A adivinhação no mundo dos negócios pode ser um superpoder – mas sem capa de super-herói e com maior suspense financeiro.

No cenário atual, não entender realmente quem é o seu cliente traz desafios que poderiam ser evitados, como conceder crédito a quem não pode pagar.

Afinal, ficar invisível é impossível, porém saber se o cliente representa um percentual maior de risco do que de oportunidade de lucro não é! A tecnologia dá um jeito nisso.

Assumir esse risco torna a jornada do empreendedor cheia de desafios, que seguram o crescimento sustentável das empresas, por melhores que elas sejam.

Por isso, é crucial que o seu negócio tenha a segurança necessária para operar, com menos inadimplência e uma carteira de clientes mais qualificada.

Neste artigo, vamos explorar como a análise de crédito pode transformar a maneira de fazer negócios com tomadas de decisões mais inteligentes, aumentando a eficiência operacional e promovendo maior segurança contra fraudes.

Combater a inadimplência começa antes de vender

Dar crédito sem avaliar bem para quem se está vendendo é uma aposta arriscada, que pode ser desastrosa para as finanças da sua empresa.

Não é maravilhoso emitir uma nota fiscal com números expressivos? Pois é... sentimos em informar que a nota não vai depositar o dinheiro na sua conta.

Essa é uma responsabilidade do cliente e você não tem controle sobre isso.

Sem uma análise adequada, o risco de inadimplência aumenta e o seu fluxo de caixa fica comprometido, abrindo portas para perdas financeiras significativas!

Para ficar bem claro, vamos tentar ver por outro lado:

Imagine um atacadista que, sem verificar o histórico de pagamento, vende grandes quantidades de produtos para um cliente. Este, por sua vez, inadimplente, não consegue cumprir com os vencimentos, trazendo prejuízo ao caixa.

Nesse momento, o empreendedor esbarra em outro desafio inesperado: as suas próprias contas; enquanto a inadimplência no negócio aumenta, ele precisa pagar os fornecedores e outras despesas.

Se não for possível honrar com essas pendências, a empresa pode ter suas relações comerciais prejudicadas, e até sofrer penalidades financeiras.

É realmente impressionante observar como um problema, que a princípio parecia pequeno, logo escala para um grande desafio organizacional.

Por isso, entender quem é o cliente e seu histórico financeiro é tão importante para a saúde e sucesso dos negócios.

Mas afinal, como a falta de informação, e de uma análise de crédito sólida, pode afetar negativamente o seu negócio? Separamos aqui alguns pontos para você ficar de olho:

Aumento da Inadimplência

Já vimos que, sem uma análise de crédito, o risco de lidar com clientes inadimplentes e sofrer perdas financeiras importantes é grande, o que afeta diretamente o fluxo de caixa da empresa.

Com a disponibilidade de capital de giro reduzida pela inadimplência, as operações diárias podem ficar comprometidas, trazendo problemas no pagamento de fornecedores e na falta de recursos para investimentos.

Dificuldade para cobrar devedores

Num cenário de inadimplência, você pode encontrar dificuldade para recuperar o valor devido, especialmente se não tiverem informações precisas sobre seus clientes.

Essa ineficiência com a cobrança abre caminho para novas despesas, podendo levar a processos judiciais desgastantes, aumentando os custos operacionais e impactando negativamente a imagem da sua marca.

Instabilidade Financeira

É comum que a concessão sem uma análise adequada de risco seja acompanhada por problemas financeiros. O acúmulo de clientes com histórico de pagamento negativo possibilita casos recorrentes de inadimplência, construindo um ambiente de instabilidade nas finanças da empresa.

Negociações Prejudicadas

Negociar termos comerciais favoráveis, como a extensão de prazos de pagamento ou taxas de juros reduzidas, pode ser outro desafio para os empreendedores que não avaliam melhor seus clientes.

Sem poder de negociação, a rentabilidade pode cair, colocando a empresa numa posição em que precise aceitar condições impostas por clientes, mesmo que sejam prejudiciais ao seu fluxo de caixa.

Transforme desafios em oportunidades

Além de trazer maior segurança nas operações e ajudar a superar esses desafios, a análise de crédito também tem um papel importantíssimo para aumentar os ganhos de uma empresa. Saiba como:

Aumento das vendas a crédito

Ao avaliar a capacidade de pagamento dos clientes, você consegue oferecer vendas a crédito de forma mais estratégica.

Dessa maneira, a sua empresa consegue ampliar o mercado e alcançar novos clientes, que não conseguiriam pagar à vista, mas que são bons pagadores.

Fidelização de clientes

Com a opção de pagamentos flexíveis e personalizados com base na análise de crédito, a relação com os clientes fica mais forte. Dessa maneira, você cria um ambiente favorável para a fidelização, incentivando novas compras.

Otimização no ciclo de caixa

Com a análise de crédito, é possível também estender prazos de pagamentos a clientes confiáveis.

Isso ajuda a manter um fluxo de caixa consistente, melhorando a capacidade da empresa de cumprir com as suas obrigações financeiras e investir em oportunidades de crescimento.

Oportunidades de upsell e cross-sell

Com dados detalhados sobre o histórico e comportamento financeiro dos clientes, você pode identificar oportunidades de oferecer um produto, ou serviço, de maior valor (upsell) ou adicionais daquilo que está sendo adquirido (cross-sell), aumentando o valor da compra, e a sua rentabilidade.

A Serasa Experian pode te ajudar

Agora que você já sabe o que a análise de crédito – ou a falta dela! – pode fazer pelo seu negócio, veja algumas soluções que podem te ajudar muito com isso:

Serasa Score

Combinando a maior base de dados sobre consumidores e empresas da América Latina com a inteligência de negócios da Serasa Experian, o Serasa Score resume o risco de inadimplência de clientes nos próximos 6 meses, em uma pontuação de 0 a 1000.

Consulta à CPF e CNPJ

Oferece uma visão completa da capacidade de receber crédito de indivíduos e empresas, permitindo uma tomada de decisão mais informada.

Serasa PreQual

Ferramenta de pré-qualificação que indica o potencial dos clientes para aceitarem suas ofertas, agilizando e facilitando a análise de crédito.

Essas soluções dão mais segurança e fortalecem sua posição financeira, para enfrentar os desafios do dia a dia.

Viu como não precisa ter superpoderes para “prever o futuro das suas vendas”?

Só não se esqueça que “com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades” , então, seja um herói para seus contatos e compartilhe esse conhecimento!

Até a próxima.