Gerenciar uma empresa ou departamento não é uma tarefa simples. A função requer muita disciplina, organização e boas capacidades de liderança. Quando se trata de setores de vendas, os resultados são numéricos e impactam todo o negócio.

Por isso, é muito importante investir em capacitação constante para estar por dentro das atualizações do mercado. Hoje em dia, além de saber falar bem e conhecer o serviço, um bom vendedor precisa ter habilidades pessoais e visão estratégica de vendas.

Neste post, vamos te trazer 10 indicações de livros que irão te ajudar a vender mais e criar conexões com os seus clientes. São leituras recomendadas para empresários, supervisores e quaisquer pessoas em posição de liderança, em empresas de pequeno a médio porte.

Os conhecimentos que você vai adquirir com as obras vão te ajudar a se desenvolver como vendedor e gestor. São insumos para que a sua equipe e empresa cresçam de maneira exponencial, ética e com uma clientela fiel. Continue a leitura!

1. Como fazer amigos e influenciar pessoas (Dale Carnegie)

“Como fazer amigos e influenciar pessoas”, de Dale Carnegie, já se tornou um clássico para administradores em diversos setores. O livro apresenta uma ótica comportamental sobre como as habilidades pessoais se sobressaem às técnicas na hora de medir o sucesso de grandes líderes.

É um guia definitivo para todos que buscam autoaperfeiçoamento e desenvolver métodos de persuasão. A obra fornece técnicas diretas para você alcançar seus objetivos pessoais e profissionais através da boa comunicação, honestidade e transparência.

Sucesso de vendas desde 1936, data de sua publicação inicial, o livro inovador já beneficiou milhões em todo o mundo e ainda se mantém como um best-seller atual.

2. Inteligência em vendas (Marcelo Ortega)

Um manual fundamental para os líderes de equipes comerciais, “Inteligência em vendas” apresenta técnicas para melhorar os processos e manter os vendedores mais motivados. Os métodos são funcionais e aplicáveis em todo tipo de empresa, de pequeno a grande porte.

A obra traz diversos exemplos de vivências no universo das vendas e de como o sucesso de uma empresa vem com empresários, supervisores e gerentes que também colocam a mão na massa. É uma leitura essencial para quem busca se aperfeiçoar e liderar equipes mais eficientes e inspiradas.

3. Como vender qualquer coisa a qualquer um (Joe Girard)

Existe forma melhor de aprender a vender mais do que seguir os conselhos do considerado “maior vendedor do mundo” pelo Guiness Book? Essa é a fama de Joe Girard, autor de “Como vender qualquer coisa a qualquer um”, que te explica formas objetivas e comprovadas de potencializar seus resultados em conversão.

A obra, que já é um clássico na estante de muitos gestores, mostra estratégias inovadoras para superar desafios que todo vendedor enfrenta:

  • Resistência do cliente;
  • Vendas em períodos de recessão;
  • Fidelização de clientes;
  • Transformar uma venda em outras 250.

Entre muitas outras dores. As lições são simples, mas valiosas para você aplicar na sua gestão comercial e explorar as possibilidades que a internet traz ao seu negócio.

4. A bíblia de vendas (Jeffrey Gitomer)

Com 10,5 mandamentos do sucesso em vendas, a obra de Jeffrey Gitomer é considerada um dos livros mais relevantes sobre o tema. Ele se dedica a apresentar formas de melhorar a produtividade e performance dos vendedores.

Trazendo exemplos práticos e aplicáveis a rotina de qualquer equipe, ele mostra desafios enfrentados pelo setor comercial e soluções para cada um deles. Se você quer se iniciar no mundo das vendas ou busca aprimoramento, esse livro é para você!

5. As armas da persuasão (Roberto Cialdini)

Você já ouviu falar em gatilhos mentais? “As armas da persuasão”, de Roberto Cialdini, descreve alguns dos principais motivadores para as pessoas tomarem decisões de compra. Dentre esses estímulos, estão:

  • Sentimento de reciprocidade;
  • Compromisso e coerência;
  • Aprovação social;
  • Afeição;
  • Autoridade;
  • Escassez.

