Para gerir uma empresa de modo eficaz, é necessário estar atento aos conceitos fundamentais no âmbito do empreendedorismo. A economia de escala é um deles; entendê-la e aplicá-la pode levar seu negócio a um novo nível.

Por isso, preparamos este material com as principais informações sobre economia de escala, desde sua definição, tipos, benefícios e, especialmente, como aplicá-la. Confira!

O que é economia de escala?

Esse é um conceito fundamental para o funcionamento das empresas, entretanto, pouco conhecido. Trata-se de um tipo de vantagem operacional que ocorre quando a empresa atinge um alto nível de eficiência. Enquanto os custos médios de produção são reduzidos, a quantidade de produtos fabricados aumenta.

O resultado desse processo de relação inversa entre custos fixos por unidade e quantidade produzida do produto é o aumento dos lucros. Esse processo é dividido em economia de escala interna e externa. Vamos entender mais sobre esses conceitos.

Escala interna

Esse fenômeno ocorre quando há o aprimoramento dos processos internos de um negócio. Os ganhos de escala da empresa devem ser independentes do mercado de trabalho e da indústria, dessa forma, aumentando sua produção e reduzindo seus custos.

Escala externa

O segundo tipo corresponde aos aspectos externos à empresa, como as alterações do mercado. Trata-se dos resultados de ações de fora da empresa, ou seja, não está condicionada ao rendimento interno do negócio.

A influência de uma empresa na economia externa está relacionada com sua relevância no mercado. Quanto maior uma empresa, maior sua influência nas ações externas.

Como a economia de escala funciona

Para entender o funcionamento da economia de escala, você deve compreender primeiramente dois conceitos importantes: custos fixos e variáveis, e padronização dos processos produtivos. Veja suas respectivas definições:

Custos fixos e variáveis

O primeiro tipo de custo se caracteriza por não sofrer variações conforme o volume de produção ou vendas. Alguns exemplos são aluguel e salários fixos de funcionários. A segunda categoria representa os custos que se alteram conforme o volume de produção ou vendas, como comissões de vendas e matéria-prima.

De modo prático, a partir do entendimento dessas duas categorias de custos, é possível otimizar os lucros se a capacidade total de produção estiver alinhada à oferta e demanda do mercado de modo equilibrado.

Veja também sobre qual é a diferença entre custo e preço.

Padronização dos processos produtivos

A segunda etapa no processo de economia de escala é a padronização dos processos produtivos. Isso resultará na diminuição de erros, somado à otimização de eficiência e produtividade, enquanto os custos são reduzidos.

É importante salientar que, para que a equipe de profissionais saiba gerir os processos produtivos, é recomendado um treinamento a fim de capacitá-los e evitar o retrabalho.

Leia também sobre automação para indústria e conheça processos para otimizar sua produção.

Exemplos de economia de escala

Veja algumas exemplificações dessa ferramenta:

Companhias elétricas

Companhias de geração de eletricidade exemplificam a economia de escala devido à utilização de geradores para a diminuição dos gastos por unidade de produção, o que aumenta a eficiência. Dessa forma, é mais benéfico optar por um gerador grande ao invés de vários menores, visto o aumento da produtividade em razão da redução das despesas de manutenção.

Empresas de logística

As empresas de logística também se destacam como exemplo. Elas utilizam a economia de escala especialmente para evitar o custo elevado do transporte de mercadorias.

Um exemplo claro são as empresas de caminhões, para as quais é mais vantajoso que o caminhão vá carregado o quanto for possível, aproveitando toda sua capacidade de espaço. Dessa forma, o custo do produto será menor por unidade.

Além disso, o planejamento de rotas eficazes que façam entregas estratégicas pensadas na facilidade de logística diminui gastos com combustível e outros possíveis gastos de manutenção do veículo.

