Já notou como os jogos têm o poder de nos engajar por horas? E isso não se refere somente aos jogos convencionais, como partidas de tabuleiro e videogames. Se um gestor empresarial promove uma dinâmica que envolve o acúmulo de pontos para obter benefícios profissionais, por exemplo, os colaboradores tendem a se engajar muito mais facilmente do que em uma rotina normal de trabalho. Isso é o que chamamos de gamificação.

A verdade é que os games conquistam as pessoas desde sempre. E isso é tão claro que em um passado distante alguns idealizadores já começavam a pensar maneiras de usar os jogos para dinamizar atividades cotidianas, a fim de favorecer o desenvolvimento de novas habilidades.

Conheça todos os detalhes sobre gamificação, bem como seus benefícios e como aplicá-la na sua empresa.

O que é gamificação e como funciona?

O significado de gamificação corresponde a uma prática que usa componentes de jogos para instruir e desenvolver profissionais corporativos. Ela vem sendo implementada de maneira ampla e estratégica graças aos recursos tecnológicos disponíveis atualmente.

A grande sacada dessa abordagem lúdica é que equipes treinadas por meio dela assimilam conteúdos e técnicas com facilidade, favorecendo a memorização sobre assuntos considerados maçantes se explicados de forma teórica.

Afinal de contas, a nossa mente é programada para aprender a partir do fazer. Logo, o aprendizado é largamente estimulado quando estamos praticando algo. Embora seja perfeitamente possível absorver novos conhecimentos com ensinos teóricos e palestras, o nosso cérebro assimila melhor por meio de exercícios interativos.

É justamente por isso que fazemos exercícios na faculdade para gravar as matérias aprendidas, aulas práticas para conseguir nossa carteira de motorista e meses de estágio antes de conquistarmos um emprego na área.

Por que a gamificação é tão efetiva?

Você talvez já tenha jogado videogame e perdido a noção do tempo, e o mesmo ocorre com a gamificação. Os jogos nos motivam e trazem à tona diversas soluções criativas em nossa mente.

Conheça os benefícios que comprovam a efetividade dessa prática.

Gera compromisso e motivação

As empresas enfrentam grandes dificuldades em engajar funcionários e deixá-los motivados no ambiente de trabalho. Nesse sentido, a gamificação — por meio do seu sistema de pontos, classificações e níveis — tem poder para incentivar colaboradores de forma genuína, gerando engajamento.

Promove a criatividade

Profissionais criativos são altamente valorizados pelas empresas, pois sugerem ideias inovadoras para seu desenvolvimento operacional e mercadológico. Ao gamificar equipes estratégicas, é possível despertar a criatividade em alguns talentos.

Desenvolve competências estratégicas

Com a implementação de jogos no ambiente de trabalho, é possível desenvolver competências específicas nos participantes. Por exemplo, abordagens gamificadas focadas em gestão setorial são úteis para fazer os funcionários serem mais aptos à liderança, ao controle de estresse, à prática de oratória e à execução estratégica de controles gerenciais, como a elaboração do planejamento financeiro empresarial.

Eleva a produtividade

Um dos resultados mais evidentes da gamificação é o aumento das atividades executadas e o tempo gasto com elas. Devido à diversão e imersão dos jogos, os colaboradores ficam entretidos em funções que nem mesmo queriam fazer antes. Dessa forma, eles tendem a trabalhar mais e melhor.

Favorece a retenção de talentos

Por fim, essa abordagem funciona muito bem com a atual geração de profissionais — composta por pessoas nascidas entre 1980 e 2000. Por serem indivíduos mais dinâmicos e conectados, familiarizados com o ambiente digital, a gamificação é ideal para potencializar o aprendizado e transparecer que a empresa se importa com o desenvolvimento deles. Assim, a melhoria do employee experience favorece a retenção de talentos, tornando-se uma consequência natural para a instituição.

Quais são os principais elementos da gamificação?

A maneira de implementar a gamificação depende do segmento de atuação da companhia. É necessário formular a dinâmica para a realidade da equipe que faz parte da sua empresa a fim de promover desafios que trarão engajamento.

