Eficiência desta ferramenta está diretamente ligada à gestão inteligente levando em consideração processos e e-mails qualificados.

As inovações tecnológicas surgem a cada momento e desafiam aqueles que precisam de resultados a curto prazo para seus negócios. Neste contexto, algumas ferramentas por serem utilizadas há tempos podem parecer ultrapassadas, mas quando confrontadas com demais soluções ainda continuam tendo demonstração comprovada de eficiência. É o caso do e-mail marketing.

No e-commerce, por exemplo, quando conectamos a meta de faturamento de uma loja online a um plano de ação, o primeiro indicador que observamos é o número de visitas necessárias para atingir o resultado. Se não houver na administração de uma loja virtual conhecimento e qualidade, os métodos utilizados para conquistar clientes irremediavelmente serão pagos pelo clique e isso pode envolver investimentos maiores do que se houvesse uma estratégia diversificada de ferramentas com esse objetivo.

O e-mail marketing é um aliado importante nessa frente de negócios. Alguns podem achar que o cliente, por ser jovem ou especializado, acessa mais as mídias sociais do que o e-mail. No entanto, ao utilizar o recurso de forma mais apropriada, alguns lojistas online registram aumento no número de visitação às suas páginas e, consequentemente, conversão desses acessos em vendas. O investimento é muito menor do que as outras soluções oferecidas no mercado.

Um ponto crucial desse processo é a gestão eficaz do e-mail marketing. Algumas pessoas acreditam que ela se limita somente a criar uma peça e dispará-la para uma base. Mas não é apenas isso. A gestão desse tipo de ferramenta deve levar em consideração uma série de pontos que vão desde o assunto que é escolhido para o comunicado, passando pelo formato (imagens e vídeos) até a qualidade da sua base de e-mails.

Para evitar que seus e-mails caiam na caixa de spam ou que o seu servidor passe a ter uma má reputação, é possível contar com a  plataforma E-mail Validation da Serasa Experian. Com ela você identifica, corrigi e remove e-mails inválidos de sua base de dados antes da mensagem ser enviada. Além disso, a plataforma verifica a sintaxe e a formação dos endereços, indicando possíveis correções.

A etapa seguinte na gestão do e-mail marketing é pensar na quantidade de peças que serão enviadas para os contatos cadastrados e a quantidade de disparos necessários para atingir a meta. Para mensurar os resultados da sua campanha é importante considerar as taxa de entrega, abertura e cliques. Com esse planejamento, a eficiência do e-mail marketing aumentará possibilitando melhores taxas de conversão e novos negócios.