Ei! Você aí! Já começou a ler esse texto? Ótimo. Consegui chamar sua atenção. É exatamente sobre isso que vamos falar nesse artigo...

Quantas vezes você escolheu uma loja para fazer suas compras apenas pelo fato de ela te fazer sentir especial, ignorando valores ou até a funcionalidade do produto? Daqueles lugares que parecem ter sido feitos pra você!

Esse é o Visual Merchandising. Uma ferramenta estratégica que vai além de simplesmente arrumar os produtos nas prateleiras, mas também criar uma experiência completa para o consumidor, desde o momento em que ele coloca os pés na loja.

Mas afinal, como isso pode fazer a diferença nos seus negócios? A resposta é... TUDO! Ao criar experiências memoráveis, você se destaca da concorrência e aumenta o reconhecimento da marca, atraindo e fidelizando novos clientes.

Vem com a gente explorar esse conceito que pode transformar negócios! Claro que, com algumas dicas de como você pode implementar essa estratégia na sua empresa.

O que é Visual Merchandising

O Visual Merchandising é uma estratégia de marketing geralmente utilizada no varejo para criar uma experiência de compra envolvente e atrativa para os clientes.

Ela consiste na apresentação visual dos produtos e a disposição do ambiente de forma a estimular os sentidos dos consumidores, despertando emoções e influenciando seu comportamento de compra.

E embora o “visual” esteja no nome, os outros sentidos também são explorados em estratégias bem-sucedidas. Afinal, quanto mais imersiva for a experiência, mais influência sobre o consumidor.

Ao entrar numa loja, por exemplo, você é bombardeado por uma série de estímulos que te levam a uma decisão de compra. Seja uma lanchonete, uma loja de sapatos ou de cosméticos. O cheiro, a disposição dos produtos, textura, iluminação, cores, materiais, comunicação visual. Absolutamente TUDO pode te levar ao caixa! Dá uma espiada...

Atração visual

A atração visual é um dos principais pilares do Visual Merchandising. Ela envolve a disposição dos produtos de forma atraente e a utilização de elementos que chamem a atenção dos clientes.

Você já deve ter reparado que alguns produtos são colocados em áreas estratégicas da loja, com iluminação direcionada para dar destaque ou até mesmo displays criativos. Certo?

Quanto mais atrativo for o layout, maior a percepção de qualidade e valor dos produtos, influenciando positivamente na decisão de compra. Além de incentivá-lo a explorar outros produtos, que não apenas aqueles em destaque.

Mas o processo não pode parar por aí. Após chamar a atenção do cliente com a atração visual, é importante dar suporte a essa jornada. O que nos leva ao próximo estímulo...

Facilitação da navegação

Uma navegação fácil e intuitiva – no ambiente físico ou virtual – é essencial para garantir uma experiência de compra positiva.

O Visual Merchandising pode facilitar a navegação dos clientes pela loja por meio da organização lógica dos produtos, sinalização clara e direta, e uma disposição estratégica dos corredores e áreas de exposição.

Para entender melhor, imagine um supermercado que organiza os produtos por categorias e sinaliza com placas onde cada uma delas está localizada. Essa facilidade torna a experiência de compra mais eficiente e agradável, aumentando a satisfação e a lealdade do consumidor.

Criação do ambiente

Enquanto o cliente anda pela sua loja, é importante que ele encontre um ambiente agradável e acolhedor, que pode influenciar na sua decisão de compra. Por isso, fatores como música ambiente, decoração e iluminação são essenciais para guiá-lo.

Uma loja de roupas, por exemplo, pode utilizar luzes suaves e música relaxante para criar uma atmosfera confortável, enquanto uma loja de artigos esportivos recorre a uma iluminação intensa e música animada, criando uma atmosfera energizante.

O ambiente bem planejado cria uma experiência mais positiva e passa a imagem de profissionalismo e cuidado com os seus consumidores, o que pode aumentar a confiança na sua marca e incentivá-los a retornar no futuro.

Estímulo ao olfato

Você certamente já passou perto de alguma loja e conseguiu sentir uma fragrância específica. Ou às vezes, até no próprio produto. Lembrou? Consegue lembrar o nome da marca? Tem uma coisa bem interessante aí: cheiros ativam memórias!

O olfato pode criar uma experiência sensorial única e memorável para os clientes, aumentando a conexão emocional com a marca e influenciando positivamente na sua decisão de compra.

Um aroma marcante pode despertar sentimentos de conforto e bem-estar, que fazem com que o cliente queira gastar mais tempo dentro da loja e fazer compras.

Alguns desses aromas são tão marcantes que nos fazem lembrar de determinada marca, sem nem ao menos estarmos pensando em algo relacionado.

