Código de conduta ética é um recurso fundamental para a eficiência na comunicação de uma empresa. Ele organiza padrões de comportamento, criando um cenário previsto de valores e normas. Empresas bem estruturadas, tem um código alinhado em princípios que facilitam a autonomia dos colaboradores. O resultado é a construção de uma autoridade por meio da admiração, de forma interna e externa.

Quer que funcionários assumam determinadas posturas de modo intuitivo, sem a necessidade de extensas reuniões? O segredo é um código de conduta bem feito. Com ele, são simplificadas as demandas para fortalecer a disciplina. A estratégia exemplifica como viabilizar uma cultura empresarial de forma simples e intuitiva.

Pensando nisso, após a leitura deste texto, você saberá como determinar um código de conduta ética na empresa. Para isso, aprenderá como defini-lo e como comunicar as suas regras. Acompanhe!

O que é e como funciona um código de conduta ética na empresa?

O documento que estabelece princípios e valores de uma organização é chamado de código de conduta ética. Nele, são estabelecidas definições sobre a missão de uma empresa, o que motiva a comunicação das relações.

Além disso, os pontos norteiam aquilo que se espera das diferentes formas de interação entre clientes, colaboradores, prestadores de serviço, a concorrência, fornecedores, relação com a mídia e setor público. Formas de gerir os princípios de sustentabilidade e elaboração de canais específicos de escuta para rever e manter atitudes coerentes com o código de ética também estão adicionados ao documento.

O código de conduta ética deve ser entendido como linhas de uma constituição formada por leis que, embora não sejam do Estado, produzem responsabilidade e boa gestão. Isso pode prevenir longas crises institucionais.

Facilidade para atrair profissionais ideais

Quando uma empresa estabelece, de modo cristalino, os seus valores, facilita a atração de pessoas que tenham afinidade com aquela determinada forma de trabalhar e entender o mundo. Essas condutas são compartilhadas nos diferentes setores da organização e ajudam, inclusive, a comunicação entre cada uma dessas partes.

Bons códigos de ética dão autonomia ao colaborador. Afinal, ao absorver os valores e vê-los no exercício laboral, fica mais intuitivo a tomada de decisões que pensem no melhor para a empresa. Funciona como regras de gramática, em que o trabalhador aprende o básico e, assim, adquire seu próprio letramento.

Ou seja, o funcionário consegue lidar com situações novas que possam surgir e não estejam explicitamente identificadas no código. O principal setor responsável por apresentar o código de conduta ética aos funcionários é o RH. Para isso, além da informação no momento da admissão, é possível fazer palestras, produzir e-mails e manter a comunicação ativa sobre os valores da empresa.

Qual é a importância de ter um código de conduta ética na empresa?

Você já deve imaginar a nítida diferença entre uma empresa com código de conduta ética atualizado e bem divulgado, e outra organização que tem atitude contrária. O espaço para a produção de inadequações, que possam, inclusive, instalar uma crise institucional, é grande.

Por isso, lembre-se que produzir esse documento oportuniza a melhoria da comunicação interna entre os colaboradores e superiores, simplifica o entendimento entre os diferentes setores da empresa. O resultado disso é o aumento positivo da reputação da sociedade empresarial e a otimização da produtividade. Ao evitar problemas éticos internos, há mais terreno para produzir soluções inovadoras e saudáveis para a equipe.

Agora, de fato, uma das principais questões para ter um código de conduta ética na empresa é o funcionamento de suas atividades de acordo com a lei. Afinal, o estabelecimento de princípios éticos produz mais conscientização para proceder bem as normatizações da legislação.

Como definir um código de conduta?

A definição do documento deve contar com a experiência da empresa, direcionamentos do mercado e colaboração dos funcionários. É importante observar a história da organização e as atitudes que tomou ao longo de situações desafiadoras na gestão de equipes. Além disso, para cada tempo, novas grandes demandas.

Por isso, é imprescindível elaborar um olhar para a sociedade, com os debates e necessidades que ela espera das empresas. Assim, o segredo é focar na comunicação e em alguns direcionamentos práticos que colocaremos logo abaixo.

Crie um comitê

Organize um grupo que conte com os principais líderes e executivos da empresa, e profissionais de todos os setores. Eles serão os responsáveis por trazer as principais questões de cada setor. Logo, esses representantes são capazes de conseguir organizar demandas e trazer uma visão, ao mesmo tempo, geral e específica.

Detalhe o conteúdo

O código de conduta ética deve ser compreendido em sua totalidade e essencialidade pelo comitê, para que assim, cada membro tenha mais independência para liderar suas respectivas equipes. Ao detalhar o conteúdo do documento, são criadas maneiras mais eficazes de estabelecer as relações de trabalho. Além disso, a consulta com o advogado e até um comitê preocupado com a preservação de direitos humanos deve ratificar e legitimar as questões apontadas no código.

Discuta todos os pontos

O código de conduta necessita de discussão. É dessa forma que ele conseguirá aumentar sua eficiência de comunicação, identificando falhas e indefinições. Logo, considere implementar rodadas de consultoria, que podem identificar questões que beneficiem de modo igualitário negros, mulheres, pessoas com deficiência, entre outros.

Publique e divulgue

A partir do momento em que o código de conduta ética estiver criado, é hora de publicar e divulgar. Para isso, conte com uma regularidade do envio das informações contidas no documento. Você pode utilizar e-mails, eventos e pequenas inserções comunicativas no espaço de trabalho.

Em instância principal, é preciso garantir que todos os colaboradores estão cientes do código e leram todas as partes. Logo, exija comprovante de confirmação. Você pode fazer isso de modo digital, ao inserir algum espaço que o trabalhador preencha para deixar claro que fez a leitura.

O código de conduta ética de uma empresa está aliado a uma boa comunicação. Com ele, as relações entre os diferentes setores se tornam mais otimizadas, evitando crises institucionais e aumentando a produtividade. Além disso, você aprendeu neste texto a importância viabilizar soluções inovadoras para a equipe ao produzir o documento sempre atualizado dos valores e missão da empresa.

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