Transformar dados em conteúdo. Tudo ao vivo e de forma engajadora. Este é o princípio por trás do conceito de Real-Time Marketing (RTM). Os grandes eventos esportivos e de entretenimento aliados ao poder de compartilhamento das redes sociais formam o palco ideal para esse tipo de ferramenta que cada vez mais tem sido utilizada pelas marcas. Neste mês de agosto, a Rio 2016 será a grande estrela de diversas estratégias de empresas voltadas ao RTM.

A preparação para uma verdadeira operação de guerra – não por acaso, os locais de monitoramento e produção dessas estratégias são chamados de ‘war room’ – começou há vários meses e em alguns casos, há anos. Afinal, a arte de fazer com que dados sejam usados como insights para conteúdo exige estudo, análise e profissionais de diversas disciplinas, preparados para isso.

Atento ao seu potencial de mapear assuntos e conversas, o Twitter tem como target empresas e marcas interessadas em desenvolver ações durante as Olimpíadas. O site de microblog lançou o #LiveInsights que compilará informações retiradas das conversas entre os usuários da plataforma transformando-as em dados, números e inteligência. Além disso, também disponibilizará listas de melhores momentos, perfis mais influentes e assuntos mais falados.

Localizada no Porto Maravilha, região central do Rio de Janeiro, a Parada Coca-Cola é outro exemplo. O local servirá de palco para apresentações musicais, museu para exposição de medalhas e sede de seu “war room”. De acordo com a companhia, essa será a maior operação de Real-Time Marketing já realizada na sua história. No total, mais de 40 profissionais do mundo todo farão o monitoramento e abastecimento em tempo real das redes sociais com conteúdos provenientes das inúmeras competições.

A Powerade, por sua vez, firmou uma parceria inédita com a ESPN para sua estratégia de RTM. Biomecânicos, designers, estatísticos e jornalistas compõem a equipe que estará na sede da emissora, em São Paulo, realizando análises e posteriormente produzindo conteúdo para a marca.

Esses exemplos tornam tangíveis a importância central que a interpretação e o uso aplicado dos dados podem adquirir dentro das plataformas de marketing das marcas. Nossos especialistas destacam, no entanto, que ao decidir por uma estratégia de RTM, os gestores devem levar em conta alguns fatores:

  • Mapear a relevância do evento para o seu público alvo e como essa audiência se relaciona com o posicionamento da marca/produto;
  • Em geral, o investimento nesse tipo de estratégia é alto para um período curto de ação. Planejamento e equipe de alta performance são fundamentais para o sucesso da iniciativa;
  • É preciso dar autonomia aos executores envolvidos nesse tipo de estratégia, pois por ser em tempo real, literalmente, não há tempo a perder com processos lentos e burocráticos de aprovação da publicação desses conteúdos. Alinhamento da equipe e do discurso da marca é imprescindível.