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Conheça os fundamentos para aprimorar o relacionamento com consumidores e criar uma base sólida de informações

Assim como uma estrutura fundamenta uma casa ou um prédio, no marketing ela possibilita o reconhecimento e o sucesso de uma marca entre atuais, futuros e ex-clientes. Essa base é a habilidade de identificar consumidores – independentemente do canal que usam para se relacionar. Segundo pesquisa da Experian Data Quality, 99% das empresas consideram vital contar com perfis únicos de clientes que reúnem toda a comunicação (feita por e-mail, telefone e redes sociais).

As marcas precisam focar em qualidade de dados para criar interações inteligentes, que permitem competir de igual para igual com os concorrentes que já atuam dessa forma. A pedra fundamental da estruturação dos perfis únicos é a informação sobre os clientes, e ignorá-la é como construir uma casa em um terreno de areia. Sem uma estratégia bem elaborada – que une dados e tecnologias para atrair a atenção do consumidor omnichannel, as marcas não conseguirão criar experiências autênticas.

Para as empresas que participaram da pesquisa, um investimento mais efetivo em marketing está relacionado à padronização e à organização dos múltiplos contatos dos consumidores, garantindo experiências capazes de gerar mais valor e fidelidade à marca. Apenas 24% das companhias possuem uma visão única do cliente, embora a grande maioria se mostre ciente da importância disso para o negócio.

O estudo também aponta que 89% dos profissionais de marketing em todo o mundo lidam com o desafio de criar esses perfis. Entre as dificuldades estão a má qualidade dos dados coletados, os departamentos que não trabalham em conjunto e a inabilidade de aproveitar diferentes tecnologias – esse último fator, segundo a pesquisa, é considerado a barreira nº 1 para o sucesso de uma campanha cross-channel.

Vale a pena investir em uma base estruturada, que permite um melhor entendimento do público e a entrega de uma comunicação mais eficiente, independente do momento e do canal. Contar com perfis únicos permite a criação de estratégias de personalização e relevância em conteúdo – elevando o consumidor à prioridade máxima da organização.