Nesse sentido, para que a jogatina seja efetivamente aplicada, é necessário considerar três elementos distintos.

Elementos dinâmicos

Elementos dinâmicos estruturam toda a ordem do game, definindo o modo de funcionamento. Entre os essenciais, destacam-se:

  • narrativa — a história, a trajetória e as missões;
  • progressão — condições que mostram o avanço dos jogadores;
  • emoções — as comoções que serão expostas para estimular a participação;
  • relacionamento — o tipo de relação que será promovido entre os jogadores (colaborativa ou individual);
  • regras — o que pode e o que não pode ser feito e o limite de tolerância para com os competidores.

Tais fatores devem ser estruturados durante a montagem da estratégia de gamificação.

Elementos mecânicos

Os elementos mecânicos são determinados a partir das restrições de jogo. É maneira de o gestor responsável se aproximar ainda mais dos participantes. Os pontos principais são:

  • cooperação — é importante que o time tenha um propósito em comum para resultar no bom desempenho de todos;
  • desafio — obstáculo a ser superado pelos jogadores, de forma individual ou coletiva;
  • recompensa — o que será entregue de acordo com a performance de cada um;
  • recursos — todas as orientações e ferramentas para que os participantes sejam bem-sucedidos na jogatina;
  • vitória — como determinado jogador será declarado vencedor;
  • feedback — retorno do gestor responsável sobre cada etapa ou missão cumprida a fim de o participante identificar o que pode ser melhorado.

Tais condições só são observadas após o início da dinâmica. Elas variam entre cada funcionário/equipe, sendo que o mesmo desafio pode gerar um ótimo resultado em um setor da companhia e um não tão satisfatório em outro.

Elementos componentes

Por último, os elementos componentes são imposições essenciais que dependem totalmente da dinâmica escolhida. Entre os mais comuns estão:

  • avatar — os jogadores devem ter avatares ou serão eles mesmos?
  • missões — as etapas que serão cumpridas para se chegar ao objetivo final;
  • pontos — os pontos relacionados a cada desafio proposto pelo game;
  • pódio — a definição do ranking para premiar os primeiros lugares.

Por fim, para cada gamificação, há um tipo de jogador. Existem perfis competitivos, estratégicos e racionais. Tudo depende da mecânica escolhida e das características de cada participante.

Qual é a melhor forma de usar a gamificação?

Existem três maneiras efetivas de implementar a gamificação nas empresas.

Treinamentos

A capacitação pode ser gamificada para:

  • aprimorar o conhecimento dos profissionais sobre assuntos da área;
  • instruir os funcionários sobre todos os detalhes a respeito dos novos produtos e serviços;
  • fazer e acelerar a integração de novos colaboradores;
  • atualizar a compreensão do time sobre as políticas da companhia.

Construção de times disruptivos

Essa estratégia pode ser aplicada para:

  • incentivar o trabalho em equipe;
  • ampliar as habilidades de comunicação entre times e departamentos;
  • formar uma equipe heterogênea a fim de fomentar o surgimento de ideias e soluções com eficiência.

Resultados organizacionais

É possível aproveitar a competitividade natural do seu time para:

  • fazer competições para aumentar as vendas ou aprimorar a captação de clientes;
  • incentivar o compartilhamento de informações estratégicas entre setores;
  • garantir a entrega de um ótimo produto ou serviço aos consumidores;
  • melhorar a capacidade analítica da equipe gestora em relação ao levantamento de indicadores de finanças;
  • permitir que a equipe administrativa aprenda a lidar com desafios financeiros com naturalidade;
  • promover maneiras criativas de superar a concorrência.

A gamificação é um processo que está conquistando o ambiente corporativo por conta do engajamento, da motivação e do estímulo à produtividade. Neste conteúdo, você conheceu diversos detalhes e recomendações sobre essa abordagem lúdica. E, então, vai usar algumas das sugestões em suas equipes?

Como a gamificação depende de um líder responsável pelos jogos, você já se perguntou como você age ao comandar sua equipe no dia a dia? Conheça 6 perfis de liderança e descubra qual é o seu.