A volta às aulas das férias de julho pode trazer ótimas oportunidades de vendas para o atacado.
Muitas escolas aproveitam as férias para fazer reposição de materiais ou até mesmo reformas em sua estrutura, o que pode ser muito positivo pra você se o seu atacado estiver abastecido e organizado para suprir rapidamente as demandas.
Mas a verdadeira mina de ouro são os alunos, que muitas vezes vão à procura de materiais escolares – cadernos, estojos, canetas, uniformes etc. – para voltarem às aulas com novidades.
Porém, tanto a primeira situação como a segunda, demandam praticamente os mesmos cuidados. Controle de estoque, precificação, divulgação, pesquisa de mercado e novidades são algumas coisas essenciais para dar conta do aumento brusco da demanda.
Hoje vamos comentar sobre os principais pontos que devem ter mais atenção e algumas estratégias para você conseguir se destacar da concorrência, afinal, o sinal vai bater e todo mundo vai sair correndo!
Quer ter a vantagem de chegar mais rápido do que seus concorrentes na volta às aulas de agosto de 2023? Então vem com a gente!
Neste conteúdo você vai ver
Organize sua gestão interna
É difícil saber quando a demanda vai subir repentinamente, porém, quando sabemos de uma data em que o consumo de determinados itens tende a aumentar, é necessário deixar tudo pronto para não perder nem uma venda.
Alguns dos principais pontos de atenção:
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Estoque
Veja o histórico dos meses passados e identifique os produtos que mais vendem. Procure estocar um pouco a mais desses itens e, caso não venda tudo logo, você pode disponibilizar um desconto nesses produtos.
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Fornecedores
Mesmo com o estoque abastecido, nunca se sabe quando faltará produto, então, alinhe as expectativas de volume com seus fornecedores para um possível reabastecimento de última hora.
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Varejistas
Assim como no item anterior, seus clientes varejistas podem ficar sem estoque de algum produto que venda mais do que o esperado. Combine com eles de ser acionado nesses casos. Nem você nem seu cliente perdem vendas e você ainda melhora sua imagem e seu relacionamento.
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Atendimento
Incentive – se preciso, ensine – seus funcionários a oferecer uma melhor experiência de compra para o cliente. Você pode fazer sorteios ou metas com bonificações especiais no período para motivá-los ainda mais.
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E-commerce
Caso você tenha um, verifique-se de que todas as opções estão funcionando e que o catálogo está atualizado com os produtos novos/promoções/quantidades em estoque.
Personalize conforme o que “bombou” em julho!
Ter promoções, comunicação e produtos personalizados de acordo com o assunto que está fazendo mais sucesso, é uma ótima forma de se destacar da concorrência e atrair negócios em períodos de aumento de demanda.
Faça uma pesquisa para saber quais foram os programas – filmes, séries, desenhos etc – mais populares durante as férias de julho e tenha no estoque cadernos, canetas e outros acessórios escolares com o tema em questão.
Todo o burburinho que o filme “Barbie” gerou no Brasil e no mundo é um bom exemplo de um grande sucesso do público jovem no fim do mês de julho!
Reparou na grande variedade de itens personalizados que as empresas têm oferecido para aproveitar o “boom”? Tem de restaurante a loja de roupas surfando essa onda.
Intensifique as divulgações da sua marca
Em períodos de elevação do volume de consumo, é indispensável intensificar comunicação (online e offline) da sua marca para estar em evidência e não deixar sobrar holofotes para a concorrência.
A estratégia mais comum nessa etapa é aumentar um pouco o investimento em anúncios pagos em redes sociais para ter uma frequência maior na timeline dos usuários.
Você pode usar ofertas promocionais – desconto, kits, frete grátis – ou divulgar catálogos de produtos para mostrar as novidades e o mix, deixando claro que você atende às necessidades do cliente.
Outra forma de gerar engajamento é por meio da divulgação de conteúdo interessante sobre os produtos; curiosidades da fabricação, usos diferenciados, formas de se organizá-los e até sobre o descarte sustentável deles.
Essa estratégia de divulgação de conteúdo informativo/educativo ajuda não só a gerar mais negócios como também a aprimorar sua imagem perante todo o mercado.
Faça parcerias com escolas perto do seu atacado
Fazer parceiras que viabilizem descontos ou condições especiais para os alunos da escola em questão, pode te colocar muito à frente dos seus concorrentes.
Ter um fácil acesso, um pagamento diferenciado e principalmente uma indicação da escola, pode trazer muitos clientes recorrentes.
Além disso, dependendo do tipo de parceria que for estabelecida, você pode acabar virando o fornecedor de matérias para uma escola, que tende a ser um cliente muito bom para um atacadista!
Algumas escolas também organizam um dia para a venda de materiais dentro da instituição, o que, muito além de uma ótima oportunidade de vendas, também é uma excelente vitrine para a sua marca.
Ótimo momento para ações sociais!
Quando o assunto é “educação” sempre é muito bem-vindo – e muito bem-visto também – associar as ações a iniciativas sociais, como doação de material ou até mesmo de uniformes para estudantes carentes.
Matérias que estão “encalhados” no estoque, podem se tornar uma ótima forma de ajudar, tanto para a doação quanto numa mega promoção para as pessoas de baixa renda.
Veja quais escolas públicas estão perto de você e entre em contato para saber quais são os principais materiais que os alunos precisam e organize-se para tentar atender essas necessidades.
Você pode usar de campanhas online ou, caso você tenha feito parceria com alguma escola, incentivar a doação de materiais escolares e principalmente de livros didáticos.
Outra ótima ação social é o incentivo à doação de livros usados para aumentar o acervo das bibliotecas públicas.
Esse tipo de ação reforça, perante todos os públicos, seu compromisso com ESG (Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança), que as pessoas têm exigido cada vez mais das marcas.
Mas atenção: iniciativas de ESG têm que ser “para valer”! Ações “vazias” só para chamar a atenção, que não contribuam efetivamente para a comunidade causam o efeito contrário, gerando uma percepção negativa.
Outra coisa importante para você lembrar sempre é que essas estratégias precisam se adequar ao seu público, tanto no nível da comunicação, quanto no mix de produtos e ofertas. Se o perfil do seu cliente não tem nenhuma afinidade com o momento de volta às aulas, melhor não gastar seus esforços.
E aí? Gostou do conteúdo? Então não esqueça de compartilhar e ficar de olho nas próximas postagens para não perder mais dicas como esta.
Até a próxima e boas vendas!