São inegáveis os benefícios que uma eficiente análise de dados pode proporcionar ao negócio. Se bem trabalhada, ela pode representar uma oportunidade para a organização de aperfeiçoar sua gestão, otimizar as experiências do cliente e de obter vantagens sob a concorrência. Contudo, de acordo com a última Pesquisa Global de Qualidade de Dados da Experian, 89% das empresas globalmente ainda encontram dificuldades no gerenciamento de dados.

Por que isso acontece? Muito provavelmente é devido ao volume, velocidade e variedade dos dados que as empresas estão expostas diariamente. Se não houver um preparo para gerenciar essas informações adequadamente, o risco de um impacto negativo nos negócios aumenta consideravelmente.

Para que as empresas possam atingir seus objetivos estratégicos e obter maior controle sob seus dados, é fundamental incorporar a análise de dados ao DNA da organização. Para isso, conheça alguns dos principais desafios a serem superados:

1 - Ter dados confiáveis

Trabalhar com informações corretas deve ser prioridade para as empresas que querem obter vantagem competitiva. Sabendo que esse desafio é ainda maior diante do volume das informações disponíveis, torna-se essencial contar com soluções que garantem a qualidade dos dados desde o momento da sua captação. Com isso será possível ter uma segurança maior na tomada de decisões e promover uma boa experiência de compra ao seu consumidor.

2 - Atribuir a responsabilidade pelos dados a todos os departamentos da organização

Ainda de acordo com a pesquisa, embora a responsabilidade tende a ser atribuída para os profissionais de tecnologia da informação, 75% das empresas globalmente concordam que a responsabilidade pelos dados deve estar em vários departamentos, com a ajuda ocasional da área de TI.

Com o aumento da atuação conjunta de várias áreas e de equipes lideradas por CDOs (Chief Data Officers), podemos entender que estamos lidando mais com um desafio de gestão de negócio do que puramente tecnológico.

Para que esses profissionais também possam manusear os dados, o mercado está investindo cada vez mais em soluções self-service que possam oferecer uma interface simplificada para garantir uma boa usabilidade para esses usuários.

3 - Estar alinhado com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

Com menos de um ano para que a LGPD entre em vigor no Brasil, as empresas precisam garantir que todo o trabalho de coleta, uso e armazenamento das informações esteja sendo feito com base em critérios bem definidos e com segurança.

Para isso, a Serasa Experian conta com uma consultoria que visa propor a análise dos impactos da lei e as adaptações necessárias relacionadas à governança de dados e implantação de técnicas de gestão.

Se você ficou interessado no assunto e quer saber mais, faça o download da nossa Pesquisa de Qualidade de Dados 2019 na íntegra!