O assunto “inadimplência” sempre esteve na lista das lutas diárias que a indústria brasileira enfrenta, porém, lidar com a inadimplência é uma realidade, afinal, não tem como se prevenir 100% dela se a indústria pretende vender bem.

Se olharmos para os Indicadores Econômicos Serasa Experian, vemos que o mês de julho de 2023, fechou com mais de 5,7 milhões de indústrias em situação de inadimplência, que muitas vezes é causada por clientes inadimplentes. Reparou no “efeito dominó”?

Ou seja, devemos sim nos preocupar cada vez mais e procurar ferramentas confiáveis para entender a situação de cada cliente e ter mais segurança na hora de negociar e conceder uma linha de crédito.

Hoje vamos te mostrar algumas dicas e ferramentas que podem ajudar a sua empresa a prevenir a inadimplência, afinal, você não precisa ter clientes inadimplentes para saber lidar com eles, certo? 😉

Ter uma política de crédito pode mudar o rumo da sua indústria

A minimização dos riscos de inadimplência começa aqui! É com a política de crédito estabelecida que sua indústria começa a “filtrar” os melhores clientes.

A política de crédito é a definição dos parâmetros ideais para a sua indústria conceder crédito.

Ela determina condições de pagamento (prazos, número de parcelas, limites etc.) para cada faixa de risco.

Seguindo a política na maioria das vezes, você logo vai notar a diferença na sua gestão financeira, mas é importante destacar que você pode abrir algumas exceções e modificar suas exigências em casos específicos.

Para esses casos, algumas informações específicas podem ser acrescentadas à sua consulta de crédito para embasar a decisão de contrariar a política.

Por exemplo: se sua política de crédito diz que você não dá prazo de pagamento para clientes com, digamos, 2 anotações de inadimplência, mas o negócio em questão parece uma boa oportunidade, então, usar uma “informação adicional” como o Comportamento de Pagamentos pode ajudar você a descobrir que, apesar de ter as tais 2 pendências, o cliente tem pago todos os compromissos em dia nos últimos 12 meses.

Esse dado pode ajudar você a decidir por conceder o crédito, e fechar o negócio que você perderia se não tivesse a informação adicional.

Para você se aprofundar no tema de política de crédito, confira nosso artigo específico sobre o assunto: clique aqui.

Mantenha um bom relacionamento com os clientes, mas fique sempre de olho

Assim como em qualquer relacionamento, a comunicação é essencial para manter os dois lados em harmonia em relação aos pontos que sustentam essa interação.

Em uma relação comercial podemos dizer, de modo simplificado, que ela é baseada no compromisso com a entrega e com o pagamento.

Então, confiar no cumprimento desse compromisso com a outra parte é importante, mas sabemos que imprevistos podem surgir no meio do caminho e mudar as condições de uma das partes para cumprir com o combinado.

Quando falamos em ficar sempre de olho, significa acompanhar em tempo real a situação de toda a carteira de clientes – e também de fornecedores – para antecipar medidas quando aparecer um risco.

Aí você me pergunta: “Como vou saber se aconteceu alguma coisa com o meu cliente e ele não vai conseguir pagar o parcelamento?”

E eu te respondo: já existem ferramentas que monitoram CNPJs (e CPFs) à sua escolha e te avisam dos riscos que aparecem.

Um bom exemplo é o Monitore Clientes, solução da Serasa Experian que fica 24 horas atenta à sua carteira e te notifica, na hora, se um cliente for negativado, pré-negativado,  protestado, consultado ou se mudar o score dele.

Potencialize sua análise de crédito para negociar melhor

Por mais que uma política de crédito e comunicação com o cliente sejam importantes para diminuir os riscos da inadimplência, a ação mais eficaz ainda é o uso das tecnologias na hora de analisar crédito.

A Serasa Experian possui várias informações adicionais que turbinam – e muito – a sua análise de crédito e trazem muito mais segurança e confiança na hora de negociar com novos clientes. Entre elas nós temos:

  • IRM (índice de relacionamento de mercado) e setor: fornece uma visão sobre a participação que o cliente tem em determinado setor. Ele ajuda você a compreender o comportamento financeiro do cliente, tanto no mercado em geral quanto, mais precisamente, nos principais segmentos da economia, incluindo atacado, finanças, comércio, factoring, indústria e serviços.
  • Histórico de Pagamento PJ: traz os dados de todos os pagamentos que o cliente fez nos últimos 12 meses, informação que te coloca em posição muito vantajosa na negociação.

Essas informações adicionais possuem uma pequena taxa extra no valor do relatório que estiver consultando, mas podem representar uma grande economia de dinheiro ou um grande aumento de receita, portanto, valem a pena.

Por mais que a gente se esforce, sempre existe a chance de termos clientes inadimplentes.

Quando isso acontece com você, saiba que ainda temos o serviço perfeito para lidar com essa situação, o Limpa Nome Parceiros!

Se a inadimplência bater na porta da sua empresa, conheça o Limpa Nome Parceiros da Serasa Experian

O portal de cobrança Limpa Nome Parceiros da Serasa Experian tem sido um grande aliado para a recuperação de dívidas.

Para se ter uma ideia, já foram recuperados mais de 17 milhões em dívidas e mais de 300 milhões de acordos fechados com o portal!

O serviço é acessado de maneira simples, prática e rápida; a própria plataforma já analisa o histórico financeiro do devedor e faz uma proposta personalizada para a situação do cliente.

Só com isso, a chance de o cliente pagar a dívida já aumenta bastante, porém, para potencializar mais ainda, você pode usar em paralelo o serviço de “Recuperação de Dívidas” que tem várias formas de ações de cobrança.

E o melhor vem agora: no Limpa Nome Parceiros você só paga pelas dívidas que, efetivamente, recuperar, sem assinatura, mensalidade fidelidade ou qualquer coisa do estilo.

Se ninguém tem como prevenir 100% da inadimplência, algumas práticas e soluções diminuem consideravelmente os riscos dela no seu negócio.

E aí? Gostou do conteúdo?

Não esqueça de compartilhar essas informações com seus parceiros de negócios e de ficar de olho nas próximas postagens com dicas para melhorar mais ainda a sua indústria!