Todo empreendedor sabe que pra se destacar da concorrência precisa oferecer um serviço de alta qualidade. E essa pode ser a diferença entre o fracasso e o sucesso.

No atacado, não é diferente. Alcançar a excelência envolve diversos fatores que vão desde o atendimento até a gestão de estoque e automação de processos, e impactam diretamente a satisfação do cliente e o caixa da empresa.

Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a desenvolver e alcançar um serviço de excelência. Quer saber quais?

Gestão de estoque: A base da qualidade do serviço

Uma das primeiras coisas que o atacadista precisa para garantir a qualidade dos seus serviços é ter disponibilidade de produtos sempre que o cliente precisar.

Como cliente, você já deve ter encarado a frustração de ir até alguma loja, atrás de um produto específico, e ter que ouvir um “acabou”. Ou pior, “nem tem no estoque”.

Enquanto a falta de produtos gera insatisfação de clientes e pode levar a perdas financeiras, o excesso traz riscos ao fluxo de caixa com o aumento de custos pra manutenção. Por isso, um gerenciamento de estoque eficiente é tão importante.

E os métodos de Just-in-Time (JIT) e Análise ABC são muito úteis nessa gestão.

A estratégia JIT visa minimizar os estoques e reduzir custos operacionais, garantindo que os produtos cheguem apenas quando necessário. E a sua implementação envolve alguns passos:

Parcerias sólidas com fornecedores:

Desenvolver essa relação é fundamental para que você receba os produtos de forma rápida e consistente, por isso, invista numa comunicação aberta e frequente.

Previsão de demanda:

Utilize ferramentas que ajudem a prever demandas, pra calcular exatamente quando e quanto produto será necessário, evitando excessos e faltas no estoque.

Processos eficientes:

Garanta que os processos internos da sua empresa respondam rapidamente às mudanças de demanda, automatizando tarefas e implementando sistemas de gerenciamento de estoque em tempo real.

Já a Análise ABC é uma técnica de categorização de inventário que te ajuda a identificar os itens mais relevantes e focar neles.

Essa análise se divide em três categorias:

Categoria A da análise ABC:

Itens de maior valor, que representam uma pequena parte do inventário, mas uma grande parte do valor total, e que devem ser monitorados

Categoria B da análise ABC:

Produtos de valor médio que representam quantidade moderada tanto em número quanto em valor total. Esses itens não precisam de um controle tão rigoroso quanto os da categoria A, mas precisam ser monitorados regularmente.

Categoria C da análise ABC:

Itens de menor valor, que representam a maior parte total do inventário, mas uma pequena parte do valor total. Para estes produtos, o controle pode ser mais relaxado e os pedidos podem ser feitos em quantidades maiores com menos frequência.

Para adotar essa técnica, você pode começar classificando os itens pelo valor total (preço unitário multiplicado pela quantidade usada em um período determinado); dividir entre as categorias A, B e C, com base na contribuição mensal de cada item para o valor total do estoque, e definir políticas de controle para cada categoria.

Dica: Invista em sistemas de gerenciamento de estoque (SGI) para automatizar e agilizar esses processos.

Com essas duas técnicas, você tem uma visão em tempo real do estoque e maior previsibilidade de demanda pra evitar rupturas ou excessos, e garante que seu cliente fique satisfeito ao encontrar aquilo que procura. Isso tudo sem arriscar seu caixa.

Mas pra alcançar a meta da excelência na qualidade do serviço, ainda temos alguns outros fatores importantes pra observar...

Automação no atacado: mais eficiência e excelência no serviço

Assim como a gestão de estoque, automatizar processos também visa reduzir erros e aumentar a eficiência operacional em diferentes áreas pra melhorar a experiência do cliente.

Um sistema de processamento de pedidos automatizado, por exemplo, elimina a necessidade de intervenção manual em várias etapas e acelera a entrega do produto com maior precisão. Isso garante que os clientes recebam exatamente o que pediram, no tempo certo.

Afinal, ninguém gosta de receber um pedido errado, né?

Por isso, a automação garante mais satisfação do cliente. Além de aumentar a precisão e a velocidade da entrega, ela também aprimora o rastreamento de pedidos e produtos oferecendo maior transparência ao consumidor, e escalabilidade pra atender um período de alta demanda sem perder a qualidade do serviço.

Ao automatizar processos, sua empresa tem mais eficiência operacional e um serviço de melhor qualidade, fortalecendo a experiência do cliente e a fidelização à marca.

Por isso, seu negócio precisa investir em...

Tecnologias para modernizar e melhorar o serviço no atacado

As novas tecnologias podem transformar a operação de atacadistas, melhorando a eficiência e a qualidade do serviço. Além da Inteligência Artificial, que pode otimizar processos logísticos, também temos a Análise de Dados.

A coleta e interpretação de dados é uma ferramenta que ajuda a entender o comportamento de clientes, prever tendências de mercado e identificar oportunidades de melhoria.

Com ela, você acessa informações decisivas para as suas estratégias de negócio, desde a otimização do estoque até campanhas de marketing ou políticas de crédito.

Uma das contribuições mais importantes da análise de dados é na previsibilidade de demanda. Como já falamos acima, o estoque é uma das bases pra alcançar excelência no atacado, e com uma análise de dados históricos você consegue se planejar e garantir que tenha os produtos certos no momento certo.

Mas além disso, também é uma importante ferramenta na hora de segmentar diferentes tipos de clientes para personalizar ofertas, melhorar a comunicação e até mesmo condições de pagamento, garantindo que as suas ofertas sejam feitas sob medida para a satisfação do comprador.

Todo cliente quer uma oferta personalizada, com condições de pagamento que sejam favoráveis e adequadas à sua realidade financeira!

Com a integração da coleta e a interpretação de dados nas suas operações, você pode tomar decisões mais informadas e estratégicas, que resultem numa operação eficiente e ofertas alinhadas às necessidades dos clientes.

E como a Serasa Experian pode ajudar o atacadista?

As soluções de Consulta CPF/CNPJ, da Serasa Experian, podem te ajudar a entender o comportamento de clientes – empresas e até consumidores, para quem explora o "atacarejo" – e fornecedores pra você negociar com mais segurança, e ainda fortalecer essas relações tão importantes para o atacadista que persegue a excelência.

Descubra aqui como as soluções da Serasa Experian podem apoiar sua jornada rumo à excelência na qualidade dos serviços.

O Serasa Recomenda também é uma solução que pode fazer a diferença! Com ele, você identifica bons pagadores, avalia comportamento e histórico de pagamentos, e recebe recomendações com condições personalizadas para cada venda.

Dessa maneira, você estimula o consumo, aumenta suas vendas a prazo em até 30% e garante que o cliente tenha uma experiência de compra mais positiva.

A excelência na qualidade do seu serviço é uma tarefa que demanda muita dedicação e você pode contar com a Serasa Experian para bater mais essa meta.