Para muitos empreendedores, ter um catálogo online é como escolher um ponto de venda capaz de atingir todos os públicos. Mas saiba que não é bem assim. Afinal, o alcance que um site ou aplicativo depende da sua acessibilidade digital.

Embora os canais digitais não enfrentem barreiras geográficas para falar com o público, eles precisam de acessibilidade digital para oferecer uma boa experiência a todos. Se os usuários encontram informações confusas ou se o site não está adaptado a dispositivos móveis, poderão ter uma experiência desagradável e pular para a concorrência.

Diante disso, todo o empresário deve se preocupar em fazer adequações que garantam a acessibilidade digital. Neste post, você poderá entender mais sobre esse conceito, a sua importância e como colocá-lo em prática. Confira!

O que é acessibilidade digital?

Acessibilidade digital é a implementação de recursos que garantem a todos os usuários as mesmas condições e oportunidades para acessar sites, serviços, aplicativos e outras ferramentas online.

A acessibilidade digital transforma os canais virtuais, eliminando barreiras e garantindo a participação de qualquer pessoa no ambiente digital, independentemente de dificuldades visuais, auditivas ou intelectuais, limitações socioculturais, problemas motores e impedimentos relacionados ao espaço físico ou aos dispositivos usados.

Por que é importante?

O Brasil conta com quase 46 milhões de habitantes com algum tipo de deficiência (Censo do IBGE de 2010), mas nem 1% dos sites apresentam acessibilidade digital, de acordo com estudo do Movimento Web para Todos e seus parceiros.

As pessoas com dificuldades de utilizar computadores ou que apenas têm dispositivos móveis para entrar na internet também encontram, na ausência de acessibilidade digital, barreiras para usufruir de canais virtuais.

Isso significa que uma empresa que não investe em acessibilidade nos seus canais digitais acaba deixando de se relacionar com uma grande parte do público, perdendo a oportunidade de transformá-los em clientes.

Por não ser a maioria das empresas que investe em acessibilidade digital, esse é um cenário de baixa concorrência que torna a acessibilidade uma vantagem competitiva, permitindo aos negócios fidelizar mais consumidores.

Além de ser uma ação estratégica, investir em acessibilidade digital é uma importante prática de inclusão. Afinal, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) reconhece o espaço eletrônico e exige que todos os meios online ofereçam condições de acesso a pessoas com deficiência.

Como a acessibilidade digital afeta as vendas?

Empresas que investem em recursos de acessibilidade digital em seus canais podem aumentar as vendas e, consequentemente, os lucros. Isso acontece porque essas empresas:

  • atingem um número maior de pessoas — boa parte delas negligenciadas pela ausência de recursos que facilitam o acesso;
  • melhoram o ranqueamento do site no Google, aumentando a relevância e o alcance do site;
  • captam mais visitantes e realizam um maior número de interações com potenciais compradores;
  • educam a audiência por meio de conteúdos de qualidade e outras estratégias de marketing digital para PMEs;
  • ampliam os perfis que compõem sua base de público;
  • fortalecem a marca e reforçam uma imagem de inclusão junto ao mercado;
  • melhoram a experiência do usuário.

Como aplicar a acessibilidade digital?

Os recursos de acessibilidade digital são uma combinação de boas práticas e tecnologias. Assim, as otimizações a serem aplicadas dependem de um conjunto de adequações nos canais virtuais.

Para entender o que melhorar nos elementos que compõem um site, aplicativo ou ferramenta online, você pode se basear na Web Content Accessibility Guidelines (WCAG), referência mundial para normativas que visam a padronização de ações voltadas à inclusão. Veja a seguir as principais dicas nesse sentido.

Adequações em imagens e vídeos

As pessoas com deficiência visual ou auditiva podem encontrar dificuldades com elementos audiovisuais. Para compreendê-los, elas dependem de recursos como:

  • descrições textuais de imagens, seguindo a ordem: o que é ou quem está representado, onde, contexto e ação realizada;
  • audiodescrição em vídeos explicando o conteúdo, sem atrapalhar a escuta do áudio original;
  • legendas e tradução para LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).

Otimização de textos

Os textos precisam ser adaptados para garantir a acessibilidade digital a vários grupos, desde quem tem deficiências visuais até aqueles que estão no espectro autista, portadores de dislexia, usuários com dificuldades com a tecnologia, entre outras outras limitações.

Os textos de sites, aplicativos e outras plataformas podem ser otimizados colocando em prática os seguintes elementos:

  • estrutura textual simples;
  • organização em listas e tópicos;
  • frases e parágrafos curtos;
  • ordem direta e voz ativa;
  • eliminação de figuras de linguagem e trocadilhos;
  • fontes grandes, sem itálico e em cores contrastantes com o fundo;
  • destaque para elementos como links;
  • alinhamento à esquerda e espaçamento.

Melhorias na navegação

Melhorar elementos da navegação da plataforma assegura a acessibilidade digital para usuários com diversos tipos de deficiência, bem como aqueles que apresentam dificuldades com o uso de tecnologias ou enfrentam as limitações de dispositivos e redes. Alguns elementos que contribuem para a navegação são os seguintes:

  • layouts simples e lógicos;
  • otimização da exploração via teclado ou por voz;
  • descrição clara e completa das ações desencadeadas ao clicar em links ou botões;
  • conteúdos em formatos variados;
  • material de apoio para facilitar e orientar os visitantes;
  • áreas clicáveis de tamanho grande;
  • espaçamento entre campos;
  • oferta de atalhos;
  • possibilidade de alteração do contraste entre plano de fundo e texto.

Cuidados com o design

Que designers e desenvolvedores trabalham juntos para construir sites e aplicativos não é nenhum segredo. Isso ocorre, principalmente, porque as funções desses profissionais apresentam um alto grau de dependência para garantir a usabilidade, a navegabilidade e a acessibilidade digital das plataformas.

Alguns cuidados que os designers devem tomar para apoiar os desenvolvedores são:

  • simplificar o esquema de cores;
  • destacar ícones e botões;
  • evitar excessos;
  • usar tons menos vibrantes;
  • usar imagens, gráficos, fluxos e diagramas para ilustrar o que está escrito;
  • garantir representações visuais completas das informações;
  • associar o design — cores, formatos etc. — ao significado dos conteúdos.

Como vimos, a acessibilidade digital, além de ser uma questão de empatia e respeito pelo público do seu negócio, é uma oportunidade de obter diferencial competitivo e vender mais. Investindo em boas práticas e tecnologias assistivas, você pode sair na frente nesse assunto. Então, não perca tempo!

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