Com as recorrentes alterações das informações de contato por parte dos consumidores, manter uma base atualizada é um desafio constante. A boa notícia é que existem técnicas acessíveis para otimizar esse processo

Possuir uma base de dados desatualizada afeta negativamente orçamentos, iniciativas de marketing e satisfação dos clientes. Qualquer ação dentro do seu negócio deve ser tomada baseada em informações confiáveis. Para possuir uma base eficiente é necessário ter continuidade e recorrência no processo dos dados. Além disso, requer atenção tanto à prevenção de problemas com as informações quanto às ações corretivas necessárias para manter a matéria-prima de muitas ações de marketing em dia. Os especialistas de Marketing Services da Serasa Experian mostram algumas dicas de como a gestão de dados contribui para o aumento da eficiência operacional e a redução de custos. Confira os passos:

Processos Corretivos

1.Padronização/higienização: as empresas precisam fazer validação de CPF/CNPJ e dos endereços que possuem DNE (banco de dados dos Correios), padronização de campos, acerto de layout, limpeza de caracteres, fusão de bases, e atualização de telefones.

2.Marcação de duplicidade: o cliente pode comprar na loja online e física ou participar de eventos de forma pessoal ou corporativa. Essas ações criam, eventualmente, mais de um contato na sua base e vão gerar custos extras se você não unifica-los.

3. Enriquecimento: partimos sempre de uma informação (em geral CPF ou CNPJ) para atualizar a base de dados. Esse processo pode ser executado por meio de fornecedores externos, que possuem serviços para prover esse tipo de informação, ou através dos seus próprios clientes quando eles entrarem em contato com a sua empresa Você pode solicitar a confirmação de alguns dados pré-cadastrados.

Processos Preventivos

1. Formatação: Os erros mais comuns são, domínio de e-mail incorreto, número de telefone omitido e erro de digitação. Para isso, esse modelo verificará no momento do cadastro se os dados estão em conformidade com o padrão de formatação.

2. Validação: os arquivos oficiais cadastrados são validados por empresas especializadas. E tem a base de comparação para garantir a integridade das informações por meio do CPF ou CNPJ.

3. Enriquecimento: existem ferramentas que fazem o enriquecimento de informações em tempo real. Os dados podem ser completados automaticamente e você vai conseguir diminuir custo de atendimento e ainda aumentar a agilidade.

3. Monitoria/ Auditoria: Constantemente você deve continuar olhando para a sua base e verificar se alguma informação mudou, se existe algum dado incompleto e se é necessário alguma atualização. Além disso, ao longo do processo é importante que você construa, valide e excute regras de melhorias de dados e calcule o valor monetário dos problemas encontrados.

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