O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o comércio, para os prestadores de serviço e, também, uma ótima oportunidade para pequenos e médios empreendedores aumentarem suas vendas.

Mas você sabe como aproveitar esse dia especial pra jogar o lucro da sua empresa lá no alto?

Impressionante né?! Muitas empresas investem pesado em ações de marketing e publicidade em datas comemorativas, pois o retorno é quase sempre garantido!

Não precisa fazer muita força pra lembrar de vários comerciais dedicados ao Dia das Mães que sejam carregados de emoção, só que não são 30 segundos que fazem a data comemorativa acontecer para quem trabalha na indústria, atacado ou serviços.

Geralmente são meses de planejamento para aproveitar esse momento e se você ainda não começou os preparativos, a hora é agora! Então que tal uma ajudinha?

Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a criar uma experiência memorável pra essas super-mulheres que merecem toda nossa atenção!

Dia das Mães: como saber quem é meu público?

Quem nunca ouviu as famosas premonições “Coloca um casaco que vai esfriar!” ou “Essa brincadeira vai acabar em choro!”? É quase certeza de que vai fazer frio ou alguém vai acabar chorando. Afinal, mãe sabe de tudo...

E saber de tudo é fundamental para o sucesso da sua empresa nesse Dia das Mães! Então, antes de começar a desenvolver suas ações de marketing, você precisa conhecer melhor seus clientes.

Pra não ficar assistindo a concorrência passar na sua frente, o primeiro passo é entender como essa data influencia no comportamento de compra do seu público e nas movimentações de mercado. Então você pode começar assim:

  • Análise e segmente os perfis dos seus clientes por meio de dados demográficos, faixa etária e social, etc. Saiba com quem você está falando.
  • Avalie as movimentações da concorrência e as tendências de mercado que vão direcionar as campanhas de Dia das Mães.

Dica: uma boa maneira de colocar esse plano em prática é fazer pesquisas de campo e uma análise detalhada das interações com o público em pontos de contato, como redes sociais ou atendimento ao consumidor.

Com essas informações em mãos, fica mais simples desenvolver uma estratégia que esteja alinhada às necessidades e gostos dos seus clientes. O que nos leva ao próximo item.

Mãe gosta de novidade: é importante inovar nas ofertas para aumentar o lucro

Ao conhecer seu público, você encontra possibilidades de ofertas e promoções que estimulam a decisão de compra dele.

Isso contribui para eliminar aqueles produtos parados no estoque e ainda aumenta sua receita nas transações. Um prato cheio pra promotor de vendas, né?

Com descontos em produtos ou serviços selecionados, kits promocionais e brindes exclusivos, sua empresa atrai mais clientes, retém a atenção e projeta ganhos maiores em uma venda.

Além disso, com o acesso a informações de histórico de pagamento, dívidas, score e detalhes sobre a situação cadastral do consumidor também é possível estabelecer um limite de crédito ideal para oferecer condições de pagamento alinhadas à capacidade financeira de quem negocia com você.

Assim, você se aproveita da oferta de crédito personalizada para melhorar a jornada de compra e desfrutar das boas oportunidades de vender a prazo sem comprometer seu fluxo de caixa, com riscos de inadimplência.

Seja para aprimorar suas promoções ou alinhar suas condições de pagamento, conhecer seu cliente é fundamental para construir uma estratégia que aumente suas vendas durante o Dia das Mães.

Mas não pode parar por aí!

Faça um Dia das Mães criativo

A criatividade também é uma grande aliada na hora de impulsionar seu negócio em uma data especial como essa.

Como já sabemos, o apelo emocional é uma ferramenta amplamente usada em campanhas de marketing voltadas para as mães.

Por isso, é muito importante que você esteja de olho nas tendências de mercado para encontrar oportunidades de se destacar da concorrência.

Sair da zona de conforto pode ser um desafio, mas usar a criatividade e adotar uma abordagem diferente dos demais pode ser a peça que falta para você atrair bons negócios.

Não precisa sair desenhando nas paredes ou cortar aquela cortina velha, mas com as ferramentas certas, sua empresa pode oferecer uma experiência que elas também não vão se esquecer.

O céu é o limite na hora de usar a criatividade, então aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a começar:

Campanha emocional

Mesmo que muito utilizado, o apelo emocional ainda é muito capaz de atrair a atenção do consumidor. Tente não ficar dentro do comum e explore novas maneiras de tocar o coração de mães e filhos.

Personalização

Ofereça opções de produtos ou serviços personalizados. Tornar o Dia das Mães uma experiência única não só aumenta suas vendas como também fideliza clientes.

Comunicação temática

Aposte em uma comunicação visual temática (visual merchandising) para a data. Seja na loja, nos pacotes de envio, sacolas e embalagens, agregar valor na entrega pode ser um grande diferencial.

Atendimento

Faça com que seus clientes se sintam reconhecidos, antes e depois da compra. Desenvolver uma abordagem mais acolhedora para o Dia das Mães ressignifica a maneira como o consumidor enxerga sua marca.

Além das ofertas e promoções personalizadas que já citamos acima, essas são outras maneiras de incorporar a criatividade às suas operações, produtos e serviços, e se destacar nessa data tão competitiva.

Mas pra sua empresa alcançar o reconhecimento, tem algo que não pode faltar...

Uma experiência inesquecível de Dia das Mães

Todo cliente valoriza experiências positivas de compra, principalmente as mães. Por isso, a jornada do consumidor deve ser valorizada desde a pesquisa até o pós-venda.

Como já mencionamos, o atendimento pode ser um forte diferencial para ganhar destaque no mercado. Mas você sabe como tornar essa experiência mais completa e imersiva?

Aproveitar informações sobre seu público pode ser muito útil pra criar parâmetros de pesquisa que facilitem a vida dos clientes na hora de encontrar seus produtos. E ao comprar, é essencial que tenham as ofertas de crédito certas e condições de pagamento favoráveis.

E a conveniência pode ser outro ponto chave para aumentar suas vendas durante o Dia das Mães.

Então considere oferecer opções de entrega rápida ou retirada na loja para atender seus clientes rapidamente.

Dica: Procure também facilitar seus processos de troca ou devolução. Isso contribui para a decisão de compra.

Agora é só preparar o seu Dia das Mães

Agora você tem o que precisa pra começar a traçar suas estratégias para o Dia das Mães.

E o sucesso passa pela maneira como sua equipe se prepara para incorporá-las nas operações.

O promotor de vendas é parte essencial nessa abordagem e precisa estar pronto para cuidar da exposição adequada dos produtos, monitorar a concorrência, interagir com os clientes e tornar a experiência de compra única e memorável, assim como toda a força de vendas.

Então é crucial que toda a equipe esteja ciente das estratégias e necessidades do consumidor, além de garantir que seu estoque seja suficiente para atender a essa demanda sazonal.

Agora, para todo o resto...

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A partir deles, você tem acesso a dados cadastrais de clientes e fornecedores e ainda avalia seus históricos financeiros, como negativações.

E ao contratar as informações adicionais, sua consulta se torna mais completa para identificar o limite de crédito ideal, a pontualidade e capacidade de pagamento, e até mesmo o comprometimento de renda. Saiba mais aqui!

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