Tem até loja com cheiro de chiclete, que nem de doces é. E muitos conseguem dizer do que se trata, sem fazer muita força para lembrar. Esse é o poder do reconhecimento de marca que o Visual Merchandising pode promover no seu negócio.

Estímulo ao tato

O estímulo ao tato é outro dos sentidos que podem ser explorados em técnicas de Visual Merchandising e pode envolver a utilização de materiais texturizados e displays interativos que incentivem os clientes a tocarem nos produtos.

Assim como uma loja de cosméticos disponibiliza amostras dos produtos para que os clientes experimentem antes de comprar, ou uma loja de eletrônicos que deixa seus aparelhos ligados para que as pessoas possam usá-los durante o período em que estão na loja.

Dessa maneira, o envolvimento do consumidor com os produtos é maior e pode aumentar a percepção de valor, tornando-o mais propenso a realizar a compra.

Estímulo emocional

Talvez um dos estímulos que mais impactam nas decisões de compra dos clientes.

O Visual Merchandising pode evocar uma variedade de emoções, desde alegria e entusiasmo até calma e conforto. E essa conexão mais profunda pode fazer com que o consumidor se sinta à vontade para gastar mais tempo na loja, aumentando as chances de compra.

Para ficar mais claro, imagine uma loja de roupas infantis que utiliza cores vibrantes e brinquedos coloridos para criar uma atmosfera divertida e estimulante. As cores têm influência direta no emocional das pessoas e podem afetar a decisão dos clientes.

E como usar o Visual Merchandising?

Agora que já entendemos o conceito e técnicas de Visual Merchandising, você deve estar se perguntando: “Tá. Mas como faço para adotar essa estratégia ao meu negócio?”.

Para começar, é fundamental que você conheça seu público-alvo. Entender quem são seus clientes e quais as suas preferências e necessidades é essencial para a implementação. Pesquisas de mercado, análises demográficas e estudos de comportamento do consumidor podem dar as respostas que você precisa.

O segundo passo é ter uma identidade visual coerente. A apresentação visual da loja precisa estar alinhada à identidade da marca e à mensagem que você deseja transmitir. Enquanto a paleta de cores, decoração e linguagem precisam refletir a personalidade da marca e criar uma experiência imersiva para o cliente.

Em seguida, planeje o layout da loja e destaque produtos de forma criativa. A disposição dos produtos e a circulação de pessoas devem ser pensadas para otimizar a experiência de compra. Iluminação direcionada, displays interativos e elementos decorativos atraem a atenção do cliente e apoiam a decisão de compra.

Por fim, é importante monitorar e avaliar regularmente os resultados das suas estratégias de Visual Merchandising. Medir os indicadores como taxa de conversão, tempo médio de permanência na loja e feedback dos clientes, para determinar a eficiência das suas iniciativas.

O Cliente Oculto

Este é um elemento fundamental na mensuração e avaliação de resultados. A técnica do cliente oculto consiste na contratação de uma pessoa que se comporte como um cliente, e analise a jornada de compra dentro de uma loja.

Essa metodologia permite medir a eficácia do atendimento e dos esforços de marketing.

Ao enviar esses clientes ocultos para avaliar a experiência de compra, é possível obter insights detalhados sobre como os elementos visuais da loja, disposição de produtos e displays, iluminação e decoração influenciam no comportamento do consumidor e na percepção da marca.

Além disso, seus relatórios também indicam a qualidade do atendimento, bem como se os funcionários estão preparados e prontos para atender qualquer solicitação dos clientes.

A metodologia do cliente oculto é uma técnica que pode ajudar o seu negócio a estar mais preparado para proporcionar uma experiência completa e imersiva de compra, identificando em seu feedback novas oportunidades e correções necessárias.

Serasa Experian: seu parceiro nada oculto

A Serasa Experian não precisa ser um Cliente Oculto para te apoiar nessa missão de implementar o Visual Merchandising em seu negócio.

Como maior Datatech do Brasil, entregamos soluções de inteligência analítica, cruzando múltiplas fontes de informação, para que você entenda o comportamento de compra do seu cliente.

O Polis da Serasa Experian é uma dessas soluções que podem trazer informações preciosas sobre o comportamento de compra, hábitos e atitudes, de pessoas ou empresas. Com o cruzamento de dados do portfólio mais completo do Brasil, essa ferramenta identifica padrões e cria insights que podem impulsionar seu negócio.

E aí, bora bombar suas vendas com técnicas de Visual Merchandising?

Compartilhe essas dicas com seus contatos.

Boas vendas e até a próxima!