ou redes peer-to-peer descentralizadas, ou uma combinação delas. Esses aplicativos descentralizados são os chamados dApps.

7. Descentralização

A descentralização é outro conceito-chave da Web 3.0. Ela visa reduzir a dependência de grandes empresas e plataformas centralizadas, dando mais controle ao usuário e criando um ambiente mais democrático e transparente. A descentralização é implementada por meio de tecnologias como blockchain, criptomoedas e sistemas peer-to-peer.

Para os empreendedores, isso significa a possibilidade de operar de forma mais independente, sem depender de intermediários para gerenciar transações ou distribuir conteúdo. Isso pode resultar em uma maior redução de custos e maior controle sobre a operação do seu negócio. Além disso, a descentralização pode aumentar a segurança, pois os dados não estão armazenados em servidores centralizados, o que dificulta ataques cibernéticos.

Por que é importante entender a Web 3.0 no meu negócio?

A nova era da internet terá impacto em várias estratégias digitais de qualquer negócio, começando pelo marketing digital. Se você tem um negócio com ambiente virtual, será diretamente impactado pela Web 3.0, pelos seguintes aspectos.

Foco menor em palavras-chave

As buscas dos usuários ficam com termos cada vez mais complexos e a produção de conteúdo baseada apenas em palavras-chave já não é mais suficiente. É preciso entregar mais que palavras, e sim conteúdos multimídia com relevância, que realmente representem o que as pessoas estão buscando.

Diminuição das consultas "perto de mim"

A Web 3.0 vai ter um avanço considerável no quesito geolocalização. Isso vai fazer com que cada vez menos as pessoas precisem pesquisar termos como "perto de mim" ou "no meu bairro". As pesquisas já responderão com dados condizentes com a sua localização e vão facilitar muito o contato entre as pessoas e as empresas pelas quais elas procuram para solucionar um problema.

Aumento da pesquisa por voz

A pesquisa por voz já é uma realidade na rotina de muitas pessoas que possuem assistentes virtuais em casa ou usam até mesmo no smartphone. Isso significa que a adaptação terá que ser para palavras-chave cada vez mais longas e específicas, chamadas long tail. Outro ponto importante é o número de pessoas que vão passar a usar esse mecanismo, já que as crianças aprendem a falar antes de escrever e também existe a questão da acessibilidade digital.

Metaverso

A Web 3.0 e o Metaverso estão moldando o futuro da internet, oferecendo um ambiente digital totalmente imersivo e interativo. O Metaverso, um universo virtual tridimensional, permite que os usuários criem avatares e se envolvam com marcas, produtos e outros indivíduos de maneira mais envolvente do que as tradicionais interações nas redes sociais.

Em vez de simples interações por texto ou chamadas, no Metaverso os usuários podem se comunicar e colaborar em tempo real até com avatares, criando uma experiência rica e personalizada.

A Web 3.0 é o alicerce essencial para o Metaverso, tornando possível a existência de um mundo digital acessível através de navegadores e dispositivos conectados, de forma mais descentralizada e segura. Ela não só facilita a interação dentro desse espaço virtual, mas também transforma a maneira como gerenciamos dados, identidade e transações, permitindo uma nova forma de interatividade e liberdade online.

Para você, empreendedor digital, à medida que o metaverso se expande, vão começar a surgir novos tipos de marketing e inovação, e não serão poucos. A Web 3.0 vai se tornar um elemento-chave para empresas que buscam estar à frente das tendências tecnológicas.

Quando a Web 3.0 chegar de vez, a internet se tornará exponencialmente mais integrada em nossas vidas diárias, muitas vezes mesmo sem que percebamos. Vamos ver quase todas as máquinas domésticas offline de hoje interagindo com seus servidores autônomos e aplicativos descentralizados, promovendo novos reinos digitais.

O futuro continua brilhante, esteja preparado para o que há de vir e continue no blog para ler outros conteúdos. Você sabe o que é criptografia? Ela é fundamental para o seu negócio e nós temos um post completo sobre o tema. Aproveite!