O site é uma ferramenta que ajuda a melhorar o posicionamento da empresa no meio digital. Independentemente do tipo de empresa ou segmento de atuação, manter um site ativo pode ajudar no fortalecimento da marca, na fidelização de clientes e no fechamento de novos negócios.

Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, é importante que os gestores entendam a importância do tema, saibam como criar um site e conheçam as melhores práticas nesse sentido.

Para auxiliar, desenvolvemos este artigo especial sobre o assunto. Ao longo do conteúdo, você vai entender a importância de ter um site, aprender como criar um site do zero para o seu negócio, além de ter acesso a dicas e sugestões que vão auxiliar no desenvolvimento de estratégias para o seu negócio. Acompanhe!

Por que ter um site para seu negócio?

O site é um ambiente virtual no qual as informações de uma empresa são organizadas e divulgadas.

Nele, são colocados os principais conteúdos relacionados à marca, os serviços prestados e/ou produtos oferecidos, as formas de contato e demais informações relevantes. Podemos dizer que o site funciona como se fosse um estabelecimento da empresa na internet.

Antes de saber como criar um site para a sua empresa, é necessário entender a importância de elaborar uma estratégia para isso e o impacto positivo que um lugar na web pode trazer para a sua organização.

Independentemente de a sua empresa atuar de maneira física ou online, o desenvolvimento do site só traz benefícios para o seu negócio.

Para confirmar isso, basta pensar em como está cada vez mais comum as pessoas pesquisarem respostas para suas dúvidas e buscarem soluções para as suas necessidades usando a internet.

Os sites de busca, como o Google, e os de vídeo, como YouTube, estão entre os mais acessados por consumidores que querem comprar um produto, contratar um serviço ou tirar dúvidas sobre eles.

Assim, ter um site é uma maneira de conseguir novos clientes e de melhorar o relacionamento com os consumidores que já são atendidos, favorecendo o aumento das vendas. A seguir, listamos os principais benefícios de investir em um site para o seu negócio. Confira!

Ajuda a aumentar a visibilidade da empresa

Hoje, praticamente todo mundo está online. Por isso, quem tem uma empresa não pode perder a oportunidade de estar onde as pessoas estão.

Em um mercado cada vez mais digitalizado, quem não tem site não consegue ampliar a visibilidade do seu negócio e perde espaço para concorrentes que investem nessa ferramenta.

No site, além de apresentar informações sobre a empresa e os produtos, você também pode manter um blog. Neste blog, é possível divulgar informações e conteúdos relevantes para o seu público. Por meio destes conteúdos, você amplia as chances de atrair atenção e o interesse de clientes em potencial.

Quanto maior for a presença da sua empresa na internet, maiores serão os resultados alcançados. Além do site, não deixe de investir em redes sociais, já que elas ampliam os horizontes e permitem alcançar públicos mais específicos.

Traz mais credibilidade para o negócio

Em um primeiro momento, essa afirmação pode parecer estranha, mas, se você parar para pensar, vai perceber como ela faz sentido.

Imagine que você é um cliente e conhece determinada empresa, porém, antes de contratá-la decide pesquisar mais a respeito da organização na internet.

Qual será o impacto causado no cliente se você não tiver site? E se você tiver um site bem organizado, com informações sobre a empresa, os produtos, página de contatos e um blog repleto de informações?

É certo que uma empresa com site tem muito mais credibilidade para um cliente que ainda não conhece a marca do que uma empresa sem site e com pouca presença na internet.

Contribui para aumentar a comunicação

Por fim, outro benefício que merece destaque é a comunicação. Manter uma página na internet ajuda a melhorar a comunicação com os clientes. No site, você pode inserir links para contato direto por e-mail, redes sociais e WhatsApp, por exemplo.

Assim, clientes e consumidores em potencial terão condições de entrar em contato com você mais facilmente e pelo canal que preferirem.

