A ferramenta de consulta da Serasa Experian é amplamente utilizada por negócios em diferentes segmentos de mercado. Apesar da sua versatilidade, é comum que os gestores de empresas atacadistas tenham dúvidas a respeito das reais vantagens da sua utilização.
Somado a isso, outro receio comum entre os gestores de empresas atacadistas está atrelado à realização de vendas para novos negócios. Afinal, por se tratar de um comércio B2B, é comum que essas transações envolvam uma boa quantia de dinheiro que, geralmente, exige condições de pagamento a longo prazo, ampliando o risco de inadimplência.
Esse não é um medo infundado: cerca de 23% das micro e pequenas empresas no Brasil fecham antes de completar 5 anos de existência. Considerando empresas de todos os portes, são quase 60% que não chegam a esse tempo de existência. Ou seja, há mesmo uma preocupação genuína com essa questão.
Neste contexto, como as empresas atacadistas podem lidar com o risco da inadimplência sem perder bons negócios? Quais ferramentas e estratégias podem ser utilizadas para melhorar o desempenho da gestão financeira e trazer segurança para as vendas? Neste artigo, vamos trazer algumas dicas úteis para o seu negócio. Confira!
Como ter mais segurança nas vendas do atacado?
A gestão de um negócio que funciona nos moldes do atacado pode ser desafiadora, principalmente se considerarmos o alto risco de inadimplência.
Por outro lado, esse fator não pode ser um aspecto limitante para o crescimento do empreendimento. E é justamente aqui que surge a dúvida: como vender para novos negócios sem correr o risco da inadimplência?
Separamos algumas dicas práticas que vão ajudar você a ter maior segurança no processo de vendas. Garantimos que é possível, sim! Saiba mais a seguir.
Conheça o mercado
Se você busca segurança nas suas vendas, o primeiro passo é buscar conhecer mais sobre o mercado em que você atua, entender como a economia está influenciando na saúde financeira dos seus clientes e quais ações podem ser implementadas para melhorar o resultado das suas operações.
Conhecendo o mercado, você tem uma noção de eventuais riscos que podem estar rondando o seu negócio, o que traz a possibilidade de adotar medidas preventivas.
Considere o gasto estimado
Por meio da contratação de soluções da Serasa Experian, você consegue ter acesso a vários serviços, e um deles é a estimativa de gastos anuais de empresas novas que não divulgam balanços publicamente.
Essa informação ajudará a ter uma mensuração média do fluxo de caixa e identificar se há solidez do negócio no mercado.
Por exemplo, será que a empresa tem um gasto compatível com o faturamento presumido? Analisar essa questão permite identificar se há chances de uma quebra chegando a garantir maior confiabilidade ao fazer negócios com essa empresa.
Avalie o índice de relacionamento
Outro indicador importante e que você consegue acompanhar com a Serasa Experian é o índice de relacionamento. Ele permite que você avalie o grau de relacionamento do potencial cliente com o mercado e tendências para o futuro.
Ou seja, será que a empresa tem a confiança de outros atores importantes do mercado? Se a resposta for negativa, pode ser um sinal de que é melhor ter um pouco mais de cautela.
Verifique a pontualidade de pagamento
A pontualidade de pagamento também pode ser monitorada com as soluções da Serasa Experian. Com o uso das nossas ferramentas, é possível identificar, por meio de análise, quais são os hábitos de pagamento do seu potencial cliente.
É possível identificar, por exemplo, se ele cumpre ou atrasa pagamentos e ainda se costuma pedir negociações. Com base nesses dados, é possível ter uma noção sobre o risco de concessão de crédito. Afinal, uma empresa que é boa pagadora tende a ter maiores chances de honrar suas dívidas.
Limite de crédito
Esse é outro indicador que permite analisar qual é a projeção de liberação de crédito estimada para a empresa. Se ela possui uma linha de crédito baixa, pode ser um indicador de que ela tem um histórico ruim de pagamentos (o que diminui a confiança do mercado em conceder crédito).
Ou, ainda, se a pessoa tem um limite baixo, ela terá pouca margem de manobra financeira em cenários de crise. Com isso, ela poderá priorizar outras dívidas, em vez de acertar o que está devendo para o seu negócio.
Utilize a ferramenta de Consulta Serasa Experian
A ferramenta de Consulta Serasa Experian é provavelmente um dos produtos mais conhecidos e utilizados por empresas de diferentes portes e segmentos de atuação.
O processo de consulta às informações é muito simples e pode ser feito rapidamente. Você acessa o sistema da Serasa e informa os dados de identificação da empresa que pretende consultar.
Em instantes, você terá acesso a informações financeiras e de crédito que podem trazer mais segurança e embasar o seu processo de tomada de decisão de concessão de crédito.
Embora todas essas soluções não sejam uma garantia absoluta contra o risco da inadimplência, elas oferecem um panorama relevante sobre a atual situação financeira do cliente e os eventuais riscos atrelados à negociação.
Como você pode ver, é possível estabelecer ações estratégicas e práticas na proteção financeira do atacado. Os produtos e serviços oferecidos pela Serasa Experian ajudam a empresa a lidar com eventuais riscos de mercado, contribuindo para um processo de tomada de decisão mais qualificado.
Somado a isso, saber como vender para novos negócios permite que o seu atacado possa contar com um portfólio de clientes no mercado com maior segurança, o que vai minimizar o risco de inadimplência e contribuir para o crescimento da empresa.
Para promover o crescimento sustentável, é preciso perder o medo da inadimplência, e isso pode ser feito adotando boas práticas de gestão. Nesse sentido, uma das melhores decisões que você pode tomar para a promoção da saúde financeira e proteção do seu negócio é apoiar seu negócio com o suporte de ferramentas, como as oferecidas pela Serasa Experian.
Você quer saber mais sobre a solução de consulta da Serasa Experian e outros serviços oferecidos pela empresa? Acesse o nosso site e conheça os produtos que vão ajudar a melhorar o desempenho na gestão financeira do seu negócio.