Manter uma pequena empresa de pé no Brasil não é tarefa fácil. São muitos desafios no dia a dia: contas para pagar, fornecedores para negociar, clientes para conquistar. E, nos últimos anos, as micro e pequenas empresas vêm enfrentando uma verdadeira maratona para equilibrar as contas, com direito a obstáculos como inflação, juros altos e custos cada vez mais imprevisíveis.

Não à toa que, segundo o boletim Empreender Brasil, mais de 6,5 milhões de micro e pequenas empresas estavam inadimplentes no Brasil ao final de junho de 2024. Esse número, o maior da série histórica iniciada em 2016, mostra o quanto os pequenos negócios precisam de apoio para seguir firmes e saudáveis financeiramente. E é exatamente aí que entra o programa Impulsiona Pequenos Negócios, uma parceria da Serasa Experian com o Sebrae que já está mudando a realidade de muitos empreendedores.

Uma força para quem quer crescer com estratégia

Mais do que um programa, o Impulsiona Pequenos Negócios  é uma iniciativa de Responsabilidade Corporativa da Serasa Experian para escalar o impacto social da companhia por meio do empreendedorismo. O programa é uma jornada de transformação para pequenas empresas que querem se organizar, crescer e se tornar mais competitivas. A segunda edição já começou e estamos acompanhando  de perto 120 empresas das cidades de São Paulo, Campinas e Osasco, oferecendo consultorias personalizadas, workshops com temas em gestão e oportunidade de netwotking durante um ano inteiro.

As áreas de atuação são estratégicas: gestão financeira, gestão de pessoas, estratégias de mercado e, como novidade desta edição, uma trilha de ESG, para ajudar os empreendedores a adotarem práticas mais sustentáveis e responsáveis em seus negócios.

E se você acha que é só teoria, dá uma olhada nos resultados das empresas da primeira edição:

  • Redução de 92 pontos percentuais no endividamento
  • Aumento de 17% na margem líquida
  • Melhora de 57% no índice de competitividade

Porque todo negócio precisa de fôlego e apoio

Os dados do boletim Empreender Brasil mostram uma realidade preocupante: o ritmo de crescimento da inadimplência entre MPEs já está em 5,9% ao ano, acima da média histórica de 4,68%. E esse salto veio rápido: foi a partir de maio de 2024 que os números começaram a subir com mais força, refletindo um cenário de juros mais altos, dólar em alta e aumento nas despesas dos consumidores.

Além disso, os pedidos de recuperação judicial por parte de MPEs dobraram em 2024 em relação ao ano anterior. Mas tem um lado positivo nessa história: o aumento desse tipo de pedido pode indicar que os pequenos negócios estão buscando soluções antes que a situação piore — o que demonstra mais maturidade na gestão.

Bora crescer juntos?

Se você é dono de um pequeno negócio, fique de olho: iniciativas como o Impulsiona Pequenos Negócios mostram que é possível, sim, virar o jogo com orientação, estratégia e conhecimento.
Afinal, empreender é sim um processo desafiador, mas não precisa ser solitário.

Para conhecer algumas histórias inspiradoras que foram transformadas com o apoio do Impulsiona Pequenos Negócios, acesse a playlist abaixo.