Lembre-se de que tão importante quanto oferecer diversos canais de contato é garantir que esses canais sejam bem geridos e que os clientes consigam, de fato, conversar com a sua empresa por qualquer um deles sem maiores dificuldades.

Isso quer dizer que não adianta, por exemplo, manter um canal de contato pelo WhatsApp se você não consegue retornar ao cliente com agilidade.

Quais são os principais tipos de site e como escolher?

Antes de aprender como criar um site você precisa conhecer os tipos existentes e como eles se enquadram em uma estratégia de posicionamento digital. A seguir, explicamos que tipos são esses, suas características e principais objetivos!

Site institucional

O site institucional é um tipo muito conhecido e recomendado para empresas de todos os portes e segmentos de atuação.

Ele pode ser definido como uma espécie de cartão de visitas digital, no qual são reunidas todas as informações relevantes sobre a empresa, como: missão, visão, valores, produtos e serviços, história e formas de contato.

No site institucional, o consumidor tem acesso a um panorama sobre o negócio com informações objetivas e que permitem que ele conheça mais sobre a empresa e saiba como entrar em contato com ela.

Este tipo de site é considerado essencial para qualquer empresa, pois funciona como um marco que sinaliza a presença do negócio no ambiente digital.

Portanto, ele serve como a base que sustenta os demais tipos de site, dos quais falaremos adiante. Depois de criar um site institucional, o gestor pode trabalhar em estratégias como o desenvolvimento de ações de marketing de conteúdo e abertura de uma loja virtual.

Loja virtual ou e-commerce

Muitas empresas começam a sua jornada de venda online por meio dos marketplaces. No entanto, um passo natural a ser tomado depois de começar as vendas nestes ambientes é partir para as vendas em loja virtual própria.

E esse é justamente um outro tipo de site que a empresa pode desenvolver caso tenha o objetivo de vender online.

A loja virtual, também conhecida como e-commerce, é um modelo de site por meio do qual uma empresa vende seus produtos ou serviços.

Para conseguir realizar vendas e atender às expectativas dos consumidores, é preciso investir no desenvolvimento de um site completo, que contenha fotos em alta qualidade, descrição completa dos produtos e respectivos pretos.

Além disso, há necessidade de ter uma página específica para pagamento, na qual o cliente consegue verificar os itens do seu carrinho e finalizar as compras.

Esse tipo de site precisa ser desenvolvido com atenção e foco na qualidade e rapidez de carregamento. Também é importante ter atenção ao fato de que a loja virtual precisa de atualizações frequentes, com controle de produtos esgotados do estoque e lançamento de novidades.

A maior parte das empresas que têm e-commerce reúne na mesma página os dados institucionais e a loja virtual. Dessa forma, o cliente pode encontrar todas as informações sobre a empresa, além de adquirir os produtos de maneira mais rápida e simples. Somado a isso, outro site que pode ser combinado com esses dois tipos é o blog, a respeito do qual falaremos a seguir.

Blog

O blog funciona como um repositório de informações e conteúdos relevantes vinculados com a marca, seus produtos e serviços.

Por meio do blog, a empresa consegue publicar artigos com conteúdos que são de interesse do público-alvo, ajudando a aumentar o tráfego e o desempenho das vendas.

A utilização de blogs com site institucional é uma estratégia de marketing de conteúdo amplamente utilizada e que beneficia a empresa em diversos aspectos:

  • amplia a oportunidade de fechamento de novos negócios;
  • ajuda a fortalecer a marca;
  • educa o mercado a respeito dos produtos ou serviços oferecidos;
  • contribui para aumentar o tráfego do site;
  • fortalece a relação com os consumidores.

Site dinâmico

O site dinâmico é muito semelhante ao site institucional. A diferença é que ele usa recursos de programação mais avançados, permitindo o desenvolvimento de uma página mais funcional, oferecendo aos usuários uma experiência mais imersiva.

O uso do modelo de site dinâmico pode ser uma boa alternativa para empresas que têm recursos disponíveis para investir no desenvolvimento do site.

