Por Lloyd Pitchford

Há momentos na vida da maioria das pessoas em que não conseguimos ter acesso ao sistema financeiro da forma que desejamos. Seja para financiar uma casa, um carro, ou fazer um empréstimo pessoal. Todos já passamos pela frustração de se sentir excluído do sistema e não poder fazer o que se deseja para si mesmo ou para a família. Na Experian, nosso trabalho é mudar isso. Queremos garantir que todos sejam incluídos e tenham acesso a produtos financeiros justos e acessíveis.

A inclusão financeira é fundamental para nossa empresa. Com nosso foco em aumentar o acesso aos serviços financeiros, melhorar a educação e o conhecimento financeiro, ajudar as pessoas a administrar suas finanças e a capacitar pessoas e empresas para construir o futuro.

As Nações Unidas incluem o acesso a serviços financeiros entre seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, inclusive crédito e microfinanças. O crédito acessível abre as portas para que as pessoas tenham oportunidades que podem transformar suas vidas – de moradia e saúde até educação e empreendedorismo.

Isso nunca foi tão importante quanto é agora.

Criando uma Campanha para Impulsionar a Saúde Financeira no Mundo Todo

À medida que a pandemia se agravava em 2020, nos posicionamos com dados e análises para apoiar governos, serviços de saúde e iniciativas nacionais de resposta a emergências por meio de iniciativas importantes como o COVID Radar no Brasil e o Experian CORE (COVID Outlook & Response Evaluator). Esses são apenas dois exemplos de como podemos utilizar nossos dados e experiência para fazer grande diferença para a sociedade.

Logo ficou claro que o impacto – não apenas na saúde física, mas na saúde financeira – teria grande alcance para as pessoas em todo o mundo. Examinamos como poderíamos usar nossa experiência e recursos para ajudar comunidades vulneráveis ​​durante a crise e nos concentramos na educação financeira como a melhor forma de fortalecer a resiliência e apoiar no caminho para a recuperação.

Lançamos nosso programa United for Financial Health. Rapidamente estabelecemos 11 parcerias com ONGs em nossos maiores mercados consumidores para oferecer educação financeira direcionada para algumas das comunidades mais afetadas pela COVID-19. Ao final do ano alcançamos quase 35 milhões de pessoas, mais que o dobro da nossa meta original de 15 milhões – e não vamos parar por aí. Nosso objetivo é alcançar 100 milhões de pessoas até 2024.

Parte de nossos esforços inclui o relacionamento com nossos membros no mundo todo. Neste ano ultrapassamos a marca de 100 milhões de relacionamentos diretos com consumidores em todo o mundo e entregamos mais inovação para apoiar as pessoas por meio de nossos negócios, com o lançamento de produtos como Experian Boost no Reino Unido e Serasa Score Turbo no Brasil. Isso, é claro, se soma ao nosso lançamento inovador do Experian Boost nos Estados Unidos em 2018. Nosso objetivo é ter relacionamento direto com o maior número possível de pessoas, para realmente nos tornar o ‘O Bureau de Crédito do Consumidor’ e gerar oportunidades financeiras para todos.

Impulsionando a Inovação com Propósito Social

Nossa cultura de inovação nos ajuda a aproveitar oportunidades para impulsionar o crescimento da Experian. Investimos continuamente em inovação de produtos e novas fontes de dados para abordar oportunidades de mercados emergentes que podem fazer diferença real para as comunidades globais.

Em 2020, cerca de 1.000 “inovadores” de toda a Experian juntaram-se à nossa Conferência anual Future of Information – que foi realizada virtualmente por causa da pandemia – para incentivá-los a pensar em seu trabalho de forma diferente. Os tópicos incluíram inteligência artificial mais justa, transformação do agronegócio e aprimoramento da experiência de saúde do consumidor. As equipes em nossos DataLabs no Brasil, Cingapura, Reino Unido e EUA aproveitam nossa cultura de inovação para continuamente criar novas soluções para desafios globais.

O resultado de tudo isso é que nossos produtos Social Innovation já beneficiaram 61 milhões de pessoas desde 2013. Nossa meta é chegar a 100 milhões até 2025. Como afirma John Hope Bryant, CEO de uma de nossas ONGs parceiras, Operation HOPE: “O compromisso da Experian em liberar o poder dos dados para criar oportunidades significa que mais pessoas serão equipadas não apenas para sobreviver, mas para prosperar nos próximos meses e anos.”

No Relatório de Negócios Sustentáveis ​​deste ano, nossos compromissos se tornaram mais fortes do que nunca. Ficamos mais ambiciosos com o objetivo de alcançar 100 milhões de pessoas por meio dos nossos produtos de inovação social até 2025 e 100 milhões de pessoas por meio da nossa campanha United for Financial Health até 2024. Também prometemos proteger nosso planeta nos tornando nossas operações carbono neutro até 2030.

Sabemos que temos mais trabalho pela frente e continuamos focados em usar nossa empresa para implementar mudanças reais e sustentáveis. Com a inovação social tão profundamente integrada no âmago da nossa cultura e nosso compromisso em melhorar a saúde financeira global no centro do nosso pensamento, continuaremos nos esforçando para encontrar novas soluções para ajudar as pessoas, servir as comunidades e proteger o meio ambiente, ajudando a criar um futuro melhor para todos.

Tudo isso é muito pessoal para mim. Acredito apaixonadamente que podemos e devemos nos empenhar para fazer diferença na sociedade. Atuo como embaixador executivo dos nossos programas ESG e esse não é apenas mais um programa corporativo, é a essência do que fazemos como empresa para potencializar oportunidades financeiras. Minha promessa pessoal é continuar os mantendo atualizados à medida que progredimos em nosso plano de mudanças ambientais e sociais sustentáveis.

Leia o relatório de negócios sustentáveis completo aqui (versão inglês).