O reconhecimento ótico de caracteres (Optical Character Recognition) é o processo que acelera e facilita a vida das empresas que dependem da análise de documentos físicos para fazer negócios. Com a tecnologia baseada em machine learning e inteligência artificial, é fácil transformar imagens em dados de texto para alimentar bases, fazer consultas, automatizar processos e impulsionar a produtividade.

Até bem pouco tempo atrás, sentar à frente do computador e redigitar os dados de um documento impresso era a única solução possível para quem precisava armazenar uma versão digital do conteúdo desse material. Hoje, a tecnologia OCR (Optical Character Recognition) é capaz de acelerar os processos burocráticos, reconhecer, extrair e transformar o conteúdo compartilhado por imagem em textos, que podem ser facilmente armazenados em um banco de dados.

A tecnologia, baseada em inteligência artificial e machine learning, faz a leitura de um arquivo de imagem e reconhece os caracteres que ali estão relacionados, convertendo-os em caracteres digitais. Assim, basta fazer o upload de uma imagem na ferramenta de OCR para que a inteligência compare os dados estampados no documento físico com campos referentes àquelas informações em um banco de dados ou em uma planilha. A conversão feita por OCR é sinônimo de alta na produtividade das empresas e permite que elas tenham maior controle de seus documentos e maior rastreabilidade das operações.

Neste conteúdo, nós vamos explicar melhor como a tecnologia embarcada no reconhecimento ótico de caracteres pode ajudar varejistas, e-commerces, bancos, financeiras e fintechs, empresas de telecom, locadoras e empresas de vários outros segmentos de mercado que precisam quebrar barreiras da complexidade em seus processos de identificação de documentos. Com soluções baseadas em OCR, a autenticação de um documento físico é muito mais eficiente, e empresas como a sua podem se manter seguras em relação às fraudes envolvidas no processo. Boa leitura!

O que é e como funciona a tecnologia OCR

A sigla OCR vem do inglês Optical Character Recognition e significa o reconhecimento ótico dos caracteres presentes em uma imagem – que pode ser do tipo JPEG, GIF, PNG, PDF, entre outros. O processo funciona de forma muito simples: quando o documento é digitalizado por um algoritmo de OCR, acontece uma análise dos eventuais caracteres que possam estar presentes naquela imagem. A partir disso, a inteligência os transforma em texto digitalizado editável, e então os dados podem ser armazenados em segurança e indexados em um banco de dados criado pela própria empresa, estando prontos para serem consultados a qualquer momento.

Uma das grandes características do OCR é permitir que processos antes feitos manualmente, com grandes chances de incidência de erros, passassem a ser feitos de maneira automática e inteligente, mitigando as imprecisões na gestão documental das empresas. Outro detalhe importante é que o armazenamento dos dados obtidos via OCR, quando feito de forma correta e segura, ajuda a minimizar as probabilidades de perda e extravio de informações que sejam relevantes para a continuidade dos negócios.

Ainda sobre o funcionamento da tecnologia OCR, ela faz automaticamente uma comparação do documento digitalizado com as características que estão presentes no original a fim de reconhecer padrões. Com isso, as eventuais fraudes envolvendo documentos podem ser identificadas já nessa primeira etapa de segurança da informação – se o documento físico submetido à ferramenta tiver adulteração em relação à estrutura, às cores, ao modelo da fonte e outras características do original, um alerta é emitido a respeito daquela divergência.

E se engana quem pensa que a capacidade do OCR é restrita à leitura, análise e conversão de imagens provenientes de documentos físicos. Com o reconhecimento de caracteres, qualquer imagem pode ter seu conteúdo decifrado pela tecnologia – como uma foto de outdoors espalhados em prédios, imagens com cartazes de shows, capas de revistas, entre outros.

Qual é a importância do OCR para as empresas

Os principais ganhos das empresas que escolhem usar a tecnologia OCR são a escalabilidade e as economias de tempo e recursos financeiros, já que a análise e o reconhecimento dos documentos passam a ser feitos de maneira automática. O impacto gerado por essa mudança é muito grande, pois a análise e a digitação manuais são processos burocráticos que oneram bastante a rotina de trabalho de profissionais da área.

É importante reforçar também que o OCR é uma tecnologia segura para inserção e conversão de documentos, uma vez que as principais ferramentas do mercado – como a Documentoscopia, uma das soluções de verificação de documentos da Serasa Experian – atuam conforme as normas estabelecidas no mercado para a proteção de informações que são consideradas sensíveis, como os dados pessoais – uma premissa estabelecida pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

O uso de ferramentas para autenticar e validar documentos de identificação digitalizados deve seguir regras e padrões de formatação válidos em todo o país. Com a extração feita em tempo real, a tipificação do documento é definida e os dados contidos nele podem ser comparados com uma base confiável para avaliar possíveis discrepâncias. Essa é mais uma das camadas de prevenção que é capaz de barrar a ação dos fraudadores antes mesmo de um negócio ser fechado.

Como o OCR protege as empresas das fraudes

Como dissemos nos tópicos anteriores, a checagem automática realizada pelas ferramentas com OCR pode ser uma camada muito importante de prevenção para uma empresa que depende da análise de documentos físicos para concretizar vendas.

Hoje, existem muitos tipos de documentos em circulação no país – o RG, por exemplo, tem layout e características diferentes em cada uma das 27 unidades federativas. Com detalhes que muitas vezes só podem ser identificados com a manipulação manual, o desafio é usar a inteligência analítica para entender se aquela imagem digitalizada corresponde aos dados reais presentes no documento ou se existe a possibilidade de ser fruto de falsificação ou manipulação de imagens por meio de tecnologia.

Uma boa solução com algoritmo de OCR é capaz de ler e processar os dados indicados em um documento e compará-los com uma matriz de informações validadas previamente. Assim, ela pode detectar a tipificação, analisar as regras de layout e determinar se as características são válidas, fazer o match entre os dados identificados e as informações reais, além de retornar um índice de risco para a autenticidade daquela imagem anexada durante a validação da transação.

Por trás de um documento, a gente sabe quem é quem

A Documentoscopia, que faz parte da nossa suíte de soluções de Autenticação e Prevenção à Fraude, ajuda a proteger as empresas que precisam de processos ágeis e seguros em relação à análise de documentos de identificação físicos. No caso da nossa solução, mais de 10 mil regras automatizadas são aplicadas na análise para avaliar a conformidade entre o padrão de formatação do documento e o padrão usado por órgãos emissores e institutos de identificação.

Para conhecer melhor a Verificação de Documentos, uma das principais camadas de proteção da Serasa Experian, visite a nossa página das soluções e solicite o contato de um especialista. É só preencher os dados da sua empresa no formulário.