Minissite

O termo "minissite" é utilizado para se referir aos sites que têm poucas páginas. Por isso, um site institucional pode ser no formato de um minissite.

A ideia desse tamanho reduzido é investir no desenvolvimento de um material com poucas abas e que tenha uma comunicação mais simples, direta e objetiva.

Na maioria dos casos, o minissite é usado como uma extensão do site principal da empresa. Ele pode, por exemplo, abordar a divulgação de um produto ou serviço específico.

Assim, de forma geral, o objetivo do minissite é vender um produto ou serviço, e é justamente essa característica que o diferencia da landing page, a respeito da qual falaremos a seguir.

Landing page

Se o minissite tem o propósito de vender algo, a landing page, por sua vez, tem o objetivo de capturar leads. Em marketing digital, os leads são aqueles contatos que demonstram ter interesse em seus produtos ou serviços.

Assim, a landing page é formatada como uma página extra vinculada ao site principal. Ela pode ser utilizada de diferentes formas, mas a principal é como uma ferramenta vinculada a uma estratégia de marketing de conteúdo que deseja atingir a conversão dos leads.

Hotsite

Por fim, não podemos deixar de mencionar o hotsite. Ele tem a lógica semelhante à da landing page com a diferença temporal. Normalmente, o hotsite é utilizado em períodos sazonais, como Dia das Mães ou Natal, por exemplo. Por meio do hotsite, você pode destacar campanhas de vendas em períodos específicos.

Como você pode ver, há diferentes tipos de sites que podem ser combinados entre si. A seguir, vamos explicar como criar um site do zero partindo da ideia mais básica, ou seja, o site institucional. Confira!

Como criar um site do zero?

Você pode criar um site sozinho ou procurar ajuda de um especialista. As dicas que separamos vão ajudá-lo a colocar em prática os primeiros passos para o desenvolvimento do site da sua empresa. Confira!

Registre seu domínio

Depois de escolher o domínio (nome/endereço) do seu site, você precisa verificar se ele está disponível e fazer o respectivo registro.

A pesquisa e o registo são feitos no site www.registros.br. Esse site é utilizado para registros de domínios para internet no Brasil.

Verifique se o domínio está disponível na aba de pesquisa. Se o resultado indicar que ele está disponível para registro, basta seguir o passo a passo no próprio site.

Não se esqueça de que existe um custo e um prazo para utilização do domínio. Ao final do prazo, você precisa fazer a renovação, caso contrário, perderá o direito ao uso.

Contrate serviço de hospedagem

Registrado o domínio, o passo seguinte é a contratação de um serviço de hospedagem. A hospedagem funciona como se fosse um aluguel de um espaço digital no qual você vai armazenar os arquivos do seu site.

Dessa forma, é necessário contratar serviços de hospedagem para que os arquivos do seu site sejam armazenados e disponibilizados.

Escolha um CMS

O terceiro passo consiste na escolha de um Sistema de Gestão de Conteúdos, também conhecido pela sigla CMS.

É importante escolher um CMS, pois ele permite fazer o gerenciamento de conteúdo dinâmico com facilidade. Ou seja, para quem precisa manter o conteúdo do site constantemente atualizado — blog e loja virtual, por exemplo —, o CMS é indispensável.

Escolha um template

Por fim, depois de superadas as etapas de contratação de domínio, hospedagem e CMS, você já pode escolher o layout do seu site.

Nesse caso, já duas possibilidades: você pode usar os serviços que oferecem templates gratuitos, editando e formatando o site sozinho, ou, caso prefira, pode contratar os serviços de um designer de sites, que vai desenvolver o template do zero.

Como você pode ver, há uma série de cuidados que devem ser tomados antes de colocar um site no ar. Aprender como criar um site ajuda o gestor a definir suas estratégias e práticas visando o melhor posicionamento e desempenho da empresa no meio digital.

Você ainda tem dúvidas sobre como criar um site ou gostaria de compartilhar sua opinião ou experiência sobre o assunto? Deixe um comentário!