Indústrias de Software

Já as empresas de software têm seus gastos concentrados na elaboração de sistemas para aplicativos e plataformas digitais. Atualmente, a produção e distribuição de cópias dos programas têm seus custos reduzidos devido à facilidade advinda do uso da internet.

Quais são seus benefícios

Esse processo, quando aderido por parte da gestão de uma empresa, é primordial para seu sucesso a longo prazo, independente de sua área de atuação no mercado. Sua lista de benefícios é múltipla. Confira quais são eles:

Aumento da produção

Parte da produtividade de uma empresa não está condicionada somente à mão de obra dos funcionários, mas, principalmente, à gestão do empresário. Quando aplicada de forma eficiente, a economia de larga escala tende a aumentar a produtividade de um negócio, o que motiva ainda mais o empregado a se dedicar em seu trabalho.

Diminuição de despesas

Todos os gastos que podem ser evitados devem ser evitados. A redução dos custos é um fator primordial para se destacar entre a concorrência, visto o alto volume de competitividade do mercado. Nesse contexto, a economia de larga escala atua como aliada na gestão financeira de um negócio, reduzindo os custos de modo exponencial.

Para você se aprofundar mais nesse tema, assista o vídeo completo que fizemos sobre Gestão de Estoque abaixo:

Redução dos preços

Além da eficiência produtiva e da redução de custos, a diminuição dos preços é somada aos benefícios de aderir a essa ferramenta. O custo operacional é reduzido, ocasionando um aumento nos lucros e uma maior capacitação de investimentos.

Aumento da eficiência

Por último, se destaca a vantagem do incremento de eficiência de modo geral. Esse benefício é advindo de um bom planejamento de produção, somado ao investimento em novos aparelhos e à criação de um ambiente físico adequado para a realização dos processos internos.

Como aplicar a economia em escala

Essa não é uma tarefa muito simples, pois a aplicação desse recurso em uma empresa envolve alto investimento em tecnologia e infraestrutura.

A economia de escala é um processo utilizado por empresas que têm seus produtos e serviços de forma muito bem consolidada. Contudo, mesmo para os empreendedores iniciantes, é extremamente relevante estudar e dominar o conceito dessa técnica para que futuramente possa aplicá-la.

Conforme os benefícios listados, esta é certamente uma prática que merece a atenção do empreendedor que busca aumentar o sucesso de seu negócio. Para aplicá-la, siga alguns passos que listamos para você:

  • Investimento em novas tecnologias e estratégias, recrutamento e equipamentos modernos para a aceleração dos processos;
  • Padronização de processos para garantir uma produção ágil e econômica;
  • Investimento em capacitação e processos a fim de minimizar erros e desperdícios;
  • Treinamento da equipe e estabelecimento claro de funções para a diminuição do custo médio de produção.

Qual a diferença de economia de escala e de escopo?

Como já foi abordado, a economia de escala considera o custo médio por unidade e o volume produzido. Já a economia de escopo ocorre quando há diminuição no custo médio pelo resultado da produção conjunta de mais um produto ou serviço.

De forma simplificada, enquanto a economia de escala analisa o custo médio por unidade, a economia de escopo reduz os custos produzindo mais de um produto por vez.

Qual a diferença entre economia e deseconomia de escala?

A principal diferença entre esses dois conceitos é que, na economia de escala, o aumento da produção é proporcional à diminuição de custos, enquanto na deseconomia de escala, a produção aumenta e os custos sobem. Ou seja, eles são inversamente proporcionais.

Isso pode ser consequência de modelos de trabalho ultrapassados, baixa produtividade, carência de investimentos em tecnologia e falhas operacionais, como desperdício de recursos ou problemas no gerenciamento.

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender o conceito de economia de escala, bem como seus tipos, benefícios e de que modo você pode aplicá-la. Para continuar se informando sobre o assunto, leia também nosso post sobre como fazer a redução de custos nas empresas.

Não se esqueça de compartilhar este artigo com seus colegas e ficar atento para nossas próximas postagens. Até a próxima leitura!