Um dos grandes desafios dos líderes de mercado no segmento financeiro é potencializar as oportunidades que estão presentes em sua própria carteira de clientes, a partir de uma visão mais fiel a respeito das características dos consumidores. Muitas vezes esses clientes usam somente um tipo de produto ofertado pela instituição, mas têm perfis que indicam possibilidades de consumo de inúmeras outras ofertas.

O segredo do sucesso para essas instituições financeiras é um profundo estudo da base para a criação de estratégias que combinem informações internas e dados transacionais de mercado, provenientes do compartilhamento via Open Finance. Tudo isso, é claro, com o suporte da inteligência analítica presente em soluções que ajudem a coletar insights mais valiosos sobre os clientes.

Os desafios de uma instituição financeira

  • Entender melhor o perfil da carteira, para apresentar ofertas da maneira certa para os consumidores;
  • Conhecer o estilo de vida do cliente para saber onde estão as possibilidades de inserir novos produtos e serviços;
  • Revisar as políticas de aprovação de prospects, iniciando o relacionamento com quem não usa a conta ou o cartão de crédito.

Como conhecer melhor uma base de clientes?

  1. Enriqueça a sua base de dados

    Dados são o novo ouro, e você provavelmente já ouviu falar nisso. A novidade é que, quanto mais camadas de informações uma empresa tiver em sua base, mais completa será a análise sobre as características de cada consumidor.

    Para gerar resultados mais qualificados, as empresas precisam de uma análise mais criteriosa das suas camadas de informação. Com um olhar voltado para os dados transacionais internos, é possível entender como foram as experiências de negócios anteriores daquela base que já está encarteirada. Juntando a eles os dados do Open Finance (regulados ou não regulados), a empresa pode entender qual é o comportamento de consumo de cada tipo de cliente. Para completar a experiência e ter uma visão realmente nítida a partir dessa combinação, é essencial que a empresa enriqueça esses dados com as melhores informações de bureau.

  2. Interprete seus dados

    Mesmo com esse caminho trilhado, a gente sabe que há um grande desafio em saber como interpretar as informações disponíveis em diferentes bases de dados, que precisam ser combinadas da forma adequada para poder gerar indicadores claros e objetivos. Em meio a essa tarefa, ainda é necessário entender como categorizar transações de forma correta, já que muitas fontes não vão muito além da separação entre ‘entradas’ e ‘saídas’.

  3. Agregue novas visões essenciais

    Com todas as informações somadas, ainda há um próximo passo para entender de fato o perfil financeiro de cada consumidor e gerar análises bem-sucedidas: a inclusão de alguns indicadores-chave essenciais. Dados como as rendas recorrentes e não recorrentes de uma pessoa física ou o valor que ela já tem comprometido em gastos mensais podem fazer toda a diferença.

    Com soluções para avaliar renda e capacidade de pagamento potencializadas pelas informações do Open Finance, é muito mais fácil entender a faixa de novas ofertas com base nos rendimentos financeiros reais, e também as faixas-limite de crédito associadas a cada indivíduo, ou seja, até quanto ele conseguiria pagar se assumisse um novo compromisso.

ENRIQUECIMENTO DA BASE


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Resultados na prática

Veja o exemplo que nós trazemos aqui, de uma instituição financeira (IF) que usou 3 das soluções com dados de Open Finance da Serasa Experian para conhecer melhor o perfil do seu público e entender como seria possível ampliar a qualidade do relacionamento com ele.

Seguindo as estratégias reveladas acima, a IF analisou dados internos, cruzou com os do Open Finance e enriqueceu sua visão com as informações presentes na base de dados mais completa do mercado brasileiro, a da Serasa Experian.

Assim, foi fácil identificar que, dentro da própria base, existiam 3 segmentos relevantes.

  • Média de receitas: R$ 32.000
  • Média de despesas: R$ 31.000
  • Capacidade de pagamento: R$ 1.000
  • 95% de renda recorrente, mas sem salário fixo
  • Tem 1 imóvel financiado e 1 alugado (possivelmente comercial)
  • Recebimento da renda e seguros de saúde/auto estão na IF 1
  • Financiamento do imóvel e pagamento do aluguel são da IF 2
  • Renda recorrente alta, de venda de produtos/prestação de serviços
  • Média de receitas: R$ 16.000
  • Média de despesas: R$ 15.200
  • Capacidade de pagamento: R$ 800
  • Sem IPVA, IPTU, condomínio, aluguel ou financiamento de imóvel/veículo
  • Não compartilha a conta principal (pagamento de contas) ou não é quem realiza os pagamentos (o cônjuge pode fazê-lo, por exemplo)
  • Principais gastos: joalherias, passagens aéras, hospeagens
  • Banco principal no Open Finance bate com o banco principal no Positivo
  • Sem salário identificado, mas tem renda de venda e prestação de serviços
  • Maior parte da renda é não recorrente
  • Não tem capacidade de pagamento, mas gasta com entretenimento
  • Apresenta negativação, mas não deve para a IF que está consultando

Ganhos expressivos da instituição financeira

✮ Segmentação de 3 públicos qualificados para ofertas: Esforços otimizados para as frentes de marketing e time comercial

Ações alinhadas com cada um dos perfis definidos: Uma estratégia mais apropriada para cada tipo de público (adimplentes e inadimplentes)

Blindagem de clientes: Origens de entradas e saídas identificadas, que facilitam oferta de serviços, fidelização, investimentos e novos parceiros

Com uma base enriquecida, a instituição conseguiu conversar de forma mais eficiente com cada perfil. E isso gerou ofertas muito mais aderentes a cada realidade, aumentando o ticket médio e gerando novas receitas com upsell, cross-sell, renovações e repescagens.

Oportunidades para os 3 públicos

Com dados qualificados e inteligência analítica para definir uma nova segmentação dentro de uma base já conhecida, a financeira identificou todas as novas oportunidades e traçou uma estratégia personalizada para atender a cada um dos perfis. Veja!

  • Portabilidade de crédito
  • Renegociação de dívidas
  • Melhores taxas de financiamento
  • Seguros (cliente adepto a estes produtos)
  • Crédito pessoal (tem garantias)
  • Parceria, fidelidade e benefícios ligados a marcas de luxo
  • Ofertas de investimentos
  • Serviços de câmbio
  • Seguros viagem/automóvel /residencial
  • Parceria, fidelidade e benefícios ligados a marcas de luxo
  • Ofertas de investimentos
  • Serviços de câmbio
  • Seguros viagem/automóvel /residencial
  • Consumidor com alto risco de inadimplência para o cliente
  • Acompanhamento de perto dos pagamentos
  • Antecipação da renegociação de crédito para evitar inadimplência completa

Partindo de uma base geral de clientes para aprimorar a comunicação e a oferta de acordo com estilo de vida e outras características financeiras, a instituição financeira conseguiu qualificar sua base de dados com o poder da inteligência presente nas soluções da Serasa Experian. Isso potencializou a performance de vendas e otimizou esforços de marketing em toda a empresa.

Com planos de ação alinhados a cada perfil, ficou mais fácil oferecer a solução adequada tanto para quem está mais propenso a aumentar o consumo quanto para quem está com dificuldades e precisa se recuperar financeiramente. A instituição também conseguiu blindar sua base, oferecendo serviços, fidelização e investimentos na medida certa para cada grupo.

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empresas como a sua experimentam o poder de uma visão mais nítida dos clientes.