Na sua jornada profissional, ter um perfil no Instagram é um passo muito importante. Afinal, ele é um dos principais meios de divulgação e contato com os clientes. Nesse sentido, é preciso estar atento a todos os detalhes desse espaço, especialmente à bio do Instagram.
Apesar de ser um campo simples, ele não deve estar de fora da sua estratégia de marketing para atrair clientes. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como enriquecer essa área e torná-la uma ferramenta poderosa nas suas táticas de divulgação. Descubra abaixo!
Conheça os princípios para criar uma bio no Instagram
Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que a bio do Instagram funciona como a vitrine da sua loja no mundo online, isso significa que ela é a primeira coisa que seus clientes vão ver. Desse modo, é necessário que ela cause impacto, identificação com sua persona e, além de tudo, que traga informações relevantes.
O espaço é pequeno, mas isso não significa que não dá para aproveitá-lo da melhor forma. É importante que seja uma frase de impacto que convide o cliente a refletir sobre e, a partir disso, tomar uma decisão. Está vendo como é importante? Ou sua bio leva o público a rolar o feed ou pode fazer com que eles percam o desejo no primeiro momento.
Na hora de criar a sua empresa, você precisa incentivar o consumidor a continuar com a sua marca para uma boa gestão de empresa, por isso, é interessante que ela seja chamativa, traga algum valor para ele e o leve para outras mídias relacionadas ao negócio.
Perguntas para refletir na criação da bio
No momento de criação da sua bio, você pode refletir sobre questões próprias do seu negócio, tais como:
- Quais são os valores, a missão e a visão da marca?
- Como quer ser lembrado?
- Quem é o seu cliente? Qual é a persona?
- Como as suas soluções podem ajudá-lo a resolver a dor dele?
- Qual é a sua intenção com as visitas ao seu perfil? O que você quer que os consumidores façam depois?
Após as respostas dessas questões, você já terá um bom material para colocar em prática.
Confira dicas essenciais para criar uma bio no Instagram
Para uma conta comercial, ser chamativo e direto é muito importante. Mas isso não é uma tarefa simples, afinal, informar o seu consumidor sobre o que é o seu negócio em poucas palavras, ao mesmo tempo em que o chama para uma ação, precisa da combinação de palavras certas.
A seguir, separamos algumas dicas que podem ajudar você nesse processo. Confira!
Invista em uma foto de perfil
Não é segredo para ninguém que o Instagram é movido pela troca de informações de imagens ou vídeos. Apesar de ter um peso comercial gigantesco, ainda se trata de uma rede social, onde a conexão com o público é o foco principal.
Pensando nisso, fica claro que a foto da sua empresa vai carregar um peso muito grande na sua identificação. A melhor opção é sempre colocar o logo, aquele que quem vê já sabe que é sua empresa. Agora, se você é um profissional autônomo, opte por uma foto profissional que transpasse seriedade e expertise.
Em ambos os casos, a foto precisa ter boa qualidade, evite uma edição que deixe as cores saturadas e pense em um posicionamento centralizado.
Coloque apenas o essencial
Será muito importante que você evite uma bio grande no seu perfil. Lembre-se de que o ideal é que seja direto, a escolha da frase deve focar em mostrar com poucas palavras qual é o propósito da conta.
Pense em uma descrição objetiva que fale o que você oferece e só altere em períodos promocionais para divulgar descontos ou novos produtos.
Destaque as informações de contato
A intenção em otimizar o seu perfil no Instagram é fazer com que ele seja uma porta de entrada para levar o consumidor a conhecer o seu trabalho e, claro, realizar uma compra.
Pensando nisso, é importante colocar diferentes informações de contato, como WhatsApp Business, outras redes sociais e, claro, o site da empresa. Isso é uma ótima estratégia para aumentar a visibilidade da sua marca e se fortalecer no mercado.
Coloque links
O Instagram se tornou um canal de acesso fácil, onde as pessoas acessam diariamente e podem chegar até você. Apesar de ter o foco em lazer, é um lugar onde muitos usuários estão prontos para realizar compras.
Aproveite o espaço da sua bio como uma ferramenta para divulgar outros canais. Utilize-a para inserir links importantes, como para o site da sua loja.
Use CTAs
A Chamada para Ação é uma estratégia bastante comum no marketing digital e copywriting. A ideia aqui é levar o usuário a tomar uma decisão, a fazer algo. Por isso, é interessante utilizar esse recurso para convidar o consumidor a acessar a sua loja e fechar uma venda.
A bio no Instagram é um recurso ideal para conquistar ainda mais os seus clientes. Porém, para obter sucesso, é preciso investir em frases objetivas que informem o usuário, ao mesmo tempo em que o instigam a tomar uma ação que o incentive a fechar um negócio com a sua empresa. Sendo assim, o ideal é levá-lo para outros canais de forma que possam aprofundar ainda mais a comunicação.
Veja os melhores exemplos de bios para Instagram prontas
Apesar da possibilidade reduzida em termos de tamanho, a bio é uma ótima oportunidade de potencializar a divulgação da sua empresa. Esse é o momento de focar no essencial, com frases curtas, mas que vão direto ao ponto.
Parece difícil? Em parte, sim, mas você verá a seguir algumas ideias de bio para Instagram e exemplos do que se pode fazer nesse espaço. Vamos lá?
Frases para bio do Instagram de empresa
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Gostou do nosso texto sobre a bio para Instagram? Então, continue aprendendo e acesse o nosso post sobre O que é Marketing Sazonal e como aplicá-lo!