Com toda a concorrência que temos no mercado, é normal analisar e entender como eles se posicionam e desempenham no mercado, não é? Além de tirar essas dúvidas, podemos entender como podemos melhorar e quais estratégias podemos adotar para o nosso negócio.

E o Market Share é um meio para você comparar como está a sua disputa com os concorrentes, ou seja, é uma ferramenta ideal para você compreender como está o seu desempenho e o dos demais.

Quer compreender mais? Continue aqui no Serasa Experian e entenda mais sobre o assunto. Boa leitura!

O que é Market Share?

É um indicador que avalia o posicionamento de uma empresa em relação à outra do mesmo nicho, ou seja, por meio das porcentagens que são analisadas, você consegue perceber como uma se destaca em relação à outra.

Dessa forma, pode-se calcular o valor da discrepância entre elas. Para isso, é importante considerar certos índices, tais como:

  • Vendas;
  • Participação no mercado;
  • Faturamento.

Dessa maneira, é com esses números que se sabe se uma empresa é a líder do setor, quais são suas vendas, qual delas fatura mais, entre outros aspectos.

Catálogo online: saiba como criar um e potencializar suas vendas! 

Quais são os tipos de Market Share?

O market share é dividido entre o de volume e o de valor e cada uma delas traz um aspecto diferente.

  • Market share de valor: é a parte que visa o faturamento da empresa, como levantamento de vendas totais. Ele definirá qual é todo o seu valor ganho em comparação com a sua área de atuação;
  • Volume: é referente à parte de saída de mercadorias, analisando qual empresa consegue vender mais nos períodos.

Ele conta com esses dois tipos, visto que uma empresa pode vender mais em mercadoria, mas ficar com seu valor abaixo de quem vende menos utilizando um valor superior. Assim, é possível fazer uma métrica para balancear o dinheiro e a saída de itens.

Como calcular o Market Share?

Para o cálculo, você pode pegar diferentes formas para analisar cada setor do seu estabelecimento. A fórmula para calcular dependerá do seu objetivo de avaliação. Desse modo, você pode utilizar o seguinte parâmetro para o que você deseja entender:

Market Share = (RESULTADO DA EMPRESA / RESULTADO DO MERCADO DE ATUAÇÃO) x 100

Com isso em vista, você pode utilizar para metrificar:

  1. Volume de vendas;
  2. Valor de mercado;
  3. Público-alvo.

Assim, para calcular corretamente esses valores, você deve escolher com muita assertividade seu concorrente e entender, de fato, como são os números dele. Fazendo dessa forma, terá um resultado mais assertivo e dentro da realidade.

Como aumentar o Market Share da minha empresa?

Para conseguir aumentar o market share de uma organização, ela pode seguir algumas estratégias básicas:

  • Marketing: ter mais ações voltadas para a área da propaganda, mostrando seu negócio, produtos e/ou serviços. Sempre focando em atingir o seu público-alvo;
  • Relacionamento com clientes: investir no atendimento ao cliente e tratá-lo da melhor maneira possível para buscar a fidelização;
  • Inovação: Tentar trazer novidades para o negócio, seja com a prestação de um novo serviço ou a venda de um novo produto, isso fará com que seu público sempre fique atento ao que você propõe;
  • Preços competitivos: Talvez esse seja um dos fatores com mais peso para os negócios, afinal, boa parte das pessoas busca por preços. Entretanto, não se esqueça de entregar a qualidade!

O cadastro de fornecedores é um ponto muito importante para manter em dia e sempre atualizado: veja qual a sua importância e como fazer!

Por que o Market Share é tão importante?

Esse é um ótimo indicador para definir qual é o posicionamento da empresa em relação às demais, ajudando a medir seu posicionamento no meio e segmentar ainda mais a sua competitividade.

Ou seja, mesmo quando é um estabelecimento menor, ele pode analisar e definir algumas metas de acordo com o seu concorrente, seja escolhendo o que ele também vende ou trazendo algum produto que ele não tem, tentando, ao máximo, trazer mais público para o seu empreendimento.

De modo geral, é um meio dele verificar como pode crescer e alavancar suas vendas e compreender como pode gerar mais competitividade.

Além de analisar dados do seu comércio com o market share, você também consegue utilizar outros fatores para isso, como o Business Intelligence, que te ajuda a entender outros fatores. Assim, utilizar essas práticas em conjunto pode ser uma ótima estratégia.

Gostou do conteúdo? Na Serasa Experian, você encontra muito mais: temos mais temas sobre índices de desempenho e como melhorá-los, além de dicas para alavancar sua conversão. Para conferir mais, navegue por nosso blog. Até logo!