Você sabe da importância de sair do básico quando o assunto é analisar crédito?

Checar anotações de inadimplência é apenas a “ponta do iceberg” na análise de crédito. Outras informações podem ser adicionadas à consulta para facilitar, acelerar e aprimorar muito sua decisão na hora de vender a prazo ou conceder crédito.

Esse tipo de dado adicional torna-se mais importante, para não dizer necessário, quando você pretende vender para pequenas e médias empresas – e quem não quer? Quem quer desperdiçar esse enorme mercado potencial?

A análise de crédito tem como objetivo principal diminuir os riscos da inadimplência, mas você consegue muito mais do que isso usando poucas informações adicionais nas consultas!

Com um dado adicional muito simples dá, não só para evitar os calotes com mais eficiência, como também descobrir quais são os clientes com maior potencial para aceitar cada tipo de oferta.

Hoje, vamos falar um pouco da informação adicional Índice de Relacionamento do Mercado (IRM), que pode ser acrescentado à consulta de CNPJ que você faz no seu dia a dia em relatórios como o Relato, o Concentre PJ e o Crednet PJ.

Então vem com a gente descobrir como turbinar sua análise de crédito para ela deixar de ser apenas uma pesquisa de segurança financeira, e se tornar um instrumento para aumentar a qualidade e o volume de vendas! 🚀

O que é o Índice de Relacionamento do Mercado?

O IRM é uma informação adicional que pode ser consultada durante a consulta de CNPJ dentro dos nossos relatórios Relato, Relato Mais, Concetre PJ e Crednet PJ.

Ele serve para você entender o comportamento financeiro do cliente no mercado e, especificamente, nos principais setores da economia – atacado, financeiro, comércio, factoring, indústria e serviços.

Esse índice é definido por meio de uma análise do histórico de interação, nos últimos 12 meses, que o cliente tem com outras empresas – compras, parcelamentos, dívidas – e ainda analisa a situação do segmento, mostrando se o mercado está crescendo, estável ou se retraindo.

As informações são classificadas em 4 níveis diferentes; quanto maior o nível, mais intenso é o relacionamento do cliente com o mercado em que ele atua.

Mas o melhor de tudo é que, você enxerga o IRM do cliente consultado de uma maneira muito rápida e simples, em um design autoexplicativo e intuitivo dentro do relatório da consulta PJ.

É uma análise complexa que aparece para você de forma direta e clara.

Então, além de conseguir analisar os seus clientes novos e antigos de maneira mais completa para liberar ou readequar a linha de crédito, você passa a identificar quais os melhores clientes para investir.

Índice de Relacionamento no Mercado pode ser uma vantagem competitiva.

Muito além de potencializar sua análise de crédito, o IRM traz a vantagem competitiva de saber a oferta mais lucrativa que cada cliente pode aceitar.

Você vai ver que é mais simples do que parece! Acompanhe este exemplo:

Um cliente que está pesquisando algumas empresas para comprar um produto em grande escala. É negócio grande, precisa de crédito para viabilizar.

Antes de dar continuidade à negociação, você consultou o CNPJ da empresa e adicionou à sua pesquisa a opção de IRM – Índice de Relacionamento no Mercado –, notando que ela tem tido um intenso relacionamento com o setor de varejo.

Com essa informação, dá para entender que o cliente está vendendo bem e pagando em dia, o que é um excelente indicativo de potencial para receber uma linha de crédito!

Agora você sabe mais sobre o perfil do cliente – provavelmente bem mais do que os concorrentes que não consultaram essa informação –, pode propor condições mais convidativas e conquistar a venda.

Índice de Relacionamento no Mercado para tomar melhores decisões de negócios

A esta altura, você já percebeu que uma análise de crédito bem estruturada não serve apenas para fugir da inadimplência. Ela proporciona uma tomada de decisão com muito mais respaldo, transmite mais credibilidade e profissionalismo e atribui uma grande velocidade às negociações.

Começar a conversa já com uma visão mais clara do potencial financeiro do cliente e de como está o negócio dele, faz com que o primeiro contato já tenha uma cara mais personalizada, o que indiretamente já cativa o cliente dando a você mais vantagem no negócio.

Da mesma forma, demonstrando se conhecimento sobre a realidade do setor, o nível de confiança aumenta muito e sua política de crédito se destaca por contemplar as reais necessidades de pagamento do segmento em que você atua.

Caso você não tenha uma política de crédito definida, confira nosso artigo que explica como você pode desenvolver uma do zero: Clique aqui.

Outro fator que ganha muitos pontos com o cliente quando você consulta o Índice de Relacionamento no Mercado é a transparência na comunicação, afinal, se você conhece a situação financeira dele, pode adequar sua abordagem. 😉

Resumindo, o Índice de Relacionamento no Mercado e Setor é um instrumento que pode revolucionar a forma com que você analisa crédito e, principalmente, o modo como toma decisões de negócios.

É importante se atentar às oportunidades de negócio que estão nos rondando e mais importante ainda é conhecer ferramentas tecnológicas que auxiliam nessa visualização.

Existem várias informações adicionais disponíveis nos relatórios das suas consultas de PF e PJ da Serasa Experian, e cada uma delas pode mudar a forma de se lidar com a liberação de crédito e a prospecção de novos negócios.

Caso você tenha gostado do conteúdo, não esqueça de compartilhar essa informação com mais pessoas e de ficar de olho nas próximas postagens.

Tem alguma solução Serasa Experian que você quer conhecer melhor? Mande uma sugestão ou conte-nos sua dúvida.

Até a próxima!