Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empreendedorismo

PME

Pesquisa da Serasa Experian com PMEs aponta oportunidades geradas pela crise

Confira os resultados de uma pesquisa da Serasa Experian que ouviu 521 empreendedores de pequenas e médias empresas. Baixe o estudo de graça!

Pesquisa da Serasa Experian com PMEs aponta oportunidades geradas pela crise

Oportunidades geradas pela crise? Isso mesmo. Você leu corretamente. Pois apesar de quase metade (49%) das micro, pequenas e médias empresas terem sofrido impactos negativos devido à crise gerada pela pandemia de covid-19, 90% delas acreditam que o momento abriu novas oportunidades. Esses são os resultados de uma pesquisa aqui da Serasa Experian que ouviu 521 empreendedores de pequenas e médias empresas. Para 38% dos empresários, a crise abriu espaço para aprender novas modalidades de vendas, enquanto 33% acreditam que o momento permite empreender e inovar. Já outros 33% aproveitaram o momento para rever parcerias e fornecedores. Mas as oportunidades geradas pela crise não param por aí:

  • 26% dos empreendedores começaram a aplicar estratégias de acordo com o perfil dos clientes;
  • Outros 26% passaram a investir em novas tecnologias;
  • E 21% deles citaram que ganharam mais tempo para focar em planejamento e gestão.

Mais da metade dos empresários, 52,6%, pretende expandir os negócios com o fim da crise e retomada da economia, enquanto 29,2% estimam que conseguirão voltar ao mesmo patamar de antes da pandemia. Fora os 49% que afirmam ter sofrido os efeitos negativos da crise, 36% disseram não ter tido perdas e 15% conseguiram ter um saldo positivo no período. A principal mudança estrutural promovida pelas empresas foi a alocação de recursos para trabalhar e atender de forma remota, mencionada por 53,2%, seguida pelos investimentos em tecnologia para as vendas não presenciais (51,7%). Como resume, Cleber Genero, vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas e Identidade Digital da Serasa Experian, “o grande desafio das PMEs foi continuar operando. A digitalização aconteceu de forma sem precedentes, pelo nível e velocidade, mas ainda com muitas dificuldades, com as pessoas aprendendo no decorrer do processo. Não foi feito de uma forma planejada. As empresas, na verdade, se adaptaram ao contexto”.  

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