Sabemos que é muito frustrante para qualquer atacado lidar com a demanda variável: você acha que vai vender muito e o estoque “encalha”, ou não achava que ia dar tanto movimento e acaba esgotando algum produto que os clientes, de repente, vieram todos atrás.
"Verdade, mas não tenho como sempre prever quando a demanda vai aumentar ou cair, certo?"
Certo, não dá para prever todas as vezes, mas tem sim como fazer uma estimativa muito bem precisa dessa variação, sabia?
Existem práticas que você pode adotar para lidar melhor com a oscilação da demanda e hoje vamos te contar algumas das melhores!
Veja agora como fazer essa leitura do cenário, para estar com o estoque e os meios de distribuição preparados para aguentar o tranco a qualquer hora.
Neste conteúdo você vai ver
Analise seu histórico de vendas
Olhando para os registros das suas vendas, você consegue descobrir um padrão no aumento e na retração na demanda.
Com isso, você passa a ter uma visão clara dos períodos mais críticos e, consequentemente, pode prever a variabilidade da demanda, evitando as surpresas.
Essa leitura é importante para que você tenha tempo tanto para organizar o estoque, como para preparar sua equipe e seus distribuidores, para não perder vendas por falta de produtos.
Comunicação constante com os fornecedores e distribuidores
Manter o hábito de se comunicar constantemente com os fornecedores é primordial para estabelecer uma relação sólida, de confiança, e definir quando a capacidade de produção deles precisa aumentar.
Da mesma forma que seu atacado precisa de tempo para se organizar, seus fornecedores também precisam desse tempo para entregar o que foi pedido.
Dessa forma, você tem mais segurança em relação às entregas e garante o controle de qualidade dos produtos.
Tenha um estoque estratégico
Essa estratégia resume-se em conseguir identificar quais produtos terão um aumento da demanda e qual o nível aproximado do volume da procura para abastecer o estoque de forma antecipada.
Com isso, o seu atacado consegue ter uma melhor gestão das ações de sazonalidade e uma diminuição dos riscos de perda de vendas por falta de disponibilidade de produtos.
Ela também fortalece a base da sazonalidade, garantindo o essencial para as operações das vendas sazonais, o que traz mais segurança e agilidade.
Monitore as tendências do seu mercado
É possível identificar tendências que estão surgindo ao ficar de olho nas ações dos seus concorrentes, realizar pesquisas com os clientes e acompanhar o que está acontecendo no mundo virtual.
Olhando por esse ângulo, você percebe qual será a próxima tendência e tem mais tempo para elaborar e desenvolver campanhas de comunicação eficientes.
Isso faz com que suas ações não sejam apenas rápidas, mas também muito mais engajadas nas novidades, aumentando as chances de aproveitar ainda mais o aumento de uma demanda nova no mercado.
Vimos, então, que os atacadistas podem contornar a oscilação da demanda e transformar esse desafio em uma grande vantagem competitiva, certo?
Então ajude os amigos compartilhando essas dicas e fique de olho nas próximas.
Até a próxima e boas vendas!