O que vem à cabeça quando chegamos em dezembro? Natal, festas e ano novo, certo? Essa pode ser a resposta para a maioria das pessoas, mas para quem toca uma empresa, a resposta é diferente!

Com mais um ciclo se encerrando, o empreendedor tem a oportunidade perfeita para rever o desempenho da empresa ao longo do ano e começar a planejar a montagem de planos de ação para solucionar algumas falhas, neutralizar ameaças ou até mesmo para crescer mais.

Um problema muito comum nas empresas é a falta de uma gestão financeira eficiente, que gera problemas de desperdício de verba, fluxo de caixa inadequado, inadimplência, na relação com colaboradores/fornecedores e no crescimento sustentável do negócio.

A gestão financeira foca em segurança e controle de risco, visando a estabilidade. É nela que sua empresa cria uma base sólida para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades!

Vendo por essa perspectiva, dá para entender a importância deste assunto. Então, que tal aproveitar esta reta final para começar a planejar o que promete ser o melhor ano da sua empresa?

"Mas eu não sei nem por onde começar!"

Relaxa, vamos te contar como você pode começar a elaborar um plano de ação para implementar uma gestão financeira eficiente, destacando os principais pontos de atenção para o desenvolvimento dessa estratégia.

Analisar o momento financeiro e definir objetivos e metas

Como em qualquer outra estratégia, é necessário fazer uma análise do panorama geral da empresa para identificar problemas e, a partir disso, definir metas para medir o desempenho e direcionar as ações de resolução.

Esta análise compreende os dados que você tem na empresa, para identificar ameaças ou deficiências a serem resolvidas, nesse caso, da área financeira, como por exemplo:

  • Baixa rentabilidade;
  • Custos elevados;
  • Imprevisibilidade do fluxo de caixa;
  • Alto índice de inadimplência;
  • Concentração inadequada da carteira de clientes/fornecedores;
  • Dívidas

Essa percepção é indispensável para que a gestão financeira seja eficiente, tenha uma distribuição eficaz de esforços e verbas durante o processo e execute ações prioritárias.

Além disso, é necessário estabelecer alguns KPIs (Key Performance Indicators), indicadores que refletem o progresso e o atingimento das metas, evidenciando a eficiência dos esforços dos envolvidos.

Sem um objetivo claro, a gestão financeira fica sem direcionamento e pode acarretar uma série de prejuízos devido ao esforço e investimento direcionados para resolver um problema que talvez não seja prioritário no momento.

Com o básico da estratégia definido, vamos conhecer os demais pontos de atenção!

Aplicação da gestão financeira na prática

Tudo – e é tudo mesmo – que envolve a sua empresa requer investimento (nem sempre financeiro). Portanto, é necessário estar sempre atento a qualquer alteração ou dificuldade, mas você sabe como manter essa vigilância?

Você consegue manter essa supervisão, capacitando e orientando claramente seus funcionários de modo que eles percebam a importância de executar inspeções ou cumprir verificações?

Veja por este ângulo:

  • Se sua empresa tem problemas com inadimplência na carteira de clientes, a equipe comercial deve ter um protocolo de política de crédito que inclua a consulta da situação financeira do cliente antes de realizar vendas a prazo.
  • Pode ser que sua empresa gaste muito com acidentes de trabalho ou indenizações. Desenvolver uma gestão de risco e designar funcionários para inspecionar os "pontos de perigo" (iluminação, infraestrutura, etc.) pode ser uma solução.
  • Ou, se sua empresa tem gastado muito com custos básicos (energia, água, insumos etc.), instalar sensores de presença em corredores e realizar manutenções preventivas em eletrônicos pode ajudar a reduzir gastos.

Percebe como a gestão financeira varia de "caso a caso"? Conhecendo a fundo a situação da sua empresa, você pode identificar falhas e tomar decisões fundamentadas na hora de resolver.

A maior dificuldade dessa estratégia é analisar tantos dados, mas os benefícios são bem maiores que os contras! Então, vou te contar um segredo: existe um "remédio" que acaba com essa "dor de cabeça"!

Esse processo pode ser simplificado com o uso de tecnologias especializadas em gestão financeira! No próximo tópico, vou te contar mais sobre essas tecnologias, então, continue a leitura

Como a Serasa Experian pode ajudar na gestão financeira?

Para auxiliar o empreendedor a ter mais sucesso com sua empresa, temos uma solução gratuita de gestão financeira!

Ela se baseia em coletar os dados do histórico de transações financeiras das contas bancárias da empresa e das maquininhas de cartão, utilizando os dados cadastrais e transacionais para entender e mapear o momento financeiro do seu negócio.

Com esse conhecimento, a ferramenta fornece insights que auxiliam na tomada de decisão e oferece produtos e serviços focados nas reais necessidades da sua empresa.

A gestão financeira da Serasa Experian está sendo muito requisitada e está passando por atualizações constantes, o que está gerando uma evolução rápida da qualidade. Assim, a solução não só promete como está entregando resultados!

Caso queira saber mais sobre nossa solução de Gestão Financeira clique aqui, faça seu login e comece a planejar!

Concluímos, portanto, que a gestão financeira é um organismo vivo, com DNA diferente em cada empresa, e que conhecer a fundo as peculiaridades da sua organização é indispensável para ter um planejamento realmente eficaz e estável.

Como é? Bora fazer do próximo ano o melhor ano da sua empresa?

Então fique de olho nas próximas postagens, pois daremos várias dicas para quem deseja garantir mais sucesso em 2024!

Boas vendas, boas festas e bom planejamento!