Você sabe o que é fraude de identidade sintética? Esse é um tipo de fraude que vem crescendo bastante no mercado e causando muita dor de cabeça para as empresas. Neste artigo, vamos explicar como ela acontece, quais os riscos dela para a sua empresa e como nós podemos ajudá-lo a superar esse desafio de negócio. Boa leitura!

O que é fraude de identidade sintética?

A fraude de identidade sintética acontece quando um fraudador consegue criar uma identidade do zero a partir da combinação de dados reais ou falsos. Para isso, o fraudador tem alguns caminhos a seguir:

1. gerar um nome e CPF completamente novo;

2. combinar o nome de algum falecido ou de alguém que não possua um cadastro de pessoa física com um CPF suspenso, inválido ou inativo;

3. criar um nome novo e vinculá-lo com um CPF legítimo.

É por conta dessa facilidade de criar uma identidade sem precisar de todos os dados reais de uma pessoa que torna a rastreabilidade dessa fraude tão difícil. As empresas tentam criar formas para identificar uma pessoa que não é real.

Como isso afeta o resultado da sua empresa?

Por mais que essa fraude seja vista como um crime sem vítimas - uma vez que nenhum indivíduo tem sua identidade completamente comprometida - é visível o impacto negativo na saúde financeira da empresa.

Esse tipo de fraude é bastante recorrente no meio online, onde os fraudadores utilizam essas novas identidades para, por exemplo, para abrir contas bancárias e realizar diversas transações financeiras.

Nesse contexto, a perda financeira está bastante relacionada na dificuldade em identificar o fraudador, uma vez que eles realizam diversos testes para descobrir qual o padrão que a empresa determinou para considerar que aquelas ações são de uma pessoa legítima. Dessa maneira, você passa a perder receita de clientes genuínos, uma vez que os esforços e dinheiros são direcionados para tentar rastrear pessoas que não existem.

Então, o que fazer?

Para implementar uma eficiente estratégia de prevenção à fraude, é preciso entender qual a necessidade do seu negócio e quais etapas da jornada do seu cliente estão mais suscetíveis a esse tipo de ameaça. Dessa forma, é possível investir em uma solução com camadas de segurança adequadas à sua realidade.

Hoje, mesmo que não tenha no mercado uma plataforma ou solução de prevenção à fraude capaz de proteger 100% o seu negócio, a Serasa Experian conta com o CrossCore. Nosso orquestrador de soluções que integra diversas funcionalidades antifraude em uma única plataforma, tanto da própria Serasa Experian quanto a de terceiros.

Além disso, o CrossCore conta com duas soluções para redução de fraudes: Hunter, solução para fraudes de subscrição e o FraudNet, este voltado para o ambiente digital que permite a empresa monitorar aberturas de contas, novos cadastros, transações e invasões de contas.

Para saber mais sobre como a Serasa Experian pode ajudá-lo a resolver seus problemas de fraude, basta acessar a nossa página e preencher o formulário de contato.