Ter uma gestão de estoque eficiente e contar com ferramentas adequadas para aumentar as vendas sem o risco da inadimplência é essencial para o sucesso de toda loja. Além desses dois aspectos, existe um terceiro, que jamais deve passar despercebido: a escolha de bons fornecedores.

Afinal, pouco ou nada adianta fazer tudo certo, mas sofrer devido a problemas de relacionamento com esses parceiros de negócio. Na prática, entretanto, muitos gestores têm dificuldade na hora de fazer a avaliação de fornecedores.

Se esse também é o seu caso, preparamos 13 dicas imperdíveis para selecionar os melhores fornecedores para o seu negócio. Fique com a gente e confira cada uma delas a seguir!

1. Avalie a qualidade

Quando falamos em qualidade, não estamos nos referindo apenas às mercadorias, insumos ou matérias-primas do fornecedor. Na verdade, essa avaliação precisa se estender à infraestrutura da frota e aos serviços prestados.

Isso significa que você deve ter atenção, por exemplo, aos tipos de veículos utilizados, a fim de conferir se eles são adequados para transportar o material em questão. Também fique atento à capacitação dos motoristas, garantindo que eles possuam as habilidades necessárias para manusear os produtos de forma segura e eficiente.

Outro aspecto relevante é a pontualidade na entrega, pois atrasos podem afetar negativamente a cadeia de suprimentos e causar prejuízos. Portanto, ao avaliar a qualidade de um fornecedor, é importante considerar todos os aspectos relacionados à logística e aos serviços prestados, a fim de garantir uma parceria bem-sucedida e satisfatória para todos.

2. Observe os prazos

O cumprimento dos prazos de entrega é vital para a saúde financeira da sua loja. Após elaborar um planejamento detalhado, amparado em excelentes estratégias de marketing, e colocar tudo em prática, o resultado esperado é a ampliação do faturamento.

No entanto, para que a projeção do seu fluxo de caixa se transforme em realidade, é necessário que os fornecedores estejam em sintonia com as demandas do seu negócio. Entre outras coisas, isso significa que, se determinado parceiro não tiver estrutura suficiente para isso, ele tende a frear a expansão da sua empresa.

É importante lembrar que a capacidade do fornecedor de acompanhar o crescimento da sua organização é um fator crítico para o sucesso a longo prazo da parceria. Portanto, ao avaliar um fornecedor, leve em consideração não apenas a qualidade atual, mas também sua capacidade de escalar e se adaptar às suas necessidades em constante evolução.

Isso garantirá uma parceria mais sólida e duradoura. Assim, pense nisso, também, antes de fechar o acordo.

3. Confira a localização

Suponha, agora, que o fornecedor presta os serviços com máxima qualidade, tem veículos apropriados para transportar o material produzido e ainda pode aumentar a produção, se necessário. Caso ele esteja muito distante da sua empresa, é possível que a localização passe a ser um obstáculo. Logo, trata-se de mais um fator que deve ser avaliado com atenção.

A essa altura, você já percebeu que os critérios de análise estabelecem relações entre si. Cada critério influencia e complementa os outros, impactando diretamente na eficiência e no desempenho geral da cadeia de suprimentos.

Esse detalhe explica a importância de fazer uma avaliação individualizada e, ao mesmo tempo, abrangente de cada elemento que determina a escolha dos seus fornecedores.

4. Analise a credibilidade

Aqui, nossa dica se refere à reputação do futuro parceiro quanto à realização do que foi acordado em contrato. Sempre tenha em mente que, geralmente, os fornecedores de produtos para revenda da sua loja também dependem do desempenho de terceiros.

Se a confecção do produto a ser entregue precisa de peças específicas, é necessário que elas estejam disponíveis. Imagine, então, um cenário em que seu fornecedor deixa de honrar os compromissos financeiros com quem produz esses itens.

Consequentemente, ele terá sua credibilidade afetada no mercado. Nem é preciso ir muito longe para notar que todos os clientes, incluindo sua loja, serão impactados negativamente.

Se você já sabe como planejar o pagamento de fornecedores e reconhece a relevância do procedimento para gerir seu negócio, seus parceiros devem ter o mesmo entendimento sobre o assunto. Afinal, existe um círculo de confiança que não pode ser quebrado.

