Os funcionários são o principal ativo de uma empresa, determinando a cultura e os resultados do negócio. Por isso, é importante garantir que eles tenham uma boa experiência de trabalho. Nos últimos anos, um novo conceito tem ganhado cada vez mais espaço nas organizações: employee experience.

O conceito faz parte de uma estratégia de gestão de pessoas que visa a fortalecer a conexão entre a marca e seus colaboradores. À medida que o capital humano se valoriza, os funcionários se sentem mais acolhidos, o que rende bons resultados de retenção de talentos.

Neste artigo, vamos explicar exatamente o que é employee experience e como aplicar na sua empresa. Confira.

O que é employee experience?

Employee experience, traduzido, experiência do funcionário, é o resultado das interações dos funcionários com a empresa. Inclui processos, sistemas, pessoas, propósitos, sentimentos, aprendizado e comportamentos que resultam dessas interações.

Do ponto de vista organizacional, a employee experience é projetada e criada para o funcionário, ou o que a empresa acredita que a realidade dele deveria ser. Em outras palavras, tente criar uma organização para a qual as pessoas queiram trabalhar.

Esse conceito abrange toda a jornada de um funcionário em uma empresa, desde o recrutamento ao relacionamento com os colegas e a liderança. A estratégia também monitora os benefícios pessoais que a empresa oferece a esse funcionário em troca de sua produtividade.

Então, como você pode ver, a employee experience tem tudo a ver com conectar as pessoas e o impacto coletivo de suas atitudes. É uma estratégia que possibilita o entendimento dentro dos departamentos de uma empresa, fazendo com que os profissionais se sintam mais compreendidos e valorizados.

Qual é a importância da employee experience?

A employee experience é importante para reter funcionários, otimizar o desempenho dos negócios e melhorar várias métricas. É por isso que essa abordagem é tão importante que toda empresa que deseja ter sucesso deve aplicá-la.

O papel desempenhado por cada colaborador é diretamente responsável pelo sucesso da organização. Ou seja, é somente a partir da produtividade do capital humano que é possível atingir os objetivos organizacionais estabelecidos. Para isso, estratégias de retenção de talentos devem ser empregadas, e investimentos em práticas voltadas à melhoria do ambiente de trabalho são imprescindíveis.

Quais são as vantagens dessa prática?

É esperado que os esforços para melhorar e aprimorar a employee experience cresçam cada vez mais, tornando-se um dos principais focos dos líderes de gestão de pessoas. As empresas comprometidas com a experiência dos funcionários tendem a ter culturas organizacionais mais fortes, maior envolvimento dos colaboradores, ambientes diversos e inclusivos e altos níveis de retenção.

A seguir, listamos alguns benefícios que adotar este tipo de estratégia pode trazer para as empresas.

Reduz a rotatividade

Essa é uma vantagem muito clara de investir em uma estratégia de employee experience. Essa prática ajuda a descobrir problemas nos processos internos e a insatisfação dos funcionários ao longo da jornada. Com isso, o RH poderá focar a correção dessas situações e evitar que os funcionários deixem a empresa, reduzindo as taxas de rotatividade.

Aumenta a produtividade e a motivação

Quando os funcionários percebem que são valorizados e que têm a oportunidade de subir na empresa, aumentam seu engajamento e produtividade. Como resultado, a employee experience torna os profissionais mais motivados a fornecer um trabalho de qualidade para a empresa.

Promove a marca empregadora

As experiências são momentos importantes na jornada de um colaborador. Se forem negativas, afetam a reputação da marca empregadora.

No entanto, se forem positivas, as chances de moldar a empresa para ter uma imagem de um bom local de trabalho são muito altas. Isso tem implicações para atrair e reter talentos, além de ajudar a reduzir os custos de RH.

Aumenta a satisfação dos clientes

Funcionários felizes atraem clientes satisfeitos. Não é de admirar que a employee experience e a experiência do cliente estejam tão intimamente ligadas.

Acontece que quando os colaboradores se sentem confortáveis ​​com sua rotina de trabalho, eles tendem a ser mais focados em resultados, inclusive, desenvolvendo melhor suas soft skills. Tudo isso ajuda a atender aos clientes e atingir metas.

Como aplicar a employee experience?

Para conseguir melhorar o dia a dia de seus colaboradores, antes de tudo, é preciso entender as principais necessidades de cada indivíduo. Vale lembrar que todos são motivados por valores diferentes, mas alguns pontos de vista são de interesse mútuo. A seguir, damos algumas dicas de como aplicar a employee experience na sua empresa.

Escute e conheça os seus colaboradores

Um grande mito que existe nos provérbios populares é que o outro deve ser tratado como queremos ser tratados. Isso é incorreto, porque nossas necessidades são diferentes das de outras pessoas.

Então, temos que tratar as pessoas como elas querem, e para isso, é fundamental conhecê-las. Portanto, ouça e entenda seus funcionários, busque feedback, saiba quais as suas ambições pessoais e profissionais e esteja aberto às suas ideias e desabafos.

Alinhe os interesses dos colaboradores com os da empresa

Depois de descobrir as aspirações de seus profissionais, alinhe-as com as de sua empresa. É claro que devemos admitir que nem todos os desejos dos funcionários podem ser atendidos.

No entanto, é possível alinhar os objetivos do colaborador com os de negócio. Dessa forma, mesmo que seus interesses não sejam plenamente realizados, ele verá a organização lutando para entendê-lo e abrindo espaço para suas ideias.

Construa um ambiente de trabalho favorável

O ambiente de trabalho é, muitas vezes, a segunda casa de um profissional. É por isso que um ambiente de trabalho capacitador e bem estruturado é essencial. Isso significa que precisa ser ventilado, acessível, seguro, sustentável e higiênico. Como resultado, os funcionários se sentem mais confortáveis ​​em seus trabalhos.

 Apoie o desenvolvimento de seus funcionários

Outra ação de employee experience é mostrar que você está comprometido com o treinamento e o desenvolvimento dos colaboradores, incentivando e, até mesmo, planejando a carreira de todos. Não basta manter a conversa: ofereça recursos e oportunidades que a enfatizem, como tutoria, feedback, palestras, aulas e outros métodos de aprendizagem tangíveis.

Capacite líderes e gerentes

Seja o apoio que sua equipe de gerenciamento precisa. Uma maneira de fazer isso é fornecer orientação e treinamento para ajudar a envolver os funcionários de forma eficaz e saudável. Afinal, chefe é diferente de líder.

Por fim, não se esqueça de acompanhar os resultados e ver se a experiência do funcionário está sendo aplicada de forma eficaz.

Como vimos, a employee experience tem sido muito positiva em vários aspectos. Melhorar a experiência dos colaboradores é fundamental para motivá-los. Profissionais satisfeitos têm resultados cada vez mais positivos no trabalho. Portanto, use a employee experience para analisar como os funcionários estão se sentindo e buscar melhorias que possam realmente impactar o dia a dia da sua equipe.

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