Final do ano chegando e com ele vem o tão esperado 13º pagamento! Muitos funcionários e empresas aguardam ansiosamente por esse momento.

Mas você já deve estar se perguntando o porquê de as empresas enxergarem oportunidade nessa época, sendo que, pelo consenso comum, representaria a necessidade de “gastar” muito mais com folha de pagamento, né?

Primeiro porque o 13º é uma forma de valorização do trabalho, que estimula muito o vínculo emocional e traz um propósito para desempenhar um bom serviço durante o ano inteiro.

Depois tem o fato de que a maioria das pessoas estarão com mais dinheiro no bolso, e isso é uma grande oportunidade para quitarem algumas das suas dívidas.

Por isso, as empresas aproveitam o período para investir em um processo de cobrança mais inteligente e eficiente, focado em comunicação amigável e transparente, para que consigam recuperar clientes inadimplentes antes do ano acabar.

Por conta disso, separamos as principais dicas e práticas para você elaborar um plano de cobrança que estimule a quitação das dívidas.

Comece a montar um processo de cobrança eficaz

Não dá para contar que a pessoa que recebe o 13º vai preferir quitar uma dívida em vez de pegar esse recurso e fazer uma viagem, comprar coisas para casa ou organizar um festão de final de ano... é preciso estimular e dialogar da forma certa!

Mas a gente já chega lá! Antes, vamos ver o que envolve um processo de cobrança eficaz:

Acompanhamento: essa etapa garante os dados necessários para entender a situação dessa dívida e ter um panorama geral para ir moldando e modificando o processo e a abordagem de cobrança.

Envolve a verificação e a análise da vida financeira do cliente, compreender a situação e registrar esses dados para verificar – futuramente – a eficácia do processo de cobrança.

Lembretes: como o próprio nome já diz, nessa etapa você garante que o cliente não “deixe para lá”, não esqueça da dívida e – principalmente – mantenha você como uma das prioridades de pagamentos dele.

Os lembretes podem vir por ligações telefônicas, e-mails, SMS, cartas ou comunicados impressos e notificações automáticas.

Comunicação em diferentes meios: por mais que este tópico seja parecido com o anterior (“lembretes”), seu objetivo é contactar o cliente pelos mais diversos meios possíveis – aplicativos ou portais online, mídias sociais, cartas e comunicados impressos, SMS, e-mails, ligações telefônicas.

Cada perfil de devedor responde melhor a um canal de cobrança, depende muito do cliente. Um exemplo bom disso é a ineficiência que a cobrança por telefone tem para os jovens.

Variabilidade de opções de pagamento: cada dívida possui uma origem e cada situação é diferente, então, nem todo mundo vai conseguir quitar a dívida da mesma forma. Quanto mais formas de pagamentos você puder oferecer, maiores são suas chances de recuperação.

Você pode oferecer opção de pagamento a vista, parcelamento, pagamento mínimo, negociação de valores, modos de pagamento (boleto, Pix etc.).

Negativações: a negativação serve para oficializar a dívida e conscientizar o inadimplente, mostrar que existem consequências graves de não pagar o que deve.

As negativações podem ser um registro de inadimplência, restrições financeiras e prazos para regularização

Cobrança por vias judiciais: ação judicial, citação, julgamento, execução da decisão.

Essa deve ser sua última opção, pois é a mais desgastante e cara para as duas partes. Nessa modalidade a cobrança é feita pelo tribunal. Por isso, o ideal é que ela seja usada depois de todos os outros meios falharem – normalmente é usada quando o cliente tem condições, mas se recusa a pagar.

Normalmente as empresas têm uma área especializada em realizar os processos de cobrança e conta com profissionais específicos da área, devido à complexidade de todo o processo. Ainda mais quando o objetivo em questão é incentivar o devedor a utilizar o seu 13º salário para quitar a dívida!

Continua com a gente que você vai entender tudo!

Com cobrança amigável, as chances de êxito decolam!

Ninguém gosta de estar devendo e, muito menos, de receber cobrança, o cliente sabe que precisa se desdobrar para resolver o quanto antes e que ele pode sair muito prejudicado se esperar muito tempo para resolver!.

Então, cabe a quem cobra, tornar esse contato o mais amigável possível, mas também sem ser passivo demais e acabar afetando credibilidade na cobrança!

Algumas dicas de comunicação no processo de cobrança são excelentes! Por exemplo, evitar certas palavras mais agressivas, como por exemplo “dívida” que pode ser substituída por termos mais suaves, como “débito” ou “pendência” para preservar o relacionamento com o cliente.

Outra coisa que funciona bem é tentar entender o motivo do atraso por meio do uso de dados, tecnologias e empresas parceiras especializadas em recuperação de crédito. Além disso, perguntar diretamente ao devedor o que aconteceu e mostrar que você se preocupa com a saúde financeira dele e está lá para ajudá-lo pode ser um diferencial importante para você e aumentar a possibilidade de aceitação da sua proposta.

A forma de fazer isso sem perder a credibilidade é distinguir as coisas, e manter o profissionalismo, a disponibilidade e o interesse em conversar mesmo se o cliente tiver sempre respostas “negativas”.

Por conta dessa situação, é muito importante ter um roteiro com algumas mensagens pré-produzidas. Dessa forma, fica mais “fácil” de manter a calma e a comunicação amigável, afinal, é difícil manter um clima leve e promissor com uma comunicação agressiva.

Como a Serasa Experian te ajuda a fazer uma cobrança eficaz?

Daria para argumentar que a Serasa Experian te ajuda apenas por ter o maior banco de dados da América Latina e um reconhecimento histórico no mercado Brasileiro. Porém, ela conta, além de tudo isso, com um serviço digital especializado no processo de cobrança, o  Limpa Nome Online.

Esse serviço já conseguiu quitar mais de milhões em dívidas e acordos , o que já demonstra o seu grande potencial de êxito nos processos de cobrança.

Essa ferramenta oferece todos os serviços do processo, desde a etapa de acompanhamento até as cobranças por vias judiciais e seu pagamento é feito apenas quando a dívida for quitada ou quando o acordo for fechado – até receber alguma coisa, você não paga nada!

O Limpa Nome Online possui também o “infobusca”, que por meio de apenas um dado do devedor (nome, telefone, CPF, CNPJ ou endereço), localiza o cliente antigo/inativo que mudou de localização ou mudou os meios de contato, fazendo com que ninguém escape das notificações.

Utilizando essa ferramenta, também se torna mais fácil separar um devedor com propensão a pagar de um que já tenha decidido não efetuar o pagamento, devido ao seu robusto processo de análise de dados.

E aí? Gostou do conteúdo?

Não esqueça de compartilhar com seus colegas nesta reta final de 2023 para fecharmos o ano com o mínimo de inadimplência possível!