5. Veja se a empresa é flexível

Nunca se sabe o que pode acontecer no mercado financeiro. Diante dos abalos inevitáveis causados por crises econômicas de diferentes proporções, planos de contingência entram em ação para amenizar os estragos. Nesses períodos, a capacidade de adaptação e a compreensão mútua entre fornecedores e clientes se tornam vitais.

Nesse contexto, espera-se que todas as partes envolvidas sejam minimamente compreensivas e flexíveis a possíveis alterações temporárias nos contratos. Em tempos de adversidades, a cooperação e a solidariedade entre as partes envolvidas desempenham um papel fundamental para a recuperação e para a resiliência de todos os negócios.

6. Estude o histórico do fornecedor

Outro lado a ser verificado é a trajetória construída pela empresa ao longo dos seus anos de existência. Nesse sentido, veja com quais organizações o fornecedor já trabalhou ao longo do período e se informe sobre os cases de sucesso.

A investigação do histórico de uma empresa é uma etapa indispensável sob os mais diferentes ângulos. O ideal é que você faça um apanhado geral, o que também acrescenta uma pesquisa voltada à qualidade de gestão financeira e logística.

Durante essa exploração, tente constatar como foi o desenvolvimento do fornecedor no decorrer dos anos. Você pode, por exemplo, observar a evolução dos investimentos feitos na aquisição de novas tecnologias e no aprimoramento da infraestrutura.

Esses e outros pontos sugerem que aquele fornecedor está devidamente preparado para evoluir positivamente cada vez mais. Logo, fazer parte da sua lista de parceiros é interessante, inclusive, sob o ponto de vista de valorização da marca da sua empresa.

7. Busque avaliações

Examine a reputação da marca a partir do que os próprios clientes têm a dizer a respeito dela. Esse é o momento de confirmar se aquele é, de fato, um bom fornecedor.

A partir de depoimentos de outras pessoas, você amplia sua visão sobre o objeto de análise, o que a potencializa. O conteúdo do conjunto das avaliações de quem realmente trabalha ou já atuou ao lado dos fornecedores é decisivo na sua escolha final.

Com essas 7 orientações, temos certeza de que o processo de escolha dos seus parceiros de negócio será muito mais tranquilo e preciso daqui para a frente. O próximo passo é seguir algumas dicas de como fazer a gestão de fornecedores.

Quanto a esse último ponto, vale muito a pena contar com a versão completa do Serasa Monitora. Com ela, você recebe alertas relacionados à saúde financeira de seus clientes e fornecedores. Assim, pode se programar com antecedência diante do risco de atrasos no suprimento de produtos.

Se os seus fornecedores estão vivenciando alguma crise financeira, você precisa ficar ciente quanto antes. Imagine uma solução que informa alterações associadas a, por exemplo, protestos, pendências bancárias e participações em falência. O Serasa Monitora faz isso e muito mais pelo seu negócio.

8. Frequente feiras relacionadas ao seu nicho

Frequentar feiras do seu nicho é uma estratégia inteligente para encontrar fornecedores confiáveis. Esses eventos oferecem a oportunidade de conhecer pessoalmente potenciais parceiros de negócios, examinar seus produtos ou serviços e estabelecer conexões diretas.

Isso pode ajudar a avaliar a qualidade, a inovação e a adequação deles às suas necessidades. Além disso, o networking em feiras permite aprender com outros profissionais do setor, trocar experiências e obter insights sobre tendências.

No entanto, lembre-se de conduzir uma pesquisa sólida após a feira, verificando referências, analisando contratos e avaliando a adequação geral do fornecedor às suas operações e valores empresariais antes de tomar uma decisão.

9. Entre em contato com os fabricantes

Entrar em contato diretamente com fabricantes é uma abordagem sólida para encontrar fornecedores confiáveis. Isso permite uma investigação mais detalhada sobre a fonte dos produtos ou serviços que você deseja adquirir.

Ao se comunicar com os fabricantes, você pode fazer perguntas específicas sobre qualidade, capacidade de produção, processos de fabricação e conformidade com regulamentações. Além disso, essa abordagem elimina intermediários, o que pode resultar em preços mais competitivos e melhor comunicação.

No entanto, é importante realizar uma pesquisa minuciosa, verificar referências, solicitar amostras, e entender completamente os termos e condições do fornecedor antes de fechar negócio.

Ao estabelecer uma relação direta com os fabricantes, você aumenta suas chances de encontrar fornecedores confiáveis que atendam às suas necessidades. Afinal, as fábricas conhecem seus revendedores como ninguém e podem indicar fornecedores de roupas, de maquiagem e demais produtos para revenda.

