A volta às aulas das férias de julho pode trazer ótimas oportunidades de vendas para o atacado.

Muitas escolas aproveitam as férias para fazer reposição de materiais ou até mesmo reformas em sua estrutura, o que pode ser muito positivo pra você se o seu atacado estiver abastecido e organizado para suprir rapidamente as demandas.

Mas a verdadeira mina de ouro são os alunos, que muitas vezes vão à procura de materiais escolares – cadernos, estojos, canetas, uniformes etc. – para voltarem às aulas com novidades.

Porém, tanto a primeira situação como a segunda, demandam praticamente os mesmos cuidados. Controle de estoque, precificação, divulgação, pesquisa de mercado e novidades são algumas coisas essenciais para dar conta do aumento brusco da demanda.

Hoje vamos comentar sobre os principais pontos que devem ter mais atenção e algumas estratégias para você conseguir se destacar da concorrência, afinal, o sinal vai bater e todo mundo vai sair correndo!

Quer ter a vantagem de chegar mais rápido do que seus concorrentes na volta às aulas de agosto de 2023? Então vem com a gente!

Organize sua gestão interna

É difícil saber quando a demanda vai subir repentinamente, porém, quando sabemos de uma data em que o consumo de determinados itens tende a aumentar, é necessário deixar tudo pronto para não perder nem uma venda.

Alguns dos principais pontos de atenção:

  • Estoque

Veja o histórico dos meses passados e identifique os produtos que mais vendem. Procure estocar um pouco a mais desses itens e, caso não venda tudo logo, você pode disponibilizar um desconto nesses produtos.

  • Fornecedores

Mesmo com o estoque abastecido, nunca se sabe quando faltará produto, então, alinhe as expectativas de volume com seus fornecedores para um possível reabastecimento de última hora.

  • Varejistas

Assim como no item anterior, seus clientes varejistas podem ficar sem estoque de algum produto que venda mais do que o esperado. Combine com eles de ser acionado nesses casos. Nem você nem seu cliente perdem vendas e você ainda melhora sua imagem e seu relacionamento.

  • Atendimento

Incentive – se preciso, ensine – seus funcionários a oferecer uma melhor experiência de compra para o cliente. Você pode fazer sorteios ou metas com bonificações especiais no período para motivá-los ainda mais.

  • E-commerce

Caso você tenha um, verifique-se de que todas as opções estão funcionando e que o catálogo está atualizado com os produtos novos/promoções/quantidades em estoque.

Personalize conforme o que “bombou” em julho!

Ter promoções, comunicação e produtos personalizados de acordo com o assunto que está fazendo mais sucesso, é uma ótima forma de se destacar da concorrência e atrair negócios em períodos de aumento de demanda.

Faça uma pesquisa para saber quais foram os programas – filmes, séries, desenhos etc – mais populares durante as férias de julho e tenha no estoque cadernos, canetas e outros acessórios escolares com o tema em questão.

Todo o burburinho que o filme “Barbie” gerou no Brasil e no mundo é um bom exemplo de um grande sucesso do público jovem no fim do mês de julho!

Reparou na grande variedade de itens personalizados que as empresas têm oferecido para aproveitar o “boom”? Tem de restaurante a loja de roupas surfando essa onda.

Intensifique as divulgações da sua marca

Em períodos de elevação do volume de consumo, é indispensável intensificar comunicação (online e offline) da sua marca para estar em evidência e não deixar sobrar holofotes para a concorrência.

A estratégia mais comum nessa etapa é aumentar um pouco o investimento em anúncios pagos em redes sociais para ter uma frequência maior na timeline dos usuários.

Você pode usar ofertas promocionais – desconto, kits, frete grátis – ou divulgar catálogos de produtos para mostrar as novidades e o mix, deixando claro que você atende às necessidades do cliente.

Outra forma de gerar engajamento é por meio da divulgação de conteúdo interessante sobre os produtos; curiosidades da fabricação, usos diferenciados, formas de se organizá-los e até sobre o descarte sustentável deles.

Essa estratégia de divulgação de conteúdo informativo/educativo ajuda não só a gerar mais negócios como também a aprimorar sua imagem perante todo o mercado.

Faça parcerias com escolas perto do seu atacado

Fazer parceiras que viabilizem descontos ou condições especiais para os alunos da escola em questão, pode te colocar muito à frente dos seus concorrentes.

Ter um fácil acesso, um pagamento diferenciado e principalmente uma indicação da escola, pode trazer muitos clientes recorrentes.

Além disso, dependendo do tipo de parceria que for estabelecida, você pode acabar virando o fornecedor de matérias para uma escola, que tende a ser um cliente muito bom para um atacadista!

Algumas escolas também organizam um dia para a venda de materiais dentro da instituição, o que, muito além de uma ótima oportunidade de vendas, também é uma excelente vitrine para a sua marca.

Ótimo momento para ações sociais!

Quando o assunto é “educação” sempre é muito bem-vindo – e muito bem-visto também – associar as ações a iniciativas sociais, como doação de material ou até mesmo de uniformes para estudantes carentes.

Matérias que estão “encalhados” no estoque, podem se tornar uma ótima forma de ajudar, tanto para a doação quanto numa mega promoção para as pessoas de baixa renda.

Veja quais escolas públicas estão perto de você e entre em contato para saber quais são os principais materiais que os alunos precisam e organize-se para tentar atender essas necessidades.

Você pode usar de campanhas online ou, caso você tenha feito parceria com alguma escola, incentivar a doação de materiais escolares e principalmente de livros didáticos.

Outra ótima ação social é o incentivo à doação de livros usados para aumentar o acervo das bibliotecas públicas.

Esse tipo de ação reforça, perante todos os públicos, seu compromisso com ESG (Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança), que as pessoas têm exigido cada vez mais das marcas.

Mas atenção: iniciativas de ESG têm que ser “para valer”! Ações “vazias” só para chamar a atenção, que não contribuam efetivamente para a comunidade causam o efeito contrário, gerando uma percepção negativa.

Outra coisa importante para você lembrar sempre é que essas estratégias precisam se adequar ao seu público, tanto no nível da comunicação, quanto no mix de produtos e ofertas. Se o perfil do seu cliente não tem nenhuma afinidade com o momento de volta às aulas, melhor não gastar seus esforços.

E aí? Gostou do conteúdo? Então não esqueça de compartilhar e ficar de olho nas próximas postagens para não perder mais dicas como esta.

Até a próxima e boas vendas!