Toda a contabilidade para profissionais da saúde funciona por meio da contratação de um contador com conhecimento profundo das exigências da saúde para cuidar das questões tributárias e fiscais envolvendo as finanças. Desse modo, ele pode atuar na área e garantir a conformidade regulatória.

Assim, a presença de um contador é indispensável, pois é o profissional que sabe quais são as atividades que possuem obrigação em seu PJ ou MEI. Desse modo, problemas com a gestão fiscal, tributária e financeira são evitados.

Se você é médico, dentista ou qualquer outro profissional da área da saúde e deseja manter suas finanças organizadas, continue lendo e entenda como otimizar sua contabilidade para ter mais tranquilidade e sucesso no dia a dia!

Qual é a importância da contabilidade para profissionais da saúde?

A contabilidade é um pilar para profissionais da saúde, pois contribui diretamente com a administração eficiente e o planejamento financeiro da clínica ou consultório. Com uma gestão contábil bem estruturada, é possível manter o funcionamento do negócio em ordem, cumprir corretamente as obrigações fiscais e tributárias e evitar problemas financeiros no futuro.

Além disso, no setor da saúde, há particularidades que exigem atenção, como a emissão de declarações médicas e o correto enquadramento tributário. Manter uma contabilidade organizada não apenas facilita essas demandas, mas também garante maior segurança nas operações e conformidade com as normas regulamentadoras. Também é necessário conhecer algumas restrições relacionadas aos profissionais da saúde.

Como organizar a contabilidade para profissionais de saúde autônomos

Primeiramente, deve-se escolher o regime tributário adequado e realizar a abertura da empresa, incluindo a solicitação do CNPJ, afinal, a importância do certificado digital para médicos é a correta emissão de notas fiscais e outras obrigações fiscais.

Além disso, é necessário estruturar um bom controle financeiro, registrando receitas, emitindo recibos e acompanhando as despesas. Ferramentas de gestão contábil podem ser grandes aliadas nesse processo, facilitando a organização e garantindo maior precisão nos registros.

Com essas práticas, a contabilidade se torna mais eficiente, são reduzidos os riscos de inadimplência fiscal e há maior conformidade com as regulamentações. Dessa forma, o profissional autônomo pode focar no atendimento aos pacientes, sem preocupações excessivas com a burocracia financeira.

Quais são os diferenciais da contabilidade para clínicas e consultórios

A contabilidade para clínicas se diferencia devido ao planejamento contábil e gestão de folha exigirem um conhecimento específico das regulações da saúde. Por conta disso, os contadores precisam conhecer profundamente o setor para conseguir atuar bem na contabilidade de saúde.

Logo, enquanto na contabilidade de uma empresa há certas exigências, na contabilidade para profissionais da saúde é necessário considerar fatores como declarações médicas e de serviços médicos. Com isso, fica nítido como é preciso um tratamento mais específico para lidar com as questões que envolvem a contabilidade na saúde.

É válido destacar que os profissionais da saúde precisam conhecer alguns recursos que podem ser úteis no decorrer de sua atuação, como a cooperativa de crédito. Ou seja, há diferentes opções de escolha do negócio adequado para a clínica.

Como funciona o planejamento tributário voltado para a área da saúde

O planejamento tributário voltado para a área da saúde analisa todas as obrigações fiscais que as finanças de uma clínica devem cumprir para atuar legalmente.

Quando se tem um ótimo planejamento tributário na contabilidade para profissionais da saúde, são diminuídas drasticamente as chances de algum tributo ou obrigação passar despercebido. Isso é fundamental tanto para mostrar que a sua clínica é de confiança para seus clientes como também para garantir uma melhor eficiência operacional.

Com todo esse funcionamento, fica perceptível como o planejamento tributário na área da saúde pode ajudar a diminuir a carga tributária. Assim, as clínicas que possuem uma ótima consultoria contábil podem otimizar finanças, diminuir as chances de ocorrerem multas por descumprimento de exigências fiscais e garantir uma atuação dentro da legalidade.

Obrigações fiscais de médicos e estabelecimentos de saúde

As declarações médicas e notas fiscais são exemplos das obrigações fiscais que os profissionais da contabilidade para profissionais da saúde precisam checar. De maneira geral, podemos separar as seguintes obrigações fiscais para os locais e profissionais de saúde:

  • Declarações médicas (DIRPF, por exemplo);
  • Declaração de Serviços Médicos (DMED);
  • Declarações de rendimentos;
  • Emissão de nota fiscal;
  • Apuração de impostos;
  • Alvarás e licenças;
  • Registro de CNPJ.

Todos os itens listados são extremamente importantes para você assegurar a conformidade com as regulações, mas podem existir outras exigências a depender do seu tipo de clínica e situação de seu negócio. Por isso, é interessante contar com um contador especializado, pois além de ele ter experiência com a contabilidade para profissionais da saúde, é capaz de mapear melhor as exigências.

É importante saber em qual regime tributário você se encontra para fazer o cumprimento das atividades exigidas e entender se as atividades são excluídas do MEI. Verifique esse ponto com antecedência para evitar realizar operações erradas e passar por dores de cabeça para solucionar o equívoco.

Há benefícios do uso da certificação digital na gestão da contabilidade?

O uso da certificação digital na gestão de contabilidade auxilia médicos e clínicas a enviarem documentos oficiais com mais facilidade. Junto a esses, pode-se cumprir as obrigações fiscais e assinaturas de contrato de forma segura e prática, auxiliando na segurança fiscal do ambiente e otimização da rotina.

Assim, para aproveitar todos esses benefícios, é preciso conhecer as diferenças entre os variados certificados digitais. Como dica, recomendamos que você inicie observando as diferenças entre os certificados A1 e A3 para entender o impacto desses recursos.

Como escolher o contador ideal para negócios de saúde

É preciso avaliar se o contador atende às regulamentações estabelecidas para a contabilidade na saúde, checar a experiência que apresenta e o suporte que pode fornecer às suas finanças.

Com tudo isso em mente, é perceptível como a contabilidade para profissionais da saúde é um campo que exige bastante cuidado e pesquisa. Também fica claro como é preciso se atualizar frequentemente do que é necessário incluir no planejamento tributário para que ele garanta a legalidade de sua clínica.

Para contar com os conteúdos mais adequados e cuidar de sua contabilidade, conte com a Serasa Experian. Além disso, você pode fechar uma parceria com a gente e diversificar sua receita de uma maneira segura e bem promissora!