Utilizando-se de orientações objetivas, o autor explica como os gatilhos funcionam e como eles podem ser “acionados”, de forma ética e respeitosa. Além disso, também apresenta os melhores argumentos para aproveitar as oportunidades de conversão, a partir da fase de convencimento no qual o potencial cliente se encontra.

O exemplar é uma arma poderosa e leitura obrigatória para qualquer pessoa que deseje se iniciar nas vendas ou se tornar um vendedor profissional.

6. Hacking Sales (Max Altschuler)

Escritor, CEO e fundador da Sales Hacker, Max Altschuler lançou “Hacking Sales” em 2015, com o objetivo de compartilhar sua metodologia para a prospecção de clientes a partir da geração de leads.

No exemplar, o especialista une táticas práticas combinadas com a tecnologia para tornar as atividades de outbound marketing mais produtivas e rentáveis. É uma leitura recomendada para quem tem em vista traçar a jornada de compra e perfil de cliente ideal para a empresa.

7. SPIN Selling® — Alcançando a excelência em vendas (Neil Rackham)

A SPIN Selling® é uma metodologia de vendas baseada na obtenção de informações do cliente para garantir maior excelência em conversão. As perguntas devem ser feitas pelo vendedor em quatro momentos distintos que formam a palavra SPIN:

  • Situação;
  • Problema;
  • Implicação;
  • Necessidade.

A técnica de compreender profundamente a dor do cliente é uma das mais utilizadas no setor B2B. Ela é aplicada para estimular a conquista de novos clientes, vender melhor as soluções da sua empresa e otimizar os processos de negociação.

8. Receita previsível (Aaron Ross e Marylou Tyler)

Considerado a bíblia do Vale do Silício, “Receita Previsível” é um guia prático e funcional. Aaron Ross e Marylou Tyler descrevem como colocar em prática o processo que levou a Salesforce a aumentar 300% em faturamento, gerando mais de US$100 milhões anualmente.

Sem enrolação, as orientações, dispostas em passo a passo, são essenciais para você estruturar um setor comercial disciplinado e protagonista na prospecção de clientes. É uma leitura ideal para quem procura formas de traçar metas e processos para alavancar os negócios.

9. Inteligência emocional para o sucesso de vendas (Colleen Stanley)

O livro de Collen Stanley compartilha métodos fundamentais para se conectar com os seus clientes de maneira assertiva e segura, a fim de criar relações duradouras. Trabalhar a inteligência emocional é encontrar formas de se comunicar e relacionar com mais tranquilidade e confiança.

Nessa obra, a especialista em treinamentos para gestão de vendas apresenta habilidades necessárias para os vendedores se adaptarem às novas ferramentas de trabalho. Leitura indispensável para quem quer se manter atualizado e desenvolver condições emocionais para gerar resultados frente às adversidades.

10. A máquina definitiva de vendas (Chet Holmes)

Chet Holmes é considerado um dos melhores professores de marketing, vendas e sucesso em negócios do mundo. Em seu livro “A máquina definitiva de vendas”, ele compartilha 12 estratégias imbatíveis para turbinar o seu negócio de maneira ágil e eficiente.

O autor reforça a necessidade de foco e disciplina para colocar em prática a metodologia. Indicado para quem busca técnicas de resolução de problemas de organização para fazer com que a sua empresa ou departamento atinja resultados de sucesso.

Investir em livros para se desenvolver enquanto vendedor é fundamental para quem deseja alavancar a sua carreira ou potencializar os rendimentos da sua empresa. Mas a busca por conhecimento não se limita apenas a essas sugestões de leituras.

Descubra blogs, cursos, eventos e converse com outros profissionais para encontrar as melhores estratégias para continuar seu processo de capacitação. Invista em você e explore as suas habilidades!

Gostou das indicações de livros para aprender a vender? Então, confira também as principais estratégias que você pode utilizar para aumentar as vendas do seu negócio.

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