10. Entenda a capacidade de fornecimento de produtos

Outra dica muito relevante para encontrar fornecedores confiáveis é avaliar se o fornecedor pode atender consistentemente às suas demandas de volume, prazos e qualidade. É essencial verificar a capacidade de produção, estoque disponível e se o fornecedor pode lidar com picos sazonais ou aumentos inesperados na demanda.

Uma boa gestão da capacidade de fornecimento demonstra compromisso e confiabilidade por parte do fornecedor. Além disso, certifique-se de que a infraestrutura logística, como transporte e armazenamento, seja adequada para garantir entregas pontuais e em conformidade, como comentado nas primeiras dicas deste texto.

Avaliar cuidadosamente a capacidade de fornecimento ajudará a evitar atrasos, interrupções e problemas de qualidade, contribuindo para a escolha de fornecedores confiáveis e para o sucesso da sua cadeia de suprimentos.

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11. Conheça os fornecedores dos seus concorrentes

Conhecer os fornecedores dos seus concorrentes é uma estratégia muito valiosa para os negócios! Essa atitude pode trazer resultados ótimos para a sua empresa, aumentando as chances de encontrar fornecedores confiáveis e produtivos.

Isso ocorre porque os concorrentes geralmente compartilham parte da mesma cadeia de suprimentos e têm um interesse semelhante em garantir qualidade e confiabilidade em suas operações. Ao investigar os fornecedores dos concorrentes, você pode encontrar insights sobre quais empresas têm uma boa reputação no setor e podem ser um bom negócio.

No entanto, é preciso ter muito cuidado com essa estratégia. Afinal, não basta simplesmente copiar as escolhas dos concorrentes, pois suas necessidades e objetivos podem ser diferentes. Em vez disso, utilize essa informação como ponto de partida para sua própria pesquisa e avaliação.

Lembre-se de verificar a reputação, a capacidade de entrega, os preços competitivos e a compatibilidade cultural com os fornecedores potenciais. Dessa forma, você pode tomar decisões informadas e encontrar fornecedores confiáveis que atendam às suas necessidades específicas.

12. Procure polos industriais relevantes

Os polos industriais costumam concentrar várias empresas do mesmo setor em uma área específica, criando um ambiente propício para fornecedores especializados e competitivos.

Ao explorar esses polos industriais, você pode acessar uma gama de fornecedores de produtos para revenda, matérias-primas e até mesmo serviços especializados. A proximidade geográfica também pode resultar em entregas mais rápidas e redução de custos logísticos.

Além disso, polos industriais frequentemente abrigam empresas bem estabelecidas e com histórico de sucesso, o que pode indicar confiabilidade. No entanto, mesmo nesses ambientes, é fundamental conduzir uma due diligence completa, verificar referências, analisar contratos e avaliar a capacidade de fornecimento antes de estabelecer parcerias.

13. Consulte o CNPJ antes de fechar o negócio

A inadimplência é um dos principais riscos enfrentados pelas empresas. Por isso, é importante estar muito atento e desenvolver diversos estudos antes de escolher quais fornecedores você fechará negócio.

A principal forma de realizar essa análise é consultando o CNPJ dos potenciais parceiros para compreender se os mesmos honram com seus compromissos e não possuem dívidas. Existem diversas ferramentas para realizar esse estudo, uma delas é a Consulta de CNPJ e CPF da Serasa Experian!

Com a nossa solução você pode realizar diversos tipos de consulta, como a completa, intermediária, identificador de dívidas e a consulta cadastral. Dessa forma, você pode ter acesso ao Serasa Score do fornecedor, informações cadastrais, dívidas cadastradas no SPC, protestos e muitas outras informações. Essa é uma ferramenta para o negócio tomar decisões inteligentes. Conheça!

Com essas dicas, você está pronto para encontrar o fornecedor de produtos para revenda adequado para o seu negócio. Dessa forma, poderá ter mais certeza nas negociações realizadas com seus parceiros. Conte com as soluções da Serasa Experian para garantir o sucesso da sua empresa!

Já que você chegou até aqui, não deixe de compartilhar estas dicas valiosas nas suas redes sociais! No blog da Serasa Experian, você encontra muitos materiais como esse, por isso, continue nos acompanhando